PASSEIOS (cá dentro): Braga é juventude!

Braga esqueceu o estereótipo de cidade de cariz religioso e cresceu na oferta cultural e de lazer. Está cada vez mais jovem e dinâmica, assumindo este ano o papel de Capital Europeia da Juventude.

A cidade parece que rejuvenesceu e apresenta-se ‘fresca que nem uma alface’ para bem receber todos os visitantes e habitantes. O título que lhe foi atribuído e que vai carregar durante o ano de 2012, deve-se sobretudo à população jovem que tem vindo a atrair com novos espaços culturais, de diversão nocturna, mas principalmente à Universidade do Minho. Os estudantes vão determinados a ficar durante o tempo do curso, mas muitos deles, depois desse período, acabam por ficar.

Como nós acreditamos que visitá-la é um bom bálsamo de beleza e juventude, preparámos-lhe um pequeno roteiro de Braga com algumas sugestões do que visitar. Venha daí e rejuvenesça também!


O que visitar?


Bom Jesus do Monte

O Bom Jesus do Monte, mais conhecido como Bom Jesus de Braga é um local marcante, conhecido pelo santuário e as suas (enormes) escadarias, rodeadas por um jardim que é um dos seus expoentes máximos no que concerne a beleza e envolvência espiritual.

No patamar a meio das escadas, fica um miradouro, do qual se avista a cidade e a bonita paisagem envolvente.


Bom Jesus do Monte

Site 


Sé de Braga

Apesar de ser símbolo religioso e de facto muito antigo, é também por isso um monumento que não deve deixar de ser visitado por quem passa por Braga.

É um dos mais importantes templos do românico português, que remonta ao ano de 1070.

Aqui encontra-se também o Museu do Tesouro da Sé, que desde a sua abertura, em 1930, acolhe um valioso espólio, constituído por colecções de cerâmica, escultura, medalhística, mobiliário, numismática, ourivesaria, pintura, têxtil.


Rua D. Paio Mendes

Telefone: 253 263 317

Site 

Termas Romanas

Chamam-se termas do Alto da Cividade e são, definitivamente "mais velhas que a Sé de Braga".

Foram construídas no início do século II, e ficam perto do fórum administrativo de Bracara Augusta, ficando também perto das ruínas do teatro, construído em anexo na mesma altura.

Foram ambos classificados como Monumento Nacional.


Rua Dr. Rocha Peixoto

Telefone: 253 278 455

Horário: Terça a Sexta, 9h às 12h30 e 14h às 17h30

Fim-de-Semana, 11h às 17h


Museu Pio XII

Este museu apresenta um espólio variado, desde cerâmica, têxtil, escultura, pintura e ourivesaria.

Aqui se encontram muitas obras de um dos maiores retratistas do século XX, Henrique Medina, sendo o museu depositário de um total de cinquenta quadros e vinte desenhos.

Além disso, proporciona a visita à Torre Medieval que, ao longo de cinco pisos, conta a história de Braga, desde a reconquista até à actualidade, passando pela época medieval e o renascimento.

A vista do cimo da torre é privilegiada.


Largo de Santiago

Telefone: 253 200 130

Horário: Terça a domingo, 9h30 às 12h30 e 14h30 às 18h


Theatro Circo

Tem quase cem anos de existência, mas esteve fechado durante algum tempo, no qual o edifício restaurado e reestruturado, mantendo a traça original mas modernizando o espaço. Reabriu em 2006 e é, actualmente, uma referência no meio artístico.


Av. da Liberdade

Telefone: 253 203 800

Site 

Onde Comer?


Casa da Pedra Cavalgada

Tem um ambiente familiar e faz parte do turismo rural Casa da Pedra Cavalgada.

Tem três salas de refeições e um jardim.

Aqui descobrem-se entradas originais como o queijo de cabra panado em amêndoa ou a perdiz de escabeche em tosta dourada, nos pratos destaca-se o bacalhau, confeccionado de formas variadas, o polvo à moda de Braga, o rosbife com molho béarnaise, o borrego, o arroz de pato e os rojões à moda do Minho. Acabe na perfeição com um pudim do Abade de Priscos ou um bolo de chocolate com calda quente.


Rua Pedra Cavalgada

Telefone: 253 626 596

Horário: Encerra à terça


Centurium

Situado na antiga Casa da Legião, num edifício do século XIX, este restaurante beneficia de uma localização privilegiada e de um bonito espaço interior, com arcos e paredes de granito, jardim privado e uma decoração suave e quente que convida aos prazeres da gastronomia.

O menu não é fixo, mas baseia-se sempre na gastronomia regional e na preocupação em ter sempre os produtos mais frescos disponíveis em cada dia.


Avenida Central, 134

Telefone: 253 206 260

Horário: Segunda a domingo, das 9h às 24h


Inácio

Instalado numa casa antiga, de fachada típica e paredes de granito, é amplo e acolhedor.

Apresenta o melhor da cozinha regional minhota com pratos como o bacalhau à Inácio, o arroz de lampreia e a lampreia à bordalesa, os rojões à moda do Minho, as papas de sarrabulho, a vitela e o cabrito assado. E para acabar a relação de forma doce, o leite-creme, o pudim Abade de Priscos e as mousses fazem as delícias dos visitantes.


Campo das Hortas (Sé), 4

Telefone: 253 613 235

Horário: Das 12h às 15h e das 19h30 às 22h. Encerra à terça-feira


Onde dormir?


Melia Braga Hotel & SPA

Situado num local privilegiado, a cerca de cinco minutos do centro, este hotel de cinco estrelas é moderno e sofisticado.

A arquitectura, com linhas e traços muito modernos combina com a decoração, contemporânea.

O conforto é a palavra de ordem. Tem um jardim, onde se encontra um bar onde relaxar é fácil. Mas, se o stress for tanto que uma bebida no espaço verde não é o suficiente, há ainda o spa, com sauna, hidromassagem, jacuzzi, banho turco, massagens terapêuticas e de relaxamento, ginásio, uma vertente estética e uma dietética, ou um Ftness Center, totalmente equipado com equipamento cardio-fitness e de musculação.

O hotel tem ainda três piscinas, duas exteriores (uma de adultos e uma para crianças) e uma interior, aquecida.


Avenida General Carrilho da Silva Pinto

Telefone: 253 144 000

Site 


Hotel Sentir Falperra

Este hotel, de quatro estrelas, foi edificado nas ruínas do convento franciscano de Santa Maria Madalena do Monte, mandado construir no final do século XVIII, e consta que já nesse tempo era utilizada como hospedaria.

As marcas do antigo convento ainda são identificáveis no hotel, pelo aproveitamento das paredes de pedra, dos jardins interiores e pela capela, aí conservada, a Capela de Santo António da Paz.

Dispõe de um spa, com uma fantástica piscina exterior e outra interior, um ginásio, um jacuzzi, sauna e banho turco e, ainda, massagens de revitalização, do corpo e da mente.

Tem ainda as seis salas de reuniões que disponibiliza a empresas e espaço um programa especial de para casamentos.


Via Falperra

Telefone: 253 240 700

Site 


Hotel do Lago

É a aquisição mais recente dos Hotéis do Bom Jesus e ergue-se no cimo do monte, com um terraço panorâmico que permite apreciar a magnífica paisagem sobre a tranquila Serra do Gerês.

Tem cinquenta e três quartos duplos, bem equipados, bar, internet wireless gratuita nas áreas públicas do hotel e um Health Center com cardio-fitness, jacuzzi, sauna, banho turco e massagens.

Bom Jesus do Monte

Telefone: 253 603 020

Site 


Braga POP Hostel

Esta é uma boa opção para quem prefere algo mais descontraído, informal e propício ao convívio. Fica no quinto andar de um prédio, entre o Campo da Vinha e a Igreja da Lapa, bem perto do centro histórico, das zonas comerciais e de lazer com bares e restaurantes.

São cinco quartos, cozinha (equipada), uma sala de estar com jogos e música, área de refeições e um espaço exterior para relaxar. Já foi distinguido pelo site hostelbookers.


Rua do Carmo, 61

Telefone: 253 058 806

Blog 

Facebook 

Exibições: 2026

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço