CULTURA: d’Orfeu em prospecção cultural na América Latina

A Organização dos Estados Ibero-americanos para Cultura (OEI), com sede em Madrid, seleccionou o português Luís Fernandes, programador cultural da d’Orfeu (Águeda), para uma missão de prospecção em festivais e feiras de música no Brasil. O périplo, que inclui paragens em Curitiba, Salvador e Belo Horizonte, inicia já a 22 de Novembro e prolonga-se até 13 de Dezembro próximo, através do programa de mobilidade da OEI para profissionais da cultura, cujo objectivo é alargar as possibilidades de cooperação entre instituições culturais da Península Ibérica com todos os países da América Latina.

A agenda de oportunidades de prospecção cultural da d’Orfeu, apesar de intensa, tem-se limitado quase exclusivamente ao continente europeu, correndo as principais feiras e mercados dedicados à música e às artes em países como Espanha, Dinamarca, República Checa ou França. Contudo, no âmbito da forte programação de músicas do mundo por parte da Associação, nomeadamente para o Festim (festival inter-municipal que decorre anualmente em Águeda, Sever do Vouga, Estarreja, Ovar e Albergaria-a-Velha), as relações de contratação e intercâmbio da d’Orfeu são à escala planetária.

Nesta providencial oportunidade de diversificar mercados, com o apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos e através do programador Luís Fernandes, a d’Orfeu vai marcar presença em duas das mais importantes feiras culturais da América do Sul: o Mercado Cultural da Bahia (em Salvador) e a Feira Música Brasil (em Belo Horizonte). O roteiro inclui ainda Curitiba como importante ponto de contacto, em reciprocidade à cooperação estabelecida com a Olaria - Projectos de Arte e Educação (entidade parceira da d’Orfeu, cujas acções conjuntas vêm sendo desenvolvidas em território português há vários anos), para uma agenda de encontros com diversas estruturas artísticas daquela cidade brasileira.

Os indicadores de êxito desta prospecção serão avaliados pela OEI a partir, por um lado, do incremento de grupos e artistas provenientes da América Latina nas futuras programações dos eventos d’Orfeu e, por outro, com a abertura de canais de circulação de grupos e artistas portugueses em território latino-americano, tendo em conta que a d’Orfeu é também uma estrutura de criação artística com potencial de internacionalização.

Exibições: 92

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço