GASTRONOMIA: Guia das melhores feiras nacionais

Não é tão frustrante saber dos melhores festivais gastronómicos quando acabaram de acontecer? Para que não lhe escape mais nenhum certame em honra das nossas iguarias nacionais, fizemos uma selecção dos melhores festivais gastronómicos. Alguns já aconteceram, mas nada o impede de registá-los na sua agenda do próximo ano. Os que ainda vêm por aí esperam uma visita e degustação sua.

Março

 

Lisboa à Prova
De dia 12 a dia 27 de Março, ao longo de três fins-de-semana os vencedores do Lisboa à Prova vão demonstrar os seus dotes e iguarias no MUDE.
Morada: MUDE - Museu do Design e da Moda - Rua Augusta, 24
Horário: Sáb e Dom das 18h às 24h
Site: Lisboa à Prova 

 

Feira dos Enchidos Tradicionais da Serra de Monchique
O certame conta com cerca de meia centena de expositores, onde os visitantes podem experimentar o verdadeiro gosto da tradição através dos já reconhecidos enchidos, do excelente medronho e do mel da região, da singularidade do artesanato local, dos deliciosos doces e dos pratos típicos que enriquecem a gastronomia local tradicional, confeccionados à base de carne de porco preto.

Festival de Papas de Sarrabulho
Este festival tem-se revelado uma excelente forma de dinamizar as actividades económicas do concelho de Amares, assim como o seu património gastronómico, turístico e cultural. Por outro lado, contribui para a preservação e valorização de um prato típico da região do Minho, feito à base de carnes de porco e pão de trigo. As papas – confeccionadas normalmente no Inverno, associadas à matança do porco –, são servidas como sopa, acompanhadas por rojões à moda do Minho e deverão ser “regadas” com um bom vinho verde tinto. Este ano já aconteceu no fim-de-semana do Carnaval, de 5 a 8 de Março.

Festa do Sável e Lampreia
Está a decorrer até dia 20 de Março, em Gondomar, a 20.ª edição da Festa do Sável e da Lampreia. Ao longo dos meses de Fevereiro e Março, a Gastronomia é o ingrediente principal de um diversificado conjunto de iniciativas. Destaque para as iguarias (sável e lampreia) servidas nos restaurantes do concelho. Com esta festa a Câmara de Gondomar pretende divulgar as potencialidades gastronómicas do concelho.

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos
Desde a primeira edição que é o maior evento organizado pelo Município. Muito chocolate, animação e doces recheiam as ruas de Óbidos. A próxima edição decorre de 17 de Março até dia 3 de Abril.

Jornadas Gastronómicas Sabores do Porco Alentejano
Considerada a capital do porco alentejano, Ourique pretende com esta iniciativa promover a gastronomia da região.
Além dos produtos derivados do porco, os visitantes destas Jornadas Gastronómicas podem saborear nos restaurantes o melhor da cozinha alentejana, com ementas criadas especialmente para o certame.
A quarta edição destas jornadas vão decorrer entre 25 e 27 de Março, no pavilhão multiusos local.

Abril

Tasquinhas de Rio Maior
A edição deste ano vai ter lugar de 1 a 10 de Abril. Porque a gastronomia reflecte os modos de vida e a economia dos povos, aqui são representadas as catorze Freguesias do Concelho, cada uma igual a si própria. Recriaram-se espaços, pratos e saberes guardados nas memórias das avós. A Feira das Tasquinhas passou a constituir também um espaço de exposição de actividades industriais e culturais, onde as artes plásticas, o artesanato, a música e o desporto estão sempre presentes.

Peixe em Lisboa

É uma mostra gastronómica que conta com a representação de alguns dos melhores restaurantes da nova vaga, onde é possível degustar pratos de peixe e marisco, acompanhados de uma prova de vinhos. Acontece no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações.
Site: Peixe em Lisboa http://www.peixemlisboa.com/

Junho

Festival da Caldeirada
Acontece em Armação de Pêra e congrega diversos restaurantes, que durante os dias do evento incluirão, nas suas ementas, a Caldeirada feita à moda dos pescadores de Armação de Pêra. Este evento costuma ter lugar entre os meses de Junho e Julho.

Festa da Cereja
Aqui celebra-se o ex-líbris do Fundão: a cereja. Vários pratos confeccionados com cerejas poderão ser degustados aqui. Decorre em no mês de Junho.

Julho

Festival do Caracol Saloio
Reconhecido como o mais famoso festival deste gastrópode, juntam-se todos os anos no Pavilhão Paz e Amizade em Loures vários expositores de alguns restaurantes que cozinham o caracol como uma verdadeira iguaria. Encontrará feijoada, massada, rissóis e até pizza de caracol. Este festival costuma decorrer em Julho.


Agosto

Festival do Marisco
Olhão é uma cidade bem conhecida pelo seu marisco. Todos os anos, em Agosto, acontece o Festival do Marisco, no Jardim Pescador Olhanense, junto à Ria Formosa. Os mariscos, apresentados na sua grande variedade e cozinhados de forma tradicional, a doçaria regional, o artesanato e os espectáculos preenchem um cartaz turístico por excelência.

Festival da Sardinha
Bem conhecido no país inteiro, este festival de Portimão junta o melhor da gastronomia algarvia, mostras de artesanato e concertos.

Outubro

Feira do Cogumelo

 Entre Outubro e Dezembro realiza-se em Belmonte um festival inteiramente dedicado ao cogumelo. Os saberes na apanha, preparação e confecção, libertam aromas e sabores surpreendentes, deliciando todos os que tiveram oportunidade de os degustarem. Este Festival decorre na Pousada Convento de Belmonte e é promovido pela mesma.
Morada Pousada Convento de Belmonte: Serra da Esperança, 6250 Belmonte
Tel.: 275 910 300
Site: Pousada Convento de Belmonte http://www.conventodebelmonte.pt

Festival Nacional de Gastronomia
Acontece em Santarém há cerca de trinta anos. Envolve várias iniciativas que marcam o caminho de promoção da gastronomia portuguesa, sempre com a preocupação de, não descurando a autenticidade, adaptar-se aos necessários desafios da modernidade. Este evento decorre entre os meses de Outubro e Novembro.
Site: Festival Nacional de Gastronomia http://www.festivalnacionaldegastronomia.com/

Novembro

Festa do Castanheiro e Feira da Castanha

Todos os anos, em Novembro é tempo de festejar o fruto da época – castanha. Na vila pitoresca alentejana de Marvão a homenagem à castanha realiza-se de vento em poupa com a concretização da Festa do Castanheiro e a Feira da Castanha. No certame não falta vinho nacional de qualidade, artesanato e como não poderia deixar de ser excelente castanha assada.

Festival da batata-doce

Acontece em plena terra vicentina, em Aljezur. Neste certame a batata-doce é confeccionada para todos os gostos: assada nos fornos de lenha existentes no local, frita e cozida, assim como ao natural para quem quiser levar para casa. Costuma decorrer no final de Novembro.

Fevereiro

Mostra Gastronómica "Sabores da Tapada" de Mafra
Se faltou este ano, registe na sua agenda esta mostra gastronómica em que vários restaurantes do concelho se juntam para darem a conhecer o melhor da gastronomia local. Para entrada não pode faltar o afamado pão de Mafra, para prato principal o gamo confeccionado à moda antiga e para sobremesa há muita diversidade na doçaria regional. Este evento ocorre em Fevereiro.

Exibições: 19806

Os comentários estão fechados para este artigo

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço