d’Orfeu, uma marca (também) internacional!
Visibilidade além-fronteiras com stand na Womex e concertos na FiraMediterrània.

A d'Orfeu reforçou a sua internacionalização no mês de Outubro, ao marcar forte presença em dois importantes certames do sector cultural: na Womex, a maior feira mundial de músicas do mundo que, este ano, se realizou em Santiago de Compostela e na Fira Mediterrània de Manresa, perto de Barcelona. Com regular acesso a espaços privilegiados para oportunidades de circulação artística no estrangeiro, a associação aguedense é uma das poucas instituições portuguesas a posicionar-se estrategicamente nestes mercados internacionais.

A comitiva d'Orfeu na Womex, pela primeira vez com stand próprio, viveu quatro dias de intensos contactos à escala global, naquele que é considerado o evento de world music mais importante do ano entre programadores e agentes musicais de todo o mundo. De 22 a 26 de Outubro, em plena 20ª edição da Womex, a projecção internacional da d'Orfeu ganhou com a visibilidade dada à sua actividade artística e associativa, com particular foco nas criações musicais “Toques do Caramulo” e “Contracorrente” e nos festivais “OuTonalidades – circuito português de música ao vivo” e “Festim - festival intermunicipal de músicas do mundo”. Também enquanto único membro português do European Forum of Worldwide Music Festivals, fortemente representado em Santiago, o Festim viu ali alinhavadas muitas oportunidades de programação para a sua próxima edição em 2015.

Antes ainda, na 17ª Fira Mediterrània de Manresa (Catalunha), a 10 e 11 de Outubro, a presença da d’Orfeu teve pela primeira vez vertente artística e logo em dose dupla, pois além da presença em encontros profissionais como sucede desde há anos, do programa da Fira fizeram parte os concertos de “Toques do Caramulo” e da orquestra europeia “Folkmus”, ambos projectos com marca d’Orfeu. Os Toques do Caramulo foram os primeiros a subir ao palco da Taverna Damm, apresentando as modas esquecidas da Serra do Caramulo com a habitual energia em palco e interacção com o público. No dia seguinte, foi a vez da Orquestra Folkmus se apresentar no mesmo recinto, com os músicos portugueses Manuel Maio, João Pratas e Sara Vidal. Trata-se de um projecto europeu do qual a d'Orfeu é parceira com outras instituições da Estónia, Grécia, Itália e Espanha, com o intuito de revitalizar as músicas tradicionais num diálogo geracional e cultural, plasmadas recentemente numa edição discográfica.

Ambas as experiências – Womex e FiraMediterrània - se revelaram altamente frutíferas, ao estabelecer futuras cooperações internacionais envolvendo a d’Orfeu, as suas criações e os seus festivais, proporcionando a sua expansão a nível artístico e afirmando-a enquanto importante agente cultural português no mercado mundial, com uma identidade própria e um percurso reconhecido, em vésperas de completar 19 anos de intensa actividade cultural em Águeda.

Exibições: 58

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço