ACTIVIDADES: Tudo a postos para o maior encontro do mundo de motorizadas antigas, em Fátima

De norte a sul do país, na Madeira e nos Açores, e no estrangeiro também centenas e centenas de entusiastas de motorizadas antigas estão a preparar-se para o que promete ser o maior encontro do mundo de motorizadas antigas. Organizado pelas revistas “MotoClássica” e “SóClássicas”, o encontro vai ter lugar no dia 11 de Junho em Fátima, prevendo-se que estejam presentes perto de 4.000 motorizadas antigas.

O actual recorde do mundo deste tipo de encontros é holandês e já tem vários anos, e o número de motorizadas que então se conseguiu reunir foi de 1237. Depois disto, já se tentou bater o recorde em várias ocasiões – a última das quais no ano passado na Suécia - mas o número de motorizadas presentes ficou sempre aquém do recorde holandês.

Os organizadores do “Todos a Fátima” como se vai chamar o encontro português, mostram-se, porém, optimistas que vão conseguir trazer o recorde para Portugal. Desde que a ideia do encontro começou a ser divulgada, já há perto de 200 clubes, associações e grupos de entusiastas de motos antigas de todo o país associados ao mesmo, e o número de inscritos já ultrapassou 3200 pelo que, tudo aponta para que o recorde vai mesmo ser “nosso”.

Entre os requisitos que as motorizadas que queiram participar no recorde têm que ter, conta-se o terem pelo menos 15 anos de vida, o seu motor ser inferior a 50cc, e não terem escape livre.

Apesar de muitas motorizadas virem de reboque até Fátima, mais de 1000 deverão vir a rolar por estrada, em grupos ou sozinhas. As três regiões onde, para já, há mais adesões ao recorde são o Minho, Grande Porto e Beira Litoral, prevendo-se que de cada uma das três venham perto de 500 motorizadas. Só de Matosinhos e Penafiel, são esperados, de cada um dos dois concelhos, mais de 100 motorizadas, mas há lugares bem mais pequenos também com muitos participantes.

É o caso da aldeia de Tinalhas, na Beira Baixa, de onde deverão vir cerca de 90, e Conceição de Faro, no Algarve, onde deverão aderir entre 80 e 90. Embora a esmagadora maioria dos participantes sejam portugueses residentes em Portugal, espera-se também uma mão cheia de emigrantes e alguns estrangeiros, sobretudo espanhóis. O homem que vem de mais longe participar, porém, deverá ser o alentejando José Fortes que está integrado no batalhão português ao serviço da ONU no Afeganistão e que já marcou viagem para vir a Portugal na segunda semana de Junho para, entre outras coisas, ir participar com os amigos no Todos a Fátima.

Exibições: 2920

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Filipe Amorim em 11 Abril 2011 às 19:16
Penso que existem muito encontros de motos pelos lados de Fátima, vejo sempre grandes fluxos de conjuntos de motorizadas em rumo ao norte. Penso que em Fátima é o local predilecto para o encontro e reencontro de todos os fãs dos veículos motorizados de 2 rodas! ;-)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço