Chega o Verão, e com ele, uma série de festivais ao ar livre que já são bem conhecidos de todos os portugueses. Nestes meses do ano, é tradição entre os jovens (e até os menos jovens) percorrer o país de uma ponta à outra em busca de boa música… E não só! Quem procura um festival, fá-lo pelas mais diversas razões. Muitas vezes, não é o cartaz o mais importante, mas sim o convívio. Dai a possibilidade de comprar bilhetes para um dia ou para todos os dias. Sobretudo fora de Lisboa, o acampamento numa zona própria no recinto do festival já se tornou um hábito difícil de largar, e há quem faça questão de marcar o seu lugar alguns dias antes da festa.


Em Lisboa, há três grandes festivais que costumam ser os mais frequentados com filas à porta dos recintos desde o primeiro dia. O primeiro, e que este ano decorre de 2 a 4 de Julho, é o Delta Tejo. Já na sua quarta edição, é patrocinado pela conhecida marca de café, tem lugar no Alto da Ajuda e aposta na música espanhola, brasileira e portuguesa. De seguida, o Optimus Alive, de 8 a 10 de Julho, oferece um cartaz recheado de grandes nomes da música rock, pop e alternativa. O Super Bock Super Rock encerra o ciclo da capital de 16 a 18 de Julho. Tal como o nome indica, ouve-se rock.

Em Paredes de Coura, de 28 a 31 de Julho, e na Zambujeira do Mar, de 4 a 8 de Agosto, acontecem autênticas revoluções. As localidades próximas dos recintos dos festivais em questão são invadidas por gente de todo o país. A população local há muito que adoptou o lema “Se não podes vencê-los… Junta-te a eles!” e já sabe que durante aqueles dias há cervejas por todo o lado, trânsito para a praia, filas no supermercado, falta de mesas nas esplanadas e um burburinho constante. Para o comércio, claro, não há nada melhor. Os preços sobem a pique e só descem quando o último dos invasores voltou para a sua casa.


Recentemente, têm vindo a ganhar terreno os festivais ditos “alternativos”. Na verdade, são uma alternativa não só a nível de oferta, mas porque são também menos concorridos e permitem fugir da confusão. O festival Músicas do Mundo, em Porto Covo de 23 a 25 de Julho, no Centro de Artes de Sines, de 26 a 27 de Julho, e no Castelo e Avenida Vasco da Gama de 28 a 31 de Julho, e o Andanças, em São Pedro do Sul de 2 a 8 de Agosto. Se as músicas do mundo se ouvem nos dois primeiros, são dançadas no último. Este é o que mais se destaca pois é totalmente dedicado aos vários tipos de dança e onde os participantes são convidados a aprender um instrumento.

Mas há muitos outros festivais que acontecem nesta altura do ano! O Sumol Summer Fest na Ericeira, o Cool Jazz Fest em Cascais, o Marés Vivas em Vila Nova de Gaia, o Festival da Ilha do Ermal… Para que não perca nenhum deles, deixamos a lista. Se for a algum (ou a todos) não se esqueça de partilhar connosco as suas fotos, vídeos e experiência pessoal! Tenha um óptimo Verão!

Exibições: 636

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço