COMÉRCIO E TENDÊNCIAS: Novo ano, novas realidades

“Regresso ao Futuro”, “Guerra das Estrelas”, “2001: Odisseia no Espaço”.

Quem não se recorda destes filmes e de como eles projectavam o futuro nas telas de cinema? Será que acertaram?

2011, em pleno século XXI, o Futuro é hoje. Com o avanço da tecnologia e do poder da sociedade do conhecimento será que as tendências que emergem são para ficar? Ou será que este despique tecnológico reduz o tempo de permanência de uma tendência e basta surgir uma nova tecnologia para substituir a novidade anterior?

O desenvolvimento tecnológico está a acontecer a um nível global e já ultrapassou há muito o que víamos nos filmes. Para ficarem com uma ideia do que se anda a fazer nas várias áreas do design, arquitectura, moda e gastronomia, apresentamos algumas tendências futuristas do momento presente!

Arquitectura
Pavilhão do Reino Unido

O edifício conseguiu ser uma das cinco atracções mais populares da Expo Xangai 2010 e ganhou o Prémio Lubetkin 2010 RIBA.
Em Setembro de 2007, o Heatherwick Studio foi convidado a projectar o Pavilhão do Reino Unido para a Expo Xangai 2010, evento que envolve cerca de duas centenas de países participantes e mais de 70 milhões de visitantes.
Tendo em mente o tema do certame – "Melhor Cidade, Melhor Vida" – o projecto do estúdio alicerçou-se em três objectivos principais: ser um pavilhão cuja arquitectura fosse uma manifestação directa do conteúdo que apresentasse; proporcionar um espaço público aberto significativo, no qual os visitantes pudessem relaxar; encontrar uma ideia simples que fosse forte o suficiente para ficar no meio da actividade frenética de centenas de outros pavilhões concorrentes.
Heatherwick

Cidades e viagens
Ku de Ta


Este hotel em Singapura é uma fusão do estilo elegante e de um design de ponta inigualável. Ku de Ta já captou a atenção dos amantes do prazer. A impressionante localização panorâmica redefine o conceito de prazer sofisticado para os indivíduos exigentes. Acima de tudo, este será um lugar onde os hóspedes irão desfrutar dos melhores restaurantes, bebidas e entretenimento. Ou seja, um espaço de lazer por excelência.
Ku de Ta

Mobiliário


RockPaperRobot Float Table (ou a mesa que levita)

Aproveitando a força de ímanes, de uma forma que nunca se sonhou, esta mesa levita! Sessenta e quatro cubos magnetizados são mantidos em equilíbrio por cabos de aço de tracção, tornando esta mesa etérea surpreendentemente táctil e funcional.
RockPaperRobot Float Table

Colunas Davone Ray Speakers

Além do design original, estas potentes colunas com sete camadas bombeiam 150 watts através de condutores coaxiais duplos de 8 polegadas.
Colunas Davone Ray Speakers

 

Brinquedos
Auditorium Toy Boattail Racer

Para os amantes dos carros, este brinquedo de 9,3 cm de comprimento é aerodinâmico, tem quatro rodas com rolamentos de precisão e os eixos são compostos por aço inoxidável. Este brinquedo é construído para ser transmitido de geração em geração.
Auditorium Toy Boattail Racer

Tecnologia
iPad

A melhor forma de manusear a internet, o e-mail, fotografias e vídeo.
Pode usá-lo para fazer apresentações, enviar e-mails ou fazer anotações em post-its electrónicos. Mas, acima de tudo, o iPad foi desenvolvido para o entretenimento. Todas as aplicações integradas no iPad foram concebidas de raiz para tirar proveito do ecrã Multi-Touch de grandes dimensões e das capacidades avançadas do iPad. E funcionam em qualquer orientação. Pelo que pode fazer coisas com estas aplicações o que não consegue fazer com qualquer outro dispositivo.
iPad

 

Gastronomia
Kit de Cozinha Molecular


Ferran Adrià foi um dos precursores da cozinha molecular. Esta cozinha, elaborada em laboratório, é extremamente inovadora e usa a química para criar novas texturas e sabores. Com o kit de cozinha molecular, já pode tentar recriar esta técnica em casa. O kit contém tudo que você precisa para começar: desde os agentes de formação de espuma aos produtos químicos, todos os equipamentos necessários e ainda um livro com seis receitas espectaculares.
Kit de Cozinha Molecular

 

Moda
Botas com aquecimento integrado

Na última temporada, foi introduzida no mercado a Bugathermo, a primeira bota de Inverno de alta performance com um sistema de aquecimento integrado. Nesta temporada, estão a oferecer a mesma tecnologia revolucionária numa embalagem mais leve para uma combinação ideal de calor e de mobilidade.
Botas com aquecimento integrado

Bar – Club
Tazmania Ball Room - Nova sede em Hong Kong para Glamour Glitz e Jogos

É ao mesmo tempo um sítio para dançar, que reúne jogos e glamour.
Gilbert Yeung, o fundador do projecto, inspirou-se nas boas recordações das muitas horas de diversão passadas num local com o mesmo nome. Gilbert reconheceu que o conceito único de “glamour meets games” foi feito a pensar no público de Hong Kong.
Tazmania Ball Room

Exibições: 647

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Sérgio Quaresma Machado Simões em 5 Janeiro 2011 às 12:26
Este Heatherwick é simplesmente DESLUMBRANTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Acho que até se podia vestir.... ; )
Comentário de João Miguel de Carvalho Jorge em 4 Janeiro 2011 às 17:30

Uiiiii, isto dava para escrever um Livro !!! Lol

Precisava de fazer muita investigação sobre isto, prometo uma coisa mais ligeira brevemente ;)

Comentário de MyGuide em 4 Janeiro 2011 às 16:08
João e que tal fazer um artigo sobre esta temática?
Comentário de João Miguel de Carvalho Jorge em 4 Janeiro 2011 às 15:58

Tenho um bocado de medo que nos deixemos levar pela perversidade à medida em que vamos descobrindo e inovando.... Será que vamos chegar a um ponto em que não precisamos de sair do mesmo sítio para passar-mos por essas experiência, através de um ship ou implante, ao melhor estilo de Vanilla Sky???

deixo aqui este vídeo para reflexão

 

Comentário de Ana Pracaschandra em 4 Janeiro 2011 às 15:30

Pois é! Lembro-me em pequena de vibrar com o Regresso ao Futuro e pensar "ah se isto fosse possível"! Hoje em dia a tecnologia permite-nos avançar muito mais rápido e em muito mais áreas! Essas botas com aquecimento integrado davam-me jeito ;)

 

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço