MAR SHOPPING MATOSINHOS RECEBE RASTREIOS CARDIOVASCULARES E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada três adultos sofre de hipertensão arterial o que aumenta o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte. No relatório globalpublicado em 2023, a OMS defende que a prevenção e os cuidados podem evitar 76 milhões de óbitos até 2050. Para ajudar a promover a edução na comunidade e alertar para a importância da saúde preventiva, o MAR Shopping Matosinhos acolhe a 23 de março uma ação gratuita de Rastreios Cardiovasculares e Educação para a Saúde, conduzida pelos Novos Fitados de Medicina 2023/2024 de Coimbra. A iniciativa tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar da comunidade, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).

O compromisso da Agenda 2030 visa enfrentar desafios críticos, tendo um dos seus objetivos de desenvolvimento sustentável foco na saúde e outro nas parcerias. A deteção precoce de alterações na saúde é fundamental para prevenir doenças e promover um estilo de vida saudável. Nesse contexto, os rastreios de glicemia, tensão arterial e índice de massa corporal (IMC) desempenham um papel crucial. A ação destina-se a pessoas de todas as idades, sendo sinalizadas situações para vigilância e apelo a adoção de hábitos saudáveis, concretamente no que diz respeito a factores de risco como o tabagismo e o sedentarismo.

A ação que irá decorrer no piso zero do Meeting Place, entre as 10h00 e as 19h00, faz parte de um projeto de prevenção e monitorização de doenças cardiovasculares, que está a operacionalizar em território nacional. Os rastreios serão conduzidos por alunos que receberam formação certificada pela Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Centro, garantindo desta forma a qualidade e a confiabilidade dos resultados. Os serviços serão gratuitos e acessíveis a todos.

A cultura dos rastreios está cada vez mais presente na sociedade que se familiariza com a importância da prevenção precoce enquanto “agente” de saúde. A realização de rastreios num espaço neutro como o Meeting Place pode ajudar a contornar e anular o estigma associado à realização destas atividades em unidades médicas e hospitalares. Ao proporcionar um ambiente acolhedor e acessível a todos, o MAR Shopping Matosinhos tem como objetivo contribuir para que mais pessoas participem e beneficiem destas avaliações de saúde, de forma gratuita, reforçando junto da comunidade a importância de transmitir conceitos preventivos relativamente à saúde.

AGENDA DE ATIVIDADES

MAR Shopping Matosinhos

Piso 0, Atrium, varandim

 

Horários das atividades:

Das 10h00 às 19h00

Atividade gratuita

Exibições: 5

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço