CULTURA: Homens da Luta! A luta continua.. agora no Festival RTP da Canção!

Criados há cerca de 5 anos na SIC Radical, especificamente no programa "Vai Tudo a Baixo", os Homens da Luta (Neto e Falâncio) são caracterizados por participarem em inúmeras manifestações portuguesas, espalhando a palavra política de intervenção a favor dos direitos do povo português, mas de forma cómica, divertida e musical!

Trata-se de uma forma de humor de rua bastante corajoso, intervencionista e também chata para quem é alvo deste dueto!


Compostos por 2 artistas portugueses, Vasco Duarte e Jel, os Homens da Luta prometem entreter os portugueses quando menos se espera, reportando os problemas do país sem qualquer restrição e de forma directa, sempre acompanhados pela guitarra portuguesa e pelo megafone!

 

Um dos símbolos que caracteriza este dueto, são as suas roupas típicas do antes 25 de Abril de 1974, nas quais não pode faltar a calça de ganga à boca de sino, a camisa justa de manga arregaçada e a simbólica boina no topo da cabeça, assim como a musica típica dessa época, baseada em diversos artistas revolucionários tais como Zeca Afonso, Sérgio Godinho e Paulo de Carvalho.

 

Em 2010, os Homens da Luta criaram uma banda a fim de levar a Luta a todos os portugueses. Essa banda é composta por músicos representativos de diversas profissões e símbolos fulcrais de Portugal, sobre as quais vestem roupa a rigor, representando o Povo.

 

Esta banda é composta por Amilcar Neto, Tó Peixoto, Poncio Gomes, Soldado de Abril, Zé Pereira, Gregório Anarca, Benedita das Dores e Cesaltina da Concertina, e tocam diversos instrumentos populares portugueses, sendo esta a imagem de marca dos Homens da Luta em todos os concertos que dão em Portugal.

 

Nesse ano, editaram um álbum designado por " A Cantiga é uma Arma" composto por 14 temas originais, construídos sobre uma elevada diversidade e criatividade musical, sem nunca perder o espírito revolucionário e a palavra do Povo.

 

Ainda no ano passado, os Homens da Luta concorreram ao Festival RTP da Canção integrando na lista para votação on-line, a qual permitiu passar 24 artistas às semi-finais. No entanto, a canção apresentada foi desqualificada devido ao não cumprimento das regras do Festival de Portugal, nem do festival internacional.

 

Em 2011, os Homens da Luta tentam de novo, conseguindo que a canção "A luta é alegria" fosse a mais votada das 21 canções apresentadas para o festival. O 47.ª edição do Festival RTP da Canção realiza-se em Março, no Teatro Camões. O vencedor irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção em Dusseldorf, na Alemanha.

 


O vídeo apresentado de seguida, mostra algumas façanhas realizadas pelos Homens da Luta, assim como a história deste marcante dueto no panorama artístico nacional, neste momento critico da politica portuguesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Exibições: 1350

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5 Jan.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2021   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço