Tânia Barreira
  • Feminino
  • Rio Maior
  • Portugal

Amigos de Tânia Barreira

  • mark
  • Lara M
  • Sara Carvalho
  • bea almeida
  • Bebes.Comes
  • Orlando Leite
  • TravelTailors
  • COLARES VELHO
  • Rita S
  • Marisa Pires
  • Maria Costa Domingues
  • Paulo Dâmaso
  • Ana Paula Reis
  • Ana Runway
  • Rui Mesquita

UmOlharViajante



por Azores Natural Parks

Website:
http://parquesnaturais.azores.gov.pt/pt/ 

Vaticano - II

a seguir ao Museu, e sem dúvida, o principal símbolo do pequeno Vaticano, é a Basílica de São Pedro. Demorou mais de 100 anos a ser construída, é considerada património da humanidade, mas não é por isso que é conhecida. Mais ou menos católicos, não é preciso muito para termos ouvido falar desta basílica, e do que ela representa para a igreja católica, pois é a "casa do Papa".

é sem dúvida um edifício espectacular, que vale a pena a visita mesmo os não católicos, desde que (claro) respeitem a fé e as crenças, por isso mesmo, para entrar neste é necessário respeitar alguns preceitos, como não usar roupa que mostre o corpo acima dos joelhos, e não mostrar os ombros, além de ter que passar por detectores metais e não poderem entrar objectos como guarda chuvas, etc. Tudo por questões de segurança, que se percebe perfeitamente no local que é considerado o inimigo número 1 dos Daesh, e neste local já ter acontecido por exemplo uma tentativa de assasinato de um papa, neste caso o João Paulo II. Aliás, o local onde aconteceu este atentado, está assinalado na praça com uma pedra que têm gravada a data do atentado e o Brasão de armas deste Papa, sendo um dos primeiros locais históricos que podemos visitar assim que entramos "no complexo da Basílica".

No edificio em si, podemos fazer uma visita paga, que acredito ser muito mais completa, e que nos permite subir ao topo da cúpula, e apreciar um das mais belas vistas sobre Roma (e o Vatino), mas também podemos optar por não comprar bilhete, e mesmo assim conseguir visitar locais muito interessantes como os tumulos dos antigos Papas, que se encontram debaixo da Basilica. A entrada para esta divisão não está logo muito visivel, acredito que por isso passe pela Basilica sem ver esta parte, mas que meerce a visita! e no fim deste percurso ficamos logo dentro da Basilica em si onde ficamos maravilhados com tanto esplendor e tanto que ver!

O que destaco é sem dúvida o túmulo de João Paulo II, simples e humilde como este foi em vida, têm um destaque na basílica, não estando com os restantes papas no nível inferior. A Pietà de Miguel Ângelo que muitos de nós vimos nos livros de história também merece uma visita, tal como o placar de pedra com o nome de todos os Papas e a data dos seus "mandatos", começando como só podia ser, com São Pedro. São Pedro que têm o seu túmulo no centro desta basílica sobre uma estrutura lindíssima. De facto há muito para ver...

Voltando à Praça de São Pedro, é normal ver muitas pessoas no ar a advinhar qual é a janela, e qual é a chaminé de onde é anunciado sempre que existe um novo Papa. e aproveite e veja a guarda oficial do Vaticano, que possuem uns trajes únicos!

O Vaticano, embora pequeno, merece no mínimo um dia para ser bem visto, devido à quantidade de obras, arte, cultura que possui por metro quadrado! Claro que quem for religioso, este é um lugar que sem dúvida têm que ir! Um local onde é fácil perdemos a noção do tempo!

Vaticano - I

Já dizia a expressão “é como ir a Roma e não ver o Papa!”, pois, fui a Roma e não vi o Papa, até porque para o ver o melhor é ir ao Vaticano! que embora “ser em Roma”, na verdade o Vaticano é um país diferente que embora beber muito da cultura italiana e não ser totalmente independente, é um país à parte, com leis próprias, bandeira própria, e um chefe próprio que é nada mais nada menos que o Papa!

Então o Vaticano, ou melhor, o Estado do Vaticano é o menor país do mundo, e só isso já seria motivo suficiente apra qualquer viajante querer conhecer, mas na verdade é também dos paises mais influentes do mundo (lá está a expressão que tamanho não têm a ver com…) pois é a capital, a sede da igreja católica no mundo!

Por isso mesmo, muitos são os católicos que querem visitar este lugar, mas católico ou não, é um lugar que acho que vale muito a pena ser visitado! Todo murado à sua foto, como se pode ver no mapa abaixo,
este país é de facto pequeno, e acaba por se basear quase somente na basílica de São Pedro (considerado o primeiro Papa), os seus jardins, o seu belo Museu e mais alguns edificios relacionados com a Igraja catlólica, como casa de bispos, etc.

Qualquer visitante do Vaticano, quer ver a Basilica de São Pedro, e claro que é imperdrivel, mas quem gosta de história, de arte, não pode perder o Museu do Vaticano! Foi neste Museu que vi as maiores filas de entrada da minha vida, duas dicas fundamentais, vá cedo! Cedo mesmo! e compre o seu bilhete com antecedência online no site oficial do Museu, embora não ser um site muito fácil, evita uma das maiores filas da sua vida e acaba por lhe sair mais barato!

Serão muitos os vendedores nas ruas adjacentes que lhe tentarão vender este bilhete, muitas vezes combinado com outras visitas, e o meu conselho é, claro sem ser mal educado, fugir deles, pois o bilhete online é mais barato e mais simples. Contudo, estes vendedores foram impecáveis para me explicar que quem tinha já o bilhete comprado poderia entrar directamente no museu e não tinha que estar na fila enorme que crescia cada vez mais de segundo para segundo.

O principal motivo de visita deste museu é sem dúvida a Capela Sistina, onde o tecto pintado por tecto pintado por Michelangelo faz qualquer um ficar com um torcicolo! e de facto a beleza desta capela vale a visita, embora a imagem mais conhecida desta capela não ser o tecto completo, mas somente um painel do tecto, e embora esta capela estar sempre super lotada, as fotos serem proibidas mas haver sempre alguém a tentar fotografar às escondidas, haver uma gravação que se torna super irritante de alguém a dizer (shiuu, be quiet, silence), vale a pena!

Mas vale a pena também o resto do Museu! Em muitas salas que entrei, (e já que paguei, é para entrar em todas, e entrei em todas, sim, mesmo sendo muitaaaasss!) muitas estavam quase vazias, pois as pessoas quase que ignoram o resto do museu, o que é uma pena! Adorei a viagem no tempo que fiz de sala para sala, adorei ver as peças de ouro do tempo dos gladiadores, adorei e só tenho pena não ter tido tempo para poder saborear com mais tempo, pois só lá estive uma manhã, mas pode-se estar muito mais...

Booze Traveler - Portugal



Booze Traveler é uma série de televisão americana de viagens apresentado por Jack Maxwell que em Portugal passa no Travel Chanel, onde este viaja pelo mundo para descobrir os produtos baseados em Álcool de cada lugar.

Este é o episódio de Portugal, onde descobre sabores como o Moscatel de Setúbal, até o que não poderia falta, Vinho do Porto, sem esquecer por exemplo a ginginha!
 

Página de Tânia Barreira

Artigos de Tânia Barreira

PASSEIOS (cá dentro): Pulo do Lobo

Criado em 11 Agosto 2016 às 16:30 ‚ 0 Comentários

No mais puro Alentejo, quase na fronteira com …

Continuar

PASSEIOS (cá dentro): Aldeias Históricas de Portugal

Criado em 22 Dezembro 2014 às 15:30 ‚ 0 Comentários

Aldeias Históricas de Portugal, um projecto que vale a pena continuar a acompanhar!
Continuar

The McNamara Surf Trip

Criado em 5 Dezembro 2014 às 15:30 ‚ 0 Comentários





"21 days, 7 regions, 2 archipelagos, awesome food, unique experiences, singular hospitality, waves in every corner – one of a kind surf trip."



Um documentário com McNamara, o surfista que levou a Praia do Norte na Nazaré ao mundo, a mostrar…
Continuar

ACTIVIDADES: Centro Btt da Batalha - Pia do Urso

Criado em 25 Novembro 2014 às 19:30 ‚ 0 Comentários

Já aqui tinha falado do espectacular conceito que é o Ecoparque Sensorial Aldeia da Pia do Urso, do seu percurso pedestre e de como é uma boa opção para um passeio tanto em…
Continuar

Caixa de Recados (2 comentários)

Você tem de ser um membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Às 1:38 em 14 Fevereiro 2011, Pedro Bretes disse...

Parabéns pelo excelente Blog

Às 0:55 em 24 Novembro 2010, Tânia Barreira disse...
 
 
 

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9 Abr.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2 Abr.

© 2018   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço