CINEMA: 85ª Gala dos Oscares - E os nomeados são...

A maior noite de cinema do ano está a chegar com a 85ª Gala dos Oscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Na madrugada do dia 24 de Fevereiro, as estatuetas mais desejadas da sétima arte vão ser entregues e os maiores candidatos a uma noite de glória são "Lincoln", de Spielberg, e "A Vida de Pi", de Ang Lee. Também "Os Miseráveis" e "Guia para um Final Feliz" estão bem cotados mas a grande surpresa poderá vir da Áustria, já que Michael Haneke conseguiu colocar o seu "Amour" no coração do júri. Entre os atores a luta promete ser renhida, embora Daniel Day Lewis e Emmanuelle Riva ou Naomi Watts sejam os apontados para os prémios de Melhor Actor e Melhor Actriz Principal. Uma noite que promete ser de gala e também de muitas gargalhadas, já que a apresentação estará este ano a cargo de Seth MacFarlane, o criador de "Family Guy", "American Dad" e "Cleveland Show" e também realizador do filme "Ted".

LINCOLN

12 Nomeações – Principal vencedor da noite de nomeações, ficando à frente de outros candidatos como "A Vida de Pi" e "Django". Deverá ser também o grande vencedor da noite, muito graças às excelentes atuações de Daniel Day-Lewis, que deve conseguir o terceiro Óscar de Melhor Ator Principal, e Tommy Lee Jones, um dos grandes candidatos à estatueta de Ator Secundário. Também está entre os principais favoritos para Melhor Filme do Ano e Melhor Realizador.

"Lincoln" é adaptado do livro biográfico «Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln», de Doris Kearns Goodwin, mas em vez de retratar toda a vida do presidente da república norte-americano vai centrar-se apenas nos seus últimos quatro meses de vida, nomeadamente na abolição da escravatura e na Guerra Civil Americana. A votação renhida na Câmara dos Representantes pela 13ª emenda, que ilegaliza a escravatura, será um dos pontos centrais da fita.

Realizado por: Steven Spielberg
Interpretado por: Daniel Day-Lewis, Sally Field, David Strathairn, Tommy Lee Jones

A VIDA DE PI

11 Nomeações – A adaptação do livro de Yann Martel é tudo o que separa Lincoln de uma vitória arrebatadora, com Ang Lee a ser apontado juntamente com Spielberg como os dois principais candidatos ao prémio de Melhor Realizador. 

Durante toda a sua existência, o jovem Pi (Gautam Belur/Suraj Sharma/Ayush Tandon/Irrfan Khan nas várias idades) viveu na Índia, num jardim zoológico administrado pela família. Leitor voraz, alimenta a sua curiosidade com tudo o que se relacione com hinduísmo, budismo e cristianismo, assimilando e tendo a mesma fé nas três religiões. Até que a família decide mudar-se com os animais para o Canadá e o navio em que viajam naufraga. Pi inicia então a maior aventura da sua vida, dando por si à deriva num pequeno bote salva-vidas com uma hiena, uma zebra de perna partida, um orangotango e um tigre-de-bengala. Apenas Pi e o tigre sobrevivem à primeira semana. Depois, partilham o mesmo bote durante 227 longos dias no mar. Mas, ao mesmo tempo que Pi luta pela própria sobrevivência, a sua alma e a daquele animal vão tocar-se de tal maneira que ficarão marcas que nada, nem ninguém, poderá apagar. Baseado no romance de Yann Martel, vencedor de um Booker Prize e publicado em mais de 40 países, "A Vida de Pi" passa agora para o grande ecrã pelas mãos do conceituado realizador Ang Lee ("O Tigre e o Dragão", "O Segredo de Brokeback Mountain", "Taking Woodstock"), com argumento de David Magee.

Realizado por: Ang Lee
Interpretado por: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Tabu, Adil Hussain, Gerard Depardieu, Rafe Spall

GUIA PARA UM FINAL FELIZ

Nomeações – Além da nomeação para Melhor Filme, tem Bradley Cooper como um dos principais candidatos a Melhor Ator. O elenco de luxo poderá também galardoar Robert de Niro e Jacki Weaver como melhores Atores Secundários.

A vida nem sempre corre de acordo com o esperado.

Pat Solatano (Bradley Cooper) perdeu tudo - a casa, o trabalho e a mulher. Depois de ter passado oito meses numa instituição estatal, encontra-se a viver de novo em casa dos pais (Jacki Weaver e Robert DeNiro).
Pat está determinado a reconstruir a sua vida, a conseguir manter-se otimista e, apesar das circunstâncias difíceis da separação, a reconciliar-se com a sua mulher. Tudo o que os seus pais desejam é que ele recomponha a sua vida – e que partilhe com eles a obsessão familiar com o clube Philadelphia Eagles. As coisas complicam-se quando Pat conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma misteriosa e problemática mulher, com os seus próprios problemas. Tiffany oferece-se para ajudar Pat a reconquistar a mulher, mas em troca ele terá de fazer algo muito importante para ela. Este acordo acaba por estabelecer uma inesperada ligação entre os dois e acontecimentos felizes começam a surgir na vida de ambos.

Realizado por: David O. Russell
Interpretado por: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Jacki Weaver, Anupam Kher, Julia Stiles e Chris Tucker

OS MISERÁVEIS

8 Nomeações – A adaptação do clássico de Victor Hugo também é candidato para as principais categorias, com a nomeação para Melhor Ator a premiar o desempenho de Hugh Jackman. David O’Russel também conseguiu com o musical ser indicado para os Oscares de Melhor Filme e Melhor Realizador.

Baseado no conto épico de Victor Hugo, Tom Hooper traz para o cinema a sua espetacular interpretação do musical que há mais tempo se encontra em cena no mundo. O realizador do galardoado “O Discurso do Rei”, convidou grandes estrelas internacionais como Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway, Amanda Seyfried, Helena Bonham Carter e Sacha Baron Cohen para recriar ao vivo os grandes temas deste que é o musical dos musicais, criando assim uma experiência cinematográfica arrebatadora. Com a França do século XIX como pano de fundo, “Os Miseráveis” conta uma apaixonante história de sonhos desfeitos, de um amor não correspondido, paixão, sacrifício e redenção, num testemunho intemporal da sobrevivência do espírito humano. Jackman interpreta um ex-prisioneiro, Jean Valjean, perseguido durante décadas pelo cruel polícia Javert (Russell Crowe), depois de ter quebrado a sua liberdade condicional. Quando Valjean aceita cuidar de Cosette, a filha da operária Fantine (Anne Hathaway), as suas vidas mudam para sempre.

Realizado por: Tom Hooper
Interpretado por: Anne Hathaway, Hugh Jackman, Russell Crowe, Amanda Seyfried, Helena Bonham Carter, Sacha Baron Cohen, Eddie Redmayne e Samantha Barks

AMOUR / AMOR

7 Nomeações – Além da estatueta quase certa para Melhor Filme Estrangeiro, muitos apontam o veterano austríaco Michael Haneke como possível vencedor do prémio que reconhece os realizadores. A excelente prestação de Emmanuele Riva pode fazer da francesa uma das mais velhas a receber o galardão de Melhor Atriz Principal.

Georges e Anne são octogenários, pessoas cultas, professores de música reformados. A filha, igualmente música, vive no estrangeiro com a família. Um dia, Anne é vítima de um acidente. O amor que une este casal vai ser posto à prova… O novo filme de Michael Aneke, Amor, foi o grande vencedor dos Prémios Europeus do Cinema, vencendo os prémios de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actor e Melhor Actriz.

Realizado por: Michael Haneke
Interpretado por: Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva, Isabelle Huppert, Alexandre Tharaud, William Shimell e Rita Blanco

ARGO

6 Nomeações – Embora nas principais categorias apenas tenha direito a nomeação para Melhor Filme e Melhor Ator Secundário com Alan Arkin, sem dúvida que o total de indicações aos prémios é por si só uma grande vitória do “jovem” realizador Ben Affleck.

A 4 de Novembro de 1979 a embaixada norte-americana é tomada de assalto por um grupo revolucionário iraniano que faz cinquenta e dois reféns. Seis conseguem fugir e são acolhidos na casa do embaixador canadiano. A CIA sabe que se os revolucionários encontrarem os seis funcionários vão executá-los. Para evitar o pior, a agência envia para o terreno Tony Mendez (Ben Affleck), um agente especialista em fugas que arquitecta um plano arriscado para os tirar do país.

Realizado por: Ben Affleck
Interpretado por: Bryan Cranston, Ben Affleck, Taylor Schilling, Kyle Chandler, John Goodman, Zeljko Ivanek

DJANGO

5 Nomeações – Até há pouco mais de um mês era, a par de "Lincoln" e "A Vida de Pi", um dos principais candidatos ao máximo de nomeações e prémios. No entanto os tiroteios em escolas dos Estados Unidos e a relação feita entre esses casos e a violência no cinema e, especialmente, nos filmes de Tarantino tirou "Django" dos favoritos. No entanto ainda almeja aos prémios de Melhor Filme, Melhor Ator Secundário com Christopher Waltz e Melhor Argumento Original.

Passado no sul dos Estados Unidos dois anos antes da Guerra Civil, "Django Libertado" conta a história de Django, um escravo com um passado brutal que é vendido a um caçador de recompensas alemão para ajudar na captura dos irmãos assassinos Brittle. O seu sucesso leva Schultz a libertar Django, mas os dois homens decidem permanecer juntos. Assim, Schultz persegue os criminosos mais procurados do Sul com Django a seu lado. Apesar de aperfeiçoar as suas capacidades de caça, Django mantém-se focado num objectivo: encontrar e resgatar Broomhilda, a sua mulher que perdeu no comércio de escravos há muitos anos atrás. A procura de Schultz e Django leva-os até Calvin Candie, o proprietário de "Candyland", uma plantação infame onde os escravos são preparados pelo treinador Ace Woody a lutarem entre si por desporto. Ao explorar a plantação sob um falso pretexto Django e Schultz despertam a atenção de Stephen, um escravo da confiança de Candie. Os seus movimentos são seguidos e uma organização traiçoeira acaba por os cercar. Django e Schultz, ao tentarem escapar com Broomhilda, terão que escolher entre a independência e a solidariedade, entre o sacrifício e a sobrevivência...

Realizado por: Quentin Tarantino
Interpretado por: Christoph Waltz, Jamie Foxx, Kerry Washington, Leonardo DiCaprio e Samuel L. Jackson

00.30 HORA NEGRA

5 Nomeações – À partida para os Oscares Kathryn Bigelow é já uma das grandes derrotadas da noite, uma vez que a ex-vencedora não conseguiu a (aguardada) nomeação para Melhor Realizador. No entanto a hora da consagração pode chegar através dos prémios de Melhor Filme, Argumento Original e pela excelente atuação de Jessica Chastain, uma das candidatas ao prémio de Melhor Atriz.

A caça a Osama bin Laden inquietou o mundo e dois governos americanos durante mais de uma década. Mas, no final, foi uma pequena e dedicada equipa de operacionais da CIA que o conseguiu localizar. Cada pormenor da missão foi preparado no mais completo segredo. Embora alguns dos detalhes tenham sido, entretanto, tornados públicos, grande parte dos aspetos mais relevantes desta operação - incluindo o papel central desempenhado pela equipa - são agora trazidos pela primeira vez para o grande ecrã de forma subtil e envolvente pela dupla criativa vencedora de três Óscares com ‘Estado de Guerra’: Kathryn Bigelow e Mark Boal.

Realizado por: Kathryn Bigelow
Interpretado por: Chris Pratt, Jessica Chastain, Joel Edgerton

007 SKYFALL

5 Nomeações – O agente secreto mais famoso do mundo conseguiu cinco nomeações, todas em categorias secundárias, mas tem quase certo para Adele o prémio de Melhor Música Original, estando o filme nomeado para as principais categorias musicais da noite dos Oscares.

Em "Skyfall" a lealdade de Bond a M é testada quando esta é assombrada pelo seu passado. Quando o MI6 é atacado, 007 tem de encontrar e destruir a ameaça, a qualquer custo.

Realizado por: Sam Mendes
Interpretado por: Daniel Craig, Javier Bardem, Ralph Fiennes, Naomie Harris, Bérénice Marlohe e Judy Dench

BESTAS DO SUL SELVAGEM

4 Nomeações – Uma surpresa que acaba por não o ser. Embora só tenha quatro nomeações, há que destacar que são todas nas principais. Behn Zeitling pode conseguir Melhor Filme e Melhor Realizador, embora não seja dos favoritos. E que dizer da atuação da pequena Quvenzhané Wallis, a mais jovem nomeada de sempre para Melhor Atriz Principal com apenas 9 anos?

Nomeado para quatro Óscares, Bestas do Sul Selvagem é um dos filmes revelação do ano. A história gira em torno de uma rapariga de 6 anos, a pequena HushPuppy. A menina não sabe da mãe, desaparecida há muito, e vive somente com o seu pai que passa a vida em festa e acaba por precisar mais dos cuidados da pequena do que o contrário. Ambos vivem numa zona pantanosa e remota, com a casa deles a ser uma roulotte boiando sobre dois antigos bidões de óleo. Mas a existência de pai e filha vai ficar ameaçada quando chega a maior tempestade do século, que faz subir o nível das águas e ameaça submergir a localidade onde HushPuppy mora. Como se isto não fosse suficiente para ameaçar a existência da família, a tempestade tem ainda o efeito catastrófico de trazer de volta à vida os auroques, perigosas, cruéis, selvagens e esfomeadas criaturas pré-históricas. Tudo contratempos que a pequena heroína vai ter de ultrapassar numa odisseia para salvar a própria vida e a do seu pai. Um filme que também relembra algumas causa ambientais, como o perigo do degelo dos pólos e outras causas associadas à subida dos níveis das águas. A esta causa juntam-se ainda interpretações e uma realização notáveis, com "Bestas do Sul Selvagem" a alcançar nomeações para os Oscares de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Actriz e Melhor Argumento Adaptado.

Realizado por: Behn Zeitlin
Interpretado por: Quvenzhané Wallis, Dwight Henry e Levy Easterly

ANNA KARENINA

4 Nomeações -  O excelente trabalho de produção foi reconhecido pela Academia, já que o filme de Joe Wright está nomeado para os Oscares que distinguem o Design de Produção, Fotografia, Guarda-Roupa e ainda Banda Sonora Original.

A história deste drama é baseada no homónimo trabalho literário de Lev Tolstoy e centra-se em Anna Karenina (Keira Knightley), uma famosa aristocrata russa que se vê envolvida num tórrido e controverso caso extra-conjugal com o Conde Vronski (Aaron Johnson), que colocará em causa o seu estatuto na alta sociedade.

Realizado por: Joe Wright
Interpretado por: Aaron Johnson, Keira Knightley, Kelly Macdonald, Jude Law, Matthew Macfadyen, Olivia Williams

O MENTOR

3 Nomeações -  Paul Thomas Anderson pode ser à partida um dos grandes derrotados da noite, já que O Mentor viu apenas reconhecido o talento e prestações dos atores. Joaquin Phoenix tem poucas hipóteses de levar o prémio de Ator Principal, mas tanto Philip Seymour Hoffman como Amy Adams têm grande possibilidades nas categorias de Melhores Ator e Atriz Secundários.

Este filme retrata o regresso a casa de um veterano de guerra chamado Freddie Quell (Joaquin Phoenix), cujas cicatrizes psíquicas e recordações dos combates tornaram num homem violento, com um génio imprevisível e viciado em álcool e sexo. Mas esta mente perturbada é também um homem esperançado no futuro e que acredita que poderá refazer a sua vida. É nesta luta interna que Freddie se encontra quando decide entrar para “A Causa”, um movimento filosófico criado também por um homem regressado da guerra. Este carismático líder é Lancaster Dodd (Philip Seymour Hoffman), um homem com quem Freddie vai criar uma relação de amizade, mas também uma relação difícil e complexa que vai durar mais de uma década e onde juntos vão passar inúmeras peripécias. Um filme de Paul Thomas Anderson (Magnólia, Boogie Nights, Haverá Sangue) que valeu nomeçaões para os Óscares para três dos seus actores, Joaquin Phoenix, Philip Seymour Hoffman e Amy Adams.

Realizado por: Paul Thomas Anderson
Interpretado por: Joaquin Phoenix, Philip Seymour Hoffman e Amy Adams

THE HOBBIT

3 Nomeações – O excelente trabalho de produção do filme valeu-lhe as nomeações, e provavelmente os prémios, de Melhor Maquilhagem e Cabelo e também de Melhores Efeitos Visuais.

A aventura segue a viagem de Bilbo Baggins numa jornada épica para reconquistar o perdido Reino dos Anões de Erebor das garras do temível dragão Smaug. Surpreendido pelo Feiticeiro Gandalf, o Cinzento, Bilbo vê-se inesperadamente na companhia de treze anões, liderados pelo lendário guerreiro, Thorin Escudo-de-Carvalho. Esta aventura irá levá-los à Terra Selvagem por caminhos desconhecidos e traiçoeiros repletos de Gnomos, Orcs, Wargs mortíferos e Feiticeiros.
Durante o percurso, o modesto Bilbo Baggins não só descobre níveis de engenho e coragem que até a ele o surpreendem, como ainda consegue apoderar-se do “precioso” anel do Gollum que tem inesperados e úteis poderes… Um simples anel de ouro que está ligado ao futuro de toda a Terra Média de uma forma que Bilbo nem imagina ainda.

Realizado por: Peter Jackson
Interpretado por: Lee Pace, Martin Freeman, Benedict Cumberbatch, Billy Connolly, Hugo Weaving, Ian McKellen Elijah Wood, Cate Blanchett, Richard Armitage, Christopher Lee, Andy Serkis, Aidan Turner, Ian Holm, Mikael Persbrandt, James Nesbitt.

 

DECISÃO DE RISCO

2 NOMEAÇÕES – Mais uma vez Denzel Washington está nomeado para a grande noite do cinema como Melhor Actor Principal. No entanto, tal como as duas nomeações de Decisão de Risco parecem indicar, Denzel tem muito menos oportunidades do que Day-Lewis de fazer o “hat-trick” de Oscares para Melhor Actor.

Este thriller repleto de ação conta a história de Whip Whitaker (Denzel Washington - Vencedor de dois Oscar), um experiente piloto de aviões, que consegue salvar, milagrosamente, quase todos os passageiros de uma catástrofe aérea. Após o acidente, Whip é recebido como um herói, contudo, quanto mais se investiga, mais dúvidas surgem sobre o que realmente falhou e aconteceu no avião.

Realizado por: Robert Zemekis (Vencedor de um Oscar®)
Interpretado por: Denzel Washington, John Goodman, Don Cheadle e Melissa Leo.

 

A BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR

2 Nomeações – Mais um dos filmes que recebe as nomeações pelo excelente trabalho cénico, que fez desta adaptação do clássico dos Irmãos Grimm por Rupert Sanders candidato aos prémios de Melhor Guarda-Roupa e Melhores Efeitos Visuais.

Quando a Rainha descobre que a força e encanto da sua enteada Branca de Neve ameaçam o seu trono, e que se lhe roubar o coração poderá manter a sua juventude e viver para sempre, toma como objectivo de vida matar Branca de Neve.
Para tal contrata um caçador, que quase mata a jovem, mas acaba por se deixar "conquistar" por ela, e em vez de cumprir o seu trabalho, começa a treiná-la, para que ela possa lutar contra a madrasta.
Um filme inspirado na famosa história infantil “Branca de Neve e os Sete Anões”.

Realizado por: Rupert Sanders
Interpretado por: Kristen Stewart, Chris Hemsworth, Charlize Theron, Ian McShane, Sam Claflin, Ray Winstone

O IMPOSSÍVEL

1 Nomeação – Ao contrário do que o nome do filme indica, apesar de ter  alcançado apenas uma nomeação não é nada Impossível que Naomi Watts leve para casa o Óscar para Melhor Actriz Principal.

Depois das aterradoras imagens reais do tsunami de 2004, chega agora o filme a relatar a história verídica de sobrevivência de uma família. Maria (Naomi Watts), Henry (Ewan McGregor) e os seus três filhos são os elementos desta família apanhada, juntamente com dezenas de milhares de outras pessoas, no caos de uma das piores catástrofes naturais do nosso tempo.
Mas o verdadeiro terror que se assiste a todo o redor é atenuado por inesperados atos de coragem, compaixão e simples bondade que Maria e a sua família encontram durante as horas mais escuras das suas vidas.

Realizado por: Juan Antonio Bayona
Interpretado por: Naomi Watts, Ewan McGregor e Tom Holland

SEIS SESSÕES

1 Nomeação – Apesar do elenco de luxo, apenas Helen Hunt recebeu a nomeação para Melhor Actriz Secundária, que mesmo assim deverá acabar nas mãos de outra candidata.

Um elenco recheado de talento, com John Hawkes e William H. Macy (ambos nomeados para Oscares em edições anteriores) e a maravilhosa Helen Hunt (vencedora do Oscar para Melhor Atriz), dá vida a "Seis Sessões". O filme é baseado na história verídica do jornalista e poeta residente na Califórnia, Mark O'Brien. Retratado pelo brilhante John Hawkes, no papel de uma vida, a história de vida de O'Brien é extremamente comovente e, ao mesmo tempo, surpreendentemente divertida. Um homem que quando ainda criança, contrai poliomielite e fica paralisado, porém já aos 38 anos, decide perder a virgindade.

Realizado por: Ben Lewin
Interpretado por: John Hawkes, Helen Hunt e William H. Macy

MOONRISE KINGDOM

1 Nomeação – A história por trás do filme de Wes Anderson convenceu o júri da Academia, já que Moonrise Kingdom está nomeado para o prémio de Melhor Argumento Original

Decorrendo numa ilha ao largo da costa de Nova Inglaterra, no verão de 1965, "Moonrise Kingdom" conta a história de dois jovens, com 12 anos, que se apaixonam, fazem um pacto secreto e fogem juntos para um lugar selvagem. Enquanto as diversas autoridades locais os tentam encontrar, uma violenta tempestade irrompe e a pacífica comunidade da ilha fica, a todos os níveis, virada do avesso. Bruce Willis interpreta o xerife local, o Capitão Sharp. Edward Norton é um dos líderes do grupo de Escuteiros caqui, o Chefe Ward. Bill Murray e Frances McDormand interpretam os pais da jovem, o Sr. e a Sra. Bishop. Do elenco, fazem ainda parte Tilda Swinton, Jason Schwartzman e Bob Balaban, apresentando Jared Gilman e Kara Hayward como Sam e Suzy, o jovem casal.

Realizado por: Wes Anderson
Interpretado por: Bruce Willis, Edward Norton, Bill Murray, Tilda Swinton, Frances McDormand, Harvey Keitel

Frankenweenie

1 Nomeação – Pertence a esta lista porque poderá render a Tim Burton  a tão esperada e merecida estatueta. Embora a adaptação que Tim Burton fez da sua curta de 1984 esteja na frente das apostas para Melhor Filme de Animação, há que contar também com Brave e Paranorman na corrida a este prémio.

Do génio criativo Tim Burton (“Alice no País das Maravilhas”, “O Estranho Mundo de Jack”) chega “Frankenweenie,” um conto encantador sobre um menino e o seu cão. Depois de perder inesperadamente o seu cão Sparky, o jovem Victor recorre aos poderes da ciência para trazer o seu melhor amigo de volta à vida – com uns pequenos ajustes. Ele tenta esconder a sua criação pessoal, mas quando Sparky sai à rua, os colegas de escola de Victor, os professores e a cidade inteira apercebem-se que ter “uma nova pata no mundo dos vivos” pode ter consequências monstruosas.

De Tim Burton
Com vozes de: Winona Ryder, Catherine O'Hara, Martin Short, Martin Landau, Conchata Ferrell, Atticus Shaffer

NO | NÃO

1 Nomeação – Se alguém poderá tirar a Michael Haneke o prémio de Melhor Filme Estrangeiro é este filme de Pablo Larraín. É provável que não ganhe, mas “Não” merece sim esta nomeação.

Este é o filme que encerra a trilogia de Pablo Larraín sobre o período mais sangrento da história recente do Chile, sob comando do General Pinochet. Após "Tony Manero", em 2008, e "Post Mortem", em 2010, Larraín debruça-se agora sobre a história do referendo que a 5 de Outubro de 1988 começou a desenhar a queda deste governo autoritário. René Saavedra (Gael Garcia Bernal) é o publicitário e filho de exilado político que aceita o convite da oposição para liderar a campanha pelo”Não” à continuidade do general. O seu primeiro grande problema é o seu chefe, que lidera a campanha do “Sim”, pelo que Saavedra terá de lutar contra o próprio patrão e com os parcos recursos à sua disposição coordenar a campanha da oposição. A história narra a forma como, saindo da linha da política dura e optando por slogans mais leves e jingles harmoniosos e apelativos, a campanha pelo “Não” foi  ganhando apoiantes. A consequente repressão pela intimidação, golpes baixos e perseguições é também retratado no filme, mas o trabalho estava feito e assim, vinte anos depois da queda do governo de Salvador Allende pelo General Pinochet, o final do filme é o regresso à liberdade com o fim da ditadura no Chile.

Realizado por: Pablo Larraín
Interpretado por: Gael Garcia Bernal, Alfredo Castro, Antónia Zeggers, Nestor Cantillana

Exibições: 1172

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Joana Sá Pinto em 21 Fevereiro 2013 às 11:07

Tenho ido pouco ao cinema, infelizmente. Mas dos poucos que vi, o que ganhava uma estatueta era um dos que está já bem cá para o fim da lista: "Moonrise Kingdom"! :)

Comentário de MyGuide em 20 Fevereiro 2013 às 15:27

Aceitam-se apostas!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço