Classificação:
  • Atualmente, 0/5 estrelas.

Exibições: 107

Comentário de IN EVENTS em 7 Outubro 2014 às 12:12

O fadista António Pelarigo celebra os 40 anos de carreira com o lançamento de um álbum em outubro. A produção é de José Cid e o trabalho de estúdio não acontecia há cerca de 20 anos. O disco vai ser lançado em Lisboa, mas o primeiro espetáculo para o público em geral acontece em Santarém, a sua cidade natal.

O novo álbum, com doze temas, conta com letras assinadas, entre outros, por Rosa Lobato de Faria, Maria Manuel Cid, José Cid, Paulo de Carvalho e Maria Luísa Baptista. O fadista assina a letra e música de “Senhora da Paz”.

“Agora, com este novo trabalho, será uma dedicação a tempo inteiro”, revelou António Pelarigo, de 61 anos, que até então se ocupava de um ofício e o fado “ficava sempre para depois”.

Estreou-se no fado aos 20 anos, no Ribatejo, mas a discografia do artista é diminuta. “Acasos da vida, histórias que são afinal o verdadeiro fado, por uma ou por outra razão levaram também a que não gravasse muito”, disse o fadista, citado pela Lusa, que chegou a assinar um contrato com uma discográfica que não se efetivou.

O lançamento do álbum está agendado para 9 de outubro, no Speakeasy, em Lisboa. Este evento é destinado aos amigos mais próximos e à imprensa. O espetáculo de apresentação do novo disco ao público em geral acontece em Santarém, no Convento de S. Francisco, no dia 23 de outubro. O evento vai contar com a presença de José Cid e João Ferreira-Rosa.

“Aprendi muito com os novos músicos”
O fadista escalabitano afirma que “este é um álbum desejado, que superou as expetativas que tinha”. António Pelarigo assume que foi uma aventura a interpretação de temas com banda, mas revela que aprendeu muito com a experiência.

“Tive a sorte do José Cid apostar em mim e ajudou-me imenso”, afirmou o artista, acrescentando que “foi uma aventura boa”. Habituado a cantar acompanhado por viola e guitarra, a presença da banda foi um desafio superado. “Eu com este trabalho aprendi muito com os novos músicos”, salientou.

José Manuel Neto, Bruno Mira e Custódio Castelo acompanham, em estúdio, na guitarra portuguesa. À viola ficam Pedro Pinhal e Carlos Velez, estando encarregues da viola-baixo Amadeu Magalhães e Fernando Maia. Chico Cardoso acompanha na bateria e José Cid no acordeão.

Uma carreira ao lado de nomes do fado
António Pelarigo tem feito a sua carreira ao lado de variados nomes do fado. Participou na antologia “O mais triste fado”, ao lado de artistas como Fernanda Maria, Fernando Maurício e António Mourão. O seu nome pode ser também encontrado em diversos discos de compilações de fado.

O fadista privou com Amália Rodrigues, Carlos Zel e João Ferreira-Rosa e recebeu convites para cantar em casas de fado tanto em Lisboa como no Porto. Em alguns casos, “ora por isto, ora por aquilo não aconteceu”, afirmou.

Em Santarém, na sua terra natal Caneiras, António Pelarigo realizou várias tertúlias e fadistices também com Celeste Rodrigues, Jorge Fernando, José Pracana, Pedro Lafões e João Braga.

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço