PASSEIOS (cá dentro): Percursos alentejanos - sugestões

O Alentejo não deixa de fascinar o comum dos mortais.

Sem nenhum tipo de pretensiosismo sugiro um percurso por algumas das belezas deste paraíso perdido cada vez mais reencontrado.

O Marvão surge-nos como uma lança apontada ao céu, quem sabe em gesto de agradecimento aos deuses por local tão único, belo e que nos remete para histórias de encantar.

Do seu alto é possível avistar vastas paisagens do nosso Alentejo e não só lembrando-nos o quão pequenos nós somos. Bela localidade merece uma visita demorada pelo seu casario e castelo, não esquecendo a cisterna que integra este último, que deverá ser digna de registo pela façanha e utilidade da sua construção. Recomenda-se uma visita ao posto de turismo, para uma visita mais cuidada e onde os detalhes não nos escaparão.

Uma pérola moderna perdida no nosso Alentejo e que poderá ainda ser desconhecida de muitos é o Fluviário de Mora. Local único onde se conta a história de uma rio, desde a nascente à foz, e onde é possível visualizar várias espécies que vivem actualmente nos nossos rios, bem como outras que já nos deixaram de pertencer. recomendável uma visita guiada aos bastidores, culminando esta com a alimentação das sempre bem dispostas e únicas lontras. Um casal que nos maravilha e delicia a cada gesto.

Na localidade do Redondo, terra de oleiros e não só, será inegável o prazer de calcorrear as suas ruas e de visitar os seus oleiros onde é possível apreciar peças que nos encantarão as casas no nosso regresso. Imperdível será igualmente o museu do Barro, museu que conta a história da olaria no Redondo, e que está verdadeiramente encantador. A visitar igualmente o museu do Vinho, não fosse o Alentejo terra de preciosos néctares.

Vila Viçosa dispensa apresentações. Terra de duques, reis e parte integrante da história da nossa monarquia, merece uma visita cuidada sendo de destacar o seu paço ducal e toda a envolvente. Cidade encantadora a não perder.

Pérola brilhante será a bela localidade de Monsaraz. De rara beleza, recomenda-se uma visita à sua praça de touros de onde é possível avistar a albufeira do Alqueva, verdadeiramente local único e que nos fica na memória.

Terminar este percurso sugerido na única Évora onde o templo romano, seu ex-libris, nos recebe para uma visita mais demorada e onde nos deixamos ceder pelos encantos gastronómicos deste nosso pedaço de Portugal.

 

Divirtam-se.

 

Exibições: 972

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço