PASSEIOS (cá dentro): Uma Costa de Parque Natural

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina situa-se a sul do Rio Tejo e abrange territórios pertencentes aos concelhos de Aljezur (parte das freguesias de Aljezur, Bordeira e Odeceixe), Odemira (parte das freguesias se Sta. Maria, S. Luís, S. Salvador, S. Teotónio, Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar), Sines (parte das freguesias de Porto Covo e Sines) e Vila do Bispo (parte das freguesias de Budens, Raposeira, Sagres e Vila do Bispo.

Superfície: 74. 414,89 ha    //   Área terrestre: 56.952,79 ha   //    Área marinha: 17.461,21 ha


Esta faixa litoral é marginada por um planalto costeiro com falésias abruptas e muito recortadas que escondem pequenas praias de areia.

Acrescentem-se troços de arriba baixa, cordões dunares, um infindável cortejo de ilhotas e recifes, a ilha do Pessegueiro, o estuário do Mira, o cabo Sardão, o promontório de Sagres... Os xistos de Arrifana e Odeceixe e os calcários de Sagres contrastam com sistemas dunares tão diversos quanto os de Milfontes ou do Sardão. Há um estranho recife de coral na Carrapateira.

As plantas lutam contra a rudeza do solo e a franca exposição aos ventos e à salinidade marinha. Abundam os endemismos botânicos nomeadamente nas zonas de Sagres - São Vicente e Carrapateira. Há trechos bem conservados de vegetação dunar, um ou outro sapal e bosquetes de sobreiro e medronheiro em barrancos menos acessíveis.

Nas falésias poisam Corvos-marinhos e Pombos-da-rocha. As cegonhas e as garças levam o inédito ao ponto de erguerem ninhos em rochedos em pleno mar. Este litoral é ainda importante corredor migratório para numerosos passeriformes, limícolas, aves de presa e aves marinhas. Há populações costeiras de Lontra adaptadas à vida marinha e abundância de peixe.

Dizer Sudoeste é também falar em vestígios pré-históricos, testemunhos fenícios, árabes e romanos bem como construções defensivas de séculos mais recentes. Pequenos aglomerados dispersos fazem o presente, poiso de homens do campo, não raro, ligados ao mar. Aos que lá vivem juntam-se, cada vez mais, os que lá vão, atraídos por paisagens mais próximas da ideia que muitos se fazem do natural.


A rede hidrográfica da Costa Sudoeste é constituída por diversos cursos de água pertencentes à bacia hidrográfica do rio Mira e à bacia hidrográfica do Barlavento algarvio e por outros cursos que desaguam directamente no Atlântico, tanto na costa ocidental como na costa sul.

Estes cursos de água sustentam um elevado número de espécies da flora e da fauna, incluindo algumas espécies de peixes prioritárias e endémicas. Em acréscimo, as galerias ripícolas constituem um habitat relevante no que respeita à migração de passeriformes transharianos bem como à alimentação e ao refúgio de várias espécies de mamíferos.

Particularmente interessantes são também alguns dos estuários que constituem importantes zonas de nursery para várias espécies de peixes, sendo ainda habitat de alimentação, repouso e nidificação para aves migradoras.


A fauna está associada aos diferentes habitats existentes, nomeadamente as arribas, os sistemas dunares, as lagoas temporárias e os barrancos e ribeiras. É uma importante área de passagem migratória para aves planadoras e passeriformes migradores transarianos, aves que nas suas deslocações entre as zonas de invernada em África e de nidificação na Europa, evitam atravessar grandes massas de água.

A maior concentração de aves planadoras, em Sagres, verifica-se nos meses de Setembro e Outubro, envolvendo mais de 2000 indivíduos de diversas espécies.
Constitui derradeira área de cria na Península Ibérica da Águia-pesqueira, Pandion Haliaetus.

A nidificação em arribas marítimas constitui uma particularidade desta região aqui se reproduzindo espécies como o falcão- peregrino, Falco peregrinus e a gralha-de-bico-vermelho, Pyrrhocorax pyrrhocorax. Ainda nas falésias destaca-se, por ser situação única no mundo, a nidificação da cegonha branca Ciconia ciconia. Em toda a faixa costeira podem observar-se corvos-marinhos, Phalocrocorax spp, melro-da-rocha, Monticola solitarius e peneireiro, Falco tinnunculus.

Nos campos dunares podem-se avistar mamíferos como a fuinha, Martes foina, que frequenta as praias e o texugo, Meles meles, nas dunas da falésia, com solos mais propícios para escavarem as suas tocas. Nas dunas ocorrem, frequentemente, raposas Vulpes vulpes, localmente denominadas por zorras e sacarrabos Herpestes ichneumon também conhecidos por escalavardos.

Onde dormir: Aldeia da Pedralva

Exibições: 999

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Aldeia da Pedralva em 24 Janeiro 2011 às 17:35

Ficamos muito contetes por saber que lhe abrimos o apetite para voltar a esta Costa Maravilhosa!!!

 

Comentário de Pedro Bretes em 24 Janeiro 2011 às 16:11

Já conhecia a costa vicentina, mas percebo agora que nunca explorei bem.

Quando o bom tempo regressar, vou lá voltar e desta vez não me escapa nada.

Graças a este artigo;) Obrigado

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço