PASSEIOS (cá dentro): Praia da Ursa - No limite Oeste da Europa

 

Arranjei a mochila à pressa… Uma caixa de bolos húngaros, o manual da máquina fotográfica, um bloco de notas e um lápis. Era tudo o que precisava… Isso, o tripé e a máquina.

Os pormenores do caminho

Saí de casa. Depois de uma manhã cinzenta e de chuva intensa o sol apareceu e o céu azul, rasgado pelas nuvens, fez-me apostar que não choveria até ao anoitecer. Foram os motivos que me levaram a entrar na A5 e, até chegar a Cascais e ver o Sol ainda alto, atrás das direcções para o Cabo da Roca, decidi seguir até Azóia, uma vila pacata na encosta da Serra de Sinta, toda ela com vista para o mar. Nunca tinha ido ao Cabo da Roca, mas também não foi desta vez, “morri na praia”, pois na última recta para o Cabo vi uma estrada bem reles, torta e esburacada, com uma plaqueta que avisava: “Ursa”. Tentei enfiar o carro no caminho, mas pareceu-me tão estreito que receei não poder fazer inversão de marcha, havia um descampado mesmo ao lado, onde resolvi estacionar. Foi a melhor coisa que podia ter feito.

Já tinha ouvido falar na Praia da Ursa, mas sozinho, talvez não fosse a melhor maneira de me aventurar pelo caminho que anunciava a tal “Ursa”. No entanto, foi isso mesmo que fiz, com a máquina ao peito e o tripé à tiracolo, lá fui. Ia caminhando ao mesmo tempo que me deixava deslumbrar pela coisa mais insignificante, a luz do Sol baixo, dava um tom quente a tudo o que por ele se deixava tocar, contrastando com a pureza do azul frio do céu e do mar.

Ultrapassar as barreiras

No meio das ervas verdes e húmidas, os tons das flores amarelas e o vermelho das pontas do chorão, planta usualmente vista nas dunas e na orla costeira, alimentavam a gratidão pela decisão que tinha tomado prestes a chegar ao Cabo da Roca. Tudo o que via era extremamente bonito, as encostas verdes até ao azul do mar, ou as cercas feitas de canas, espalhadas pelas colinas para proteger as vinhas e outras culturas dos ventos salgados do Atlântico. Relembrava-me constantemente o nosso país, tão pequeno, tão fascinante, enquanto torcia para que o caminho fosse dar ao mar, ou à tal praia que tinha ouvido falar.

O que a natureza nos oferece

Foi pouco depois que me cruzei com a estrada alagada… a possa parecia demasiado funda, estava com calças de ganga e os meus ténis do dia-a-dia, não me dava jeito ficar encharcado, desisti e voltei para trás… Fiquei desiludido e chateado com o raio da poça. Foi quando pensei em fotografa-la e logo após, achei que a natureza dá-nos oportunidades desafiando-nos, a possa até tinha um reflexo inspirador e estava mesmo ao lado de um aglomerado de canas. Pensei: “Vou tentar.” As canas deram muito jeito, caminhei pela borda agarrado às canas, pois receava cair. A máquina era a minha maior preocupação, não tinha comigo a bolsa impermeável, apenas a câmara e o tripé, nem sequer a mochila com os bolos e o bloco de notas, estava tudo no carro.

Depois de atravessar o charco de água, poucos metros à frente, começava uma descida que mostrava o fim do caminho, era como se fosse um miradouro natural, via-se o mar e duas formações rochosas fantásticas, iluminadas pelo Sol prestes a despedir-se e assentes na areia da praia que acreditava ser a Praia da Ursa.

As cores do oeste

Agora sei que a rocha em primeiro plano nas fotografias, é a Rocha da Ursa, pois o topo da mesma, quando visto de norte, assemelha-se a uma cabeça de urso. Neste miradouro natural, nada mais havia senão eu, esta vista magnífica e 2 ou 3 trilhos. Foi mais uma aposta, escolher o caminho que me levasse à Ursa… Investi no da minha esquerda e fui descendo metro a metro, contemplando cada forma da natureza e inspirando a brisa do Atlântico. Ia sozinho, mas bem acompanhado pelo Sol, que descia ao meu lado, permitindo-me a luz suficiente para fotografar e esgueirar para fora dos trilhos, roçando os limites da segurança e do conforto, mesmo ali, bem perto dos limites da Europa continental, num dos pontos mais a oeste do continente e perante a vastidão do Atlântico e a ousadia do horizonte, que se impõe como limite a transpor, que nos desafia por nos impossibilitar de ver o Mundo inteiro de um só lugar. Um eterno motivador das viagens.

A Ursa, em primeiro plano

Foi escurecendo e só depois de o Sol se pôr, me lembrei que não tinha uma lanterna e que a escuridão poderia ser um problema no regresso. A noite ameaçava tornar-se real a um ritmo cada vez mais acelerado e as nuvens impunham-se sobre o céu. Decidi regressar sem chegar ao areal, mas extremamente grato pela meia descida da encosta, assim tenho a certeza que vou voltar. Já depois de inverter o sentido e iniciar a subida, lembrei-me da chuva. A máquina era sempre a minha maior preocupação. Acelerei o ritmo, o meu corpo transpirava, como que a purgar todas as preocupações da semana e o coração pulsava mais forte e em intervalos cada vez menores. Voltei pelo mesmo caminho, atravessei de novo o charco. Por fim, cheguei ao carro, abri a porta, entrei, arrumei a máquina depois de rever algumas fotografias, dei à chave e a ignição disparou, liguei as luzes e ouvi uns estalidos na chapa… Liguei o limpa pára-brisas, tinha começado a chover.

 

Galeria Fotográfica em http://vaiesente.com/category/o-meu-pais-ursa/
Facebook: Vai e Sente - As viagens de Pedro Afonso

Exibições: 1447

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Inês Sousa Almeida em 3 Fevereiro 2011 às 23:36
É por estas coisas que quero tirar a carta.
Comentário de Pedro Afonso em 28 Janeiro 2011 às 11:38
É um lugar secreto e fascinante que vale a pena partilhar! Obrigado pelo comentário Joana! Boas VIagens!!!

Comentário de Joana Sá Pinto em 28 Janeiro 2011 às 3:59
Bem...Ao ler este artigo senti uma mistura de satisfação e irritação!! Satisfação, porque a ursa é realmente um lugar especial de uma beleza impressionante. Recordo com prazer com prazer, chegar lá num dia de muito calor, olhar o horizonte, descer por ali
abaixo durante vinte minutos ate chegar aquela maravilhosa praia...Irritação... Porque, porque a ursa, é daquelas coisas que me torna um bocadinho egoísta e nao me apetece mostrar a mais ninguém:) Mas uma vez que aqui está, fico rendida a esta homenagem. Belo artigo!! parabéns

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço