CULTURA: Homens da Luta! A luta continua.. agora no Festival RTP da Canção!

Criados há cerca de 5 anos na SIC Radical, especificamente no programa "Vai Tudo a Baixo", os Homens da Luta (Neto e Falâncio) são caracterizados por participarem em inúmeras manifestações portuguesas, espalhando a palavra política de intervenção a favor dos direitos do povo português, mas de forma cómica, divertida e musical!

Trata-se de uma forma de humor de rua bastante corajoso, intervencionista e também chata para quem é alvo deste dueto!


Compostos por 2 artistas portugueses, Vasco Duarte e Jel, os Homens da Luta prometem entreter os portugueses quando menos se espera, reportando os problemas do país sem qualquer restrição e de forma directa, sempre acompanhados pela guitarra portuguesa e pelo megafone!

 

Um dos símbolos que caracteriza este dueto, são as suas roupas típicas do antes 25 de Abril de 1974, nas quais não pode faltar a calça de ganga à boca de sino, a camisa justa de manga arregaçada e a simbólica boina no topo da cabeça, assim como a musica típica dessa época, baseada em diversos artistas revolucionários tais como Zeca Afonso, Sérgio Godinho e Paulo de Carvalho.

 

Em 2010, os Homens da Luta criaram uma banda a fim de levar a Luta a todos os portugueses. Essa banda é composta por músicos representativos de diversas profissões e símbolos fulcrais de Portugal, sobre as quais vestem roupa a rigor, representando o Povo.

 

Esta banda é composta por Amilcar Neto, Tó Peixoto, Poncio Gomes, Soldado de Abril, Zé Pereira, Gregório Anarca, Benedita das Dores e Cesaltina da Concertina, e tocam diversos instrumentos populares portugueses, sendo esta a imagem de marca dos Homens da Luta em todos os concertos que dão em Portugal.

 

Nesse ano, editaram um álbum designado por " A Cantiga é uma Arma" composto por 14 temas originais, construídos sobre uma elevada diversidade e criatividade musical, sem nunca perder o espírito revolucionário e a palavra do Povo.

 

Ainda no ano passado, os Homens da Luta concorreram ao Festival RTP da Canção integrando na lista para votação on-line, a qual permitiu passar 24 artistas às semi-finais. No entanto, a canção apresentada foi desqualificada devido ao não cumprimento das regras do Festival de Portugal, nem do festival internacional.

 

Em 2011, os Homens da Luta tentam de novo, conseguindo que a canção "A luta é alegria" fosse a mais votada das 21 canções apresentadas para o festival. O 47.ª edição do Festival RTP da Canção realiza-se em Março, no Teatro Camões. O vencedor irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção em Dusseldorf, na Alemanha.

 


O vídeo apresentado de seguida, mostra algumas façanhas realizadas pelos Homens da Luta, assim como a história deste marcante dueto no panorama artístico nacional, neste momento critico da politica portuguesa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Exibições: 1573

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço