PASSEIOS (cá dentro): Tomar, entre templários e os “beija-me depressa”

Partimos de manhã cedo num domingo de sol que começou frio mas depressa aqueceu, fazendo lembrar um dia de Primavera.

O objectivo principal era visitar o famoso Convento de Cristo, grande marco dos Templários e, por isso, tão bonito quanto místico.

Chegámos por volta do meio-dia, e vendo o sol e o céu azul que nos piscavam o olho, resolvemos estacionar o carro mais para o centro e subir a pé até ao convento. Confesso que no início, a preguiça de domingo quase me venceu e ainda tentei o “olha que ainda é longe e é tudo a subir”, mas não vendo grande resultado e com os argumentos “andar a pé faz bem” e “ está um dia bonito e tudo”, lá me convenci. E, verdade seja dita, não me arrependi. De facto, não custa nada, é uma boa caminhada e compensa entrar com calma no jardim que envolve o convento logo à entrada. É quase que uma preparação do espírito para o que vai encontrar lá dentro.

E esse lá dentro é, de facto, incrível. E não só pela beleza do espaço, a dimensão e os pormenores (tantos que acho que somos capazes de nem ter reparado em tudo), são fascinantes e parece interminável. Tanto que, entretidos, ficámos cerca de duas horas a descobrir os caminhos, as salas, as histórias. E o melhor de tudo é que, como aproveitámos o domingo de manhã, tivemos direito a entrada livre.

Depois descemos por um outro caminho que terminou numas escadas onde um quadro de ardósia, pertencente a um restaurante, apresentava a ementa do dia. Só aí percebemos que o entusiasmo nos tinha feito esquecer a fome mas que, de facto, o estômago já dava sinal.

Entrámos e pedimos uns bifes panados que, muito bem servidos e bastante baratos, nos satisfizeram.
A sobremesa foi mais para o centro. É que vínhamos com água na boca desde que nos recomendaram uns bolos típicos da cidade, vendidos num café tradicional e muito engraçado, perto da zona central da cidade, com vista para o Rio Nabão.

Entrámos e aí vivemos um certo desespero. É que os bolos, pequenas bolinhas de doce de ovos e açúcar (uma bomba calórica deliciosa), chamavam por nós e decidimos partilhar esse gosto com a família levando uma caixa.
Porém, e aí começa a odisseia, não tínhamos na carteira dinheiro suficiente para pagar pelo que decidimos ir a uma caixa multibanco levantar, já que o café não aceitava cartões. Três caixas multibanco, três grandes negas em forma de mensagem: “sem dinheiro disponível”. Foi a verdadeira caça ao tesouro!

Um pouco desiludidos mas ainda gulosos, voltámos ao café onde, em vez da caixa, comemos só um bolo cada um e bebemos um café. A alegria voltou ao comer aquele ‘beija-me depressa’, doce de nome peculiar mas absolutamente maravilhoso. Ficámos rendidos.

Demos mais uma volta por aquele centro tão bonito, entre o rio e algumas ruas pedonais onde passear dá gosto.

E assim, já ao fim da tarde, voltámos para mais uma semana, de baterias renovadas com um passeio culturalmente rico, doce e com muitas risadas à mistura.


Convento de Cristo, Tomar

Igreja do Castelo Templário, Tomar

Telefone: 249 315 089/ 249 313 434/ 249 313 481

Horário: Outubro a Maio - Das 9h às 17h30/ Junho a Setembro - Das 9h às 18h30

Entrada livre aos domingos até às 14h

Site 

Exibições: 1782

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Leonor Veiga em 31 Janeiro 2012 às 15:01

Muito obrigada, ainda bem que mais pessoas ficaram com vontade de visitar ou voltar a Tomar. É uma cidade que merece!

Comentário de Mónica Pereira Gonçalves em 30 Janeiro 2012 às 18:17

Li este artigo e simplesmente gostei,cativa e convida de alguma a fazermos este passeio.

Já lá estive há muitos anos,acho que está na hora de voltar....

Obrigada pela sugestão.

Comentário de Marina Soares em 30 Janeiro 2012 às 11:22

Bem lembrado, Pedro. Já assisti ao "Nome da Rosa" com os "Fatias de cá" e de duas coisas nunca me hei-de esquecer: a visão fantástica do grupo de monges a entrar no convento à noite, a cantar, de achotes na mão, e o belo arroz de frango que nos serviram depois no refeitório!

Comentário de Pedro Castanheira em 30 Janeiro 2012 às 0:46

Quanto à doçaria, sobejamente conhecida é fantástica e o beija-me depressa também depressa desaparece. Como a Marina diz, o passeio de "comboiozinho" turístico é bastante simpático e dá-nos uma visão de Tomar em todos os seus aspetos.

Comentário de Pedro Castanheira em 30 Janeiro 2012 às 0:40

Tomar é uma cidade bonita e com uma importância histórica bastante grande, onde o Convento de Cristo é o mais visível e mais conhecido. Atualmente muito falado pelo apoio mecenático da Cimpor no restauro da Charola e pela famosa janela Manuelina da sala do capítulo.

Uma das várias atividades que decorrem no Convento de Cristo é organizado pelo grupo de teatro "Fatias de Cá" de Tomar, que tem um espetáculo montado e proporciona uma visita aos recantos escondidos do Convento com uma refeição medieval servida em várias fases ao longo desse espetáculo. É diferente e vale a pena ver.

Comentário de Leonor Veiga em 26 Janeiro 2012 às 13:25

Realmente é uma cidade muito bonita e hei-de voltar para visitar mais profundamente outros locais (essas tuas descobertas deixaram-me curiosa). É que as duas horas no convento ocuparam bem o tempo! 

E, sim, tens mesmo de provar estes bolos!

Comentário de Marina Soares em 26 Janeiro 2012 às 11:48

Já fui muitas vezes a Tomar, que adoro, e nunca me tinha dado para provar esses bolinhos. Com a tua recomendação, para a próxima já o farei.

Este Verão, as minhas descobertas em Tomar passaram pela sinagoga medieval, uma das mais antigas do país (senão a mais antiga mesmo, não posso precisar) e pelo passeio no comboiozinho turístico, que me fez aperceber dos interessantes projectos arquitectónicos na zona ribeirinha.

O convento, esse, é uma paixão antiga!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço