Na pele de um turista acidental, dirijo-me a Vila de Frades, através da denominada Rota “No Condado dos Gamas", criada pelo município da Vidigueira para dar a conhecer os vários locais, e monumentos, que testemunham a permanência de Vasco da Gama, dos seus descendentes e herdeiros da Casa da Vidigueira. Não era o património histórico, o objectivo da minha viagem. Esse resumia-se a uma breve passagem pelo País das Uvas, não ao de Fialho de Almeida, escritor nativo de Vila de Frades, mas sim uma antiga adega onde se podem degustar da melhor gastronomia alentejana, acompanhados com os bons vinhos alentejanos, engarrafados ou da talha.
Mantendo a traça tradicional da sua arquitectura, funciona em várias salas como adega e restaurante. Com mais de cem anos, O País das Uvas, que já foi a Adega do Tomé, para além da sua excelente carta, cerca de 140 pratos, mantém toda uma tradição de festas báquicas por entre velhas talhas, onde o vinho se bebe num cerimonial de convívio, entre petiscos e modas. Refira-se que o cante alentejano é aqui presença constante, quer através do canto dos seus clientes, quer através de grupos corais.
Com uma decoração bem tradicional que compreende elementos da antiga adega, como as talhas, o mobiliário tipicamente alentejano, verde com flores pintadas, o País das Uvas no que concerne à arte da cozinha alentejana, merece nota positiva, seja pela cuidada confecção, seja pela diversidade de escolha. A degustar aqui ficam algumas sugestões: Cilarcas com Ovos e Espargos; Açorda Alentejana de Alho; Feijão com Cardos; Cabeça de Borrego assada em forno de lenha; Açorda de Baldroegas; Sopas de Cardos ou Feijão à casa, muito rico e saboroso. Apesar destas sugestivas propostas, não dispense, ao balcão, uns belos petiscos na companhia de um excelente vinho, feito na própria adega, com a particularidade de se poder assistir às várias etapas da produção vitivinícola tradicional, rigorosamente respeitadas pelos proprietários.
A adega/restaurante País das Uvas é casa em pleno baixo Alentejo, onde o tempo passa ao som do cante, do sino da aldeia e num copo deste precioso néctar da talha, caracterizado por não conter qualquer composto químico, o que lhe dá aquele sabor tão genuíno e inconfundível.

texto retirado do livro "Guia das Tascas de Portugal" de Orlando Leite, a ser editado em Maio de 2012.

País das Uvas
Rua General Humberto Delgado, n.º 19, Vila de Frades, Vidigueira
Tel. 284 441 023
Preço Médio 15€

Exibições: 1306

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Antonio em 19 Maio 2012 às 20:52
Parabéns pela excelente descrição da Adega Pais das uvas, conheço bem o restaurante e gostei muito do texto do Orlando. Se forem para esta zona recomendo uma visita ás ruínas de S. Cucufate. Antiga vila romana com vestígios da primeira ocupação do Neolítico final.
Comentário de Marketing de Conteudos em 15 Maio 2012 às 0:46
Guia das tascas em Portugal :) bela ideia, parece-me mesmo bem
Comentário de Orlando Leite em 14 Maio 2012 às 11:52

Finais de Maio, primeira metade de Junho

Comentário de Orlando Leite em 14 Maio 2012 às 11:51

Em

Comentário de Joana Sá Pinto em 14 Maio 2012 às 2:04

Fiquei curiosa, dá noticias quando o livro sair

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço