Sara Daniela Jorge Peralta
  • Porto de Mós, Leiria
  • Portugal
  • Artigos
  • Eventos em Destaque

Amigos de Sara Daniela Jorge Peralta

  • Erica Duarte
  • Editor MyGuide
 

Página de Sara Daniela Jorge Peralta

Sines

Enriquecida de recursos naturais a região do Litoral Alentejano apresenta uma excelente localização entre a área metropolitana de Lisboa e o Algarve. Esta apresenta 5 concelhos tais como Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines, que pertence ao distrito de Setúbal, e Odemira, que pertence ao distrito de Beja. 

 

O povoamento alentejano situa-se para sul do rio Sado e prolonga-se ao longo do Litoral Alentejano. Excluindo os centros urbanos onde a população habita em montes alentejanos.

 

O sobreiro é uma das árvores que dá à paisagem a marca mediterrânica. Já em Alcácer do Sal predomina o pinheiro manso, que rivaliza com o sobreiro. A abundância do ressequido é uma das características da paisagem. Os pousios podem durar sete anos o que favorece a criação de gado ovino.

 

 

O Mar foi uma presença constante na História do concelho de Sines, tendo sido berço do grande navegador Vasco da Gama. Desde a Pré-História até aos dias de hoje o mar e os recursos que daí advêm têm definido a economia, cultura, composição e conjuntamente a mentalidade dos povos locais.

 

 

Pode dizer-se que o período mais estudado da história de Sines é o romano, uma vez que foi nesta época que o concelho se definiu como centro portuário e industrial. Sines e a ilha do Pessegueiro tornaram-se grandes pólos do fabrico de salgas de peixe.

 

O complexo portuário-industrial criado no governo de Marcello Caetano em Sines, com o intuito de favorecer a Portugal autonomia em sectores como a energia e a transformação de matérias-primas, mudou particularmente o concelho. Contudo Sines tornou-se um pólo de imigração, com consequências no rejuvenescimento e diversificação da população.

 

Na zona sul ainda podemos encontrar pequenos grupos de pescadores que utilizam na pesca costeira uma jangada feita com canas onde lançam os covos (de arame) para a captura da navalheira, moreia e safio.

 

Quanto ao artesanato de Sines notamos a influência das actividades marítimas tradicionais, como se observa nas esmeradas miniaturas de embarcações típicas da região. A arte das rendas de bilros é uma das riquezas artesanais da região que tenta recriar o imaginário marítimo, também não podemos esquecer a produção de delicadas cestas de cana adaptado na utilização de matérias acessíveis.

 

Em Sines podemos ainda ver belas praias, o forte da região, o porto e muito mais.

 

Forte de Sines

 

Baía de Sines

 

 

Zona Portuária de Sines

 

 

Caixa de Recados

Você tem de ser um membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

  • Sem comentários por enquanto!
 
 
 

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço