GASTRONOMIA: Torricado, como a gente gosta

Um restaurante terra-a-terra que não alinha com pretensiosismos. Fui experimentar e voltei rendida.

Numa noite destas fui finalmente ao Torricado, que estava na minha lista dos “a visitar” há já algum tempo. Estava frio e chovia e a primeira impressão foi a de que o espaço, com tantos brancos, transparências e plásticos, era mais adequado para o dia. Mas como toda aquela simplicidade evidenciava alguns elementos decorativos que não estão ali por acaso, concentrei-me nestes e assim comecei a entrar no conceito. Bem à frente do meu nariz, uma frase impressa na parede dizia “Cozinhar não é complicar.” No menu que prontamente me chegou às mãos, continuei a leitura: “O nosso conceito assenta na base e na defesa da cozinha popular portuguesa. Não chamamos "vinagrétes" às vinagretas, nem tão pouco "parmentieres" aos purés de batata. Apelidar de "carpaccios" a qualquer laminado fininho em atitude oca e sem conteúdo... ainda pior.” Assim é que é falar, pensei. As palavras eram do carismático Luís Suspiro, o chef que dá nome a esta casa.
Estávamos ali, pois, para provar boa cozinha popular portuguesa, em especial das regiões do Ribatejo e Alentejo. Vamos a isso!


A ementa dividia-se em pratos da Terra e do Mar, e o meu coração também se dividia à medida que ia acompanhando as sugestões: Arroz de Polvo malandrinho, feito ao momento (ai tão bom!); Pastelinhos de bacalhau à Gomes de Sá com açorda de tomate (hum!); Lombo de bacalhau com molho de queijo de Serpa, frutos secos, na companhia de migas de grelos e chouriço (molho de queijo de Serpa deve ser óptimo!); Iscas de Vitela à moda de Lisboa com batata de Rebolão (adoro iscas!); Empadinha de Porco Preto com caldeirada de legumes (ai que dilema); Arroz cremoso de pato c/couve lombarda estufada e paio do lombo fumado (ou isto?!)…
Depois de uma breve hesitação acabei por me decidir por uns Pastéis de massa tenra com migas de grelos e espinafres, não sem antes provar uns deliciosos ovos mexidos com espargos verdes silvestres e túberas (que são trufas brancas alentejanas) e, claro, petiscar do prato da minha companhia, que se aventurou pelo Torricado de Bacorinho no espeto em molho vilão, maçã no forno e salada verde, e que também não se deu nada mal.
Não avançámos para as sobremesas porque já estávamos a rebolar, mas a tentação podia ter chegado através das seguintes sugestões: Pão-de-ló molhado de laranja com compota de citrinos, Suspiro estaladiço e cremoso com morangos salteados em vinho do Porto e puré de manga, Guloseima cremosa de chocolate com compota de frutos silvestres e poejo. Enfim, talvez numa próxima visita.
Tudo isto, mais um vinho médio e cafés ficou à volta de 20 euros por pessoa. Mais uma razão para dizer que quero voltar!

Já agora. O que significa Torricado? O chef explica: O Torricado é uma grossa fatião de pão caseiro torrada em lume de vides e depois esfregada com alho e azeite. É uma criação culinária que glorifica o ex-libris ribatejano - o Campino - e o trabalhador rural alentejano - o Ganhão. E mai nada!


Horários: todos os dias das 12h00 às 24h00.
Telefone: 217 975 356
Telemóveis: 968 142 443 / 968 751 890

http://www.torricado.com

Exibições: 751

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ana Pracaschandra em 4 Janeiro 2011 às 15:34
Joana já lá fui no passado dia 1! Óptima forma de começar o ano. Pedimos um peixe espada e um arroz de pato divinais. Muito bom :-)
Comentário de Francisco Horta em 15 Dezembro 2010 às 23:47

A experimentar! Sem dúvida ;)

Comentário de Ana Pracaschandra em 15 Dezembro 2010 às 17:51

Joana fizeste crescer água na boca! Mais uma óptima sugestão! Esses pastelinhos de bacalhau à Gomes de Sá com açorda de tomate ou o lombo de bacalhau com molho de queijo de Serpa não vão escapar à minha gula numa visita futura ao Torricado! ;)

Comentário de MyGuide em 14 Dezembro 2010 às 18:27

Também gostamos muito do Torricado, Joana. Obrigado pela sugestão.

Comentário de Joana Sá Pinto em 14 Dezembro 2010 às 18:25

Ahahah..."bruschetta"! Ora aí está um nome que o Luís Suspiro não deve gostar nada! Experimenta, Marina. Vale a pena!

Comentário de Marina Soares em 14 Dezembro 2010 às 18:11

Bem dito, Joana... e parece que bem saboreado!

E já agora, continuando a defender a cozinha popular portuguesa, um torricado é aquilo a que, no Alentejo, se chama uma tiborna, pelo menos segundo a minha avó e que muita gente por aí gosta de chamar "bruschetta" porque se for mais exótico deve saber melhor com certeza...

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço