CRIANÇAS: Mercado Espanhol marca reabertura no Monte Selvagem

O Parque Monte Selvagem reabre dia 1 de Fevereiro com as habituais presenças de grupos escolares nacionais e de Espanha, um novo mercado que se abre para o corrente ano.

A primeira turma espanhola vem de Badajoz, alunos do 8º ano, que no dia 9 de Fevereiro vão ao espaço aprender mais sobre a preservação da vida selvagem e a conservação da Biodiversidade.

Após três meses de “hibernação”, para manutenção das suas estruturas e protecção de algumas espécies, o Monte Selvagem promete para 2011 novos actividades pedagógicas, novos divertimentos, novos animais acolhidos por questões de bem-estar, uma nova sala de tratamentos veterinários, uma nova cozinha de preparação de alimentos para animais, mais joguetes e nova sinalética didáctica.

Mais de 4.000 crianças de dezenas de escolas já marcaram este ano visitas ao espaço, cujas estrelas continuam a ser os crocodilos do Nilo entre mais de 400 animais de 75 espécies diferentes que aguardam os visitantes nos 20 hectares do parque.

Além dos animais, do trampolim gigante familiar, das casas nas árvores, dos escorregas, dos baloiços e dos passeios de tractor pela herdade, há programas pedagógicos preparados a cada ano. Independentemente da sua imagem de lazer, o parque tem como objectivo principal a recolha e alojamento de animais selvagens e a educação ambiental, através do contacto directo com a Natureza.

Desde que abriu, em Maio de 2004, o Monte Selvagem já recebeu mais de 400 mil visitantes, a maioria crianças em grupos escolares e famílias. Sedeado em Montemor-o-Novo, freguesia do Lavre, o parque é um dos destinos turísticos mais procurados na região, detendo uma média anual de mais de 60 mil visitantes, durante os nove meses em que está aberto ao ano.

Entre as diferentes espécies recolhidas e instaladas no Parque, contam-se uma família de Macacos de Tarrafe e uma família de Macacos-rabo-de-porco – resgatada na Holanda pelo AAP (Santuário Europeu de Animais Exóticos).

FarmVille ao vivo

O Monte Selvagem aloja também cangurus, zebras, iaques, iguanas, crocodilos, lémures, jibóias, macacos, entre muitos outros, além de uma Quinta de Animais Domésticos onde todos podem entrar e contactar directamente com os “residentes”. Uma verdadeira farmville ao vivo!

Integrado num montado de sobreiros e azinheiras, o espaço inclui uma área com 5 ha de visita pedestre com equipamentos de entretenimento para adultos e crianças e uma zona ampla de 12 ha para um passeio de tractor onde o visitante é guiado até junto de algumas espécies de mamíferos e de aves corredoras que vivem em liberdade.

O Monte Selvagem possui um projecto educacional que estimula o gosto pela aprendizagem e o respeito pelo ambiente, pelos animais e pela flora circundante. Neste sentido, destacam-se no campo da Educação, exemplos como a manutenção dos animais e das plantas em condições de bem-estar, o apoio a estágios e a trabalhos universitários, registos actualizados, gestão racional de recursos e redução de desperdícios, incentivo á separação do lixo e participação em projectos de conservação da vida selvagem.

Sessões didácticas, placares e joguetes educativos espalhados pelo parque e actividades pedagógicas orientadas para o público, com material próprio desenvolvido pelo Monte Selvagem, são outras mais-valias educacionais.

E para que o dia seja realmente bem passado, as infra-estruturas do local incluem bar/ esplanada, parque de merendas, “refrescadores selvagens” para os dias de maior calor e zonas preparadas para deficientes motores.

Fruto do sonho de uma família, o Monte Selvagem é uma realidade viva e um exemplo máximo de Lazer e Cultura ecológica, sempre com respeito pela Natureza e pela preservação das espécies.

Monte Selvagem, Reserva Animal, Lda
Monte do Azinhal – Lavre 7050 Montemor-o-Novo
www.monteselvagem.pt
Email: geral@monteselvagem.pt / Telef. 265 894 377

Horários: 10H – 19H de Abril a Outubro
10H – 17H de Fevereiro a Março Encerra às segundas-feiras, excepto se for feriado
Encerrado de Novembro a Janeiro (excepto grupos por marcação) devido às condições climatéricas de forma a proteger algumas espécies

Exibições: 569

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço