Tânia Barreira
  • Feminino
  • Rio Maior
  • Portugal
Partilhar no Facebook Partilhar no Facebook

Amigos de Tânia Barreira

  • mark
  • Lara M
  • Sara Carvalho
  • bea almeida
  • Bebes.Comes
  • Orlando Leite
  • TravelTailors
  • COLARES VELHO
  • Rita S
  • Marisa Pires
  • Maria Costa Domingues
  • Paulo Dâmaso
  • Ana Paula Reis
  • Ana Runway
  • Rui Mesquita

Grupos de Tânia Barreira

UmOlharViajante

"Cores do Alvão"

Zé Manuel dos Ossos, Coimbra

Onde quer que vá, uma coisa que gosto de fazer e que acho que é comum à maioria das pessoas que viaja, é provar as tradições locais. O Zé Manuel dos Ossos é um bom local para experimentar a boa tradição de comer, não de Coimbra, mas de Portugal.
Imagem do Facebook Oficial

O restaurante Zé Manuel dos Ossos, pega em ingredientes já conhecidos e transforma-os eu autenticas delicias. Claro que a especialidade da casa são os ossos, que na minha opinião devem ser comidos como entrada. Mas eu, provei os “cogumelos aporcalhados”, sim leu bem, “cogumelos aporcalhados”, e recomendo a toda a gente, maravilhosos, excluindo a quem não suportar picante!

O Zé Manuel dos Ossos é pequeno, têm poucas mesas, por isso chegue cedo, seja almoço ou jantar, fim de semana ou dia de semana, e prepara-se para esperar um pouco, mas vá na mesma, tenho a certeza que não se vai arrepender.

Ah, enquanto come pode indo lendo as recomendações que clientes antigos deixam em pequenos bilhetes que forram todos os espacinhos do pequeno restaurante.
Ainda tem duvidas?! veja a opinião de todas estas pessoas no:

Controlo Fronteiriço

Como se pode saber mais no site oficial dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, Portugal faz parte do Espaço Schengen, ou seja, promove uma livre circulação entre estados membros deste acordo, aos quais pertence todos os países da União Europeia e se juntam a Islândia, Suiça  e Noruega. 
Fonte: www.residency-bond.eu/

Na práctica isto significa, que cidadãos residentes neste espaço podem circular livremente entre estes estados sem necessidade de controlo fronteiriço, e que quem vêm de fora deste espaço, se visitar mais do que uma espaço, só necessita de ser controlado no primeiro estado em que der entrada, ou seja, por exemplo um brasileiro que venha fazer uma viagem pela península ibérica entrando em Portugal, é controlado na entrada de Portugal, mas quando for entrar em Espanha não é novamente controlado.

Contudo este Acordo de Schengen pode ser temporariamente suspenso por motivos de segurança, como por exemplo vimos acontecer aquando a migração de refugiados nos últimos anos para a Europa, e vai acontecer em Portugal de 10 a 14 de Maio de 2017 devido à vinda do Papa Francisco a Portugal, mais precisamente a Fátima.

Por isso se têm a sua viagem planeada para estes dias, jogue com mais este factor que pode fazer com que gaste mais tempo em viagem do que tinha previsto em situações normais.

Roma

Todos nós temos os nosso sonhos, um dos meus era sem dúvida, ir a Roma! Claro que há sítios muito mais bonitos no mundo, mas não sei porquê, Roma sempre me lembro de sonhar! Sempre devorei histórias de viagens dos meus amigos, podia ficar horas e horas a ouvi-los, tal como blogs e sites sobre viagens, onde Roma sempre me chamou à atenção. Com a viagem marcada, foi como um sonho que não ia acontecer. Sabem quando desejamos uma coisa, estamos quase a consegui-la e então nem queremos pensar muito nela, não criar muita expectativa não vá o Diabo tece-las e não acontecer?! Ou quando não queremos ver muita coisa, não planear muito, não SONHAR muito, com medo que a realidade nos desiluda?!
Foi com o medo de esta viagem não se realizar por algum motivo, que tudo foi planeado (ou neste caso, pouco planeado com o tal medo da desilusão), só acreditando quando cheguei de Aerobus à cidade! Foi o medo de me desiludir que se dissipou no momento em que ao virar uma esquina vejo o Coliseu! Foi um sonho realizado! um sentimento que enche de facto o coração que não acontece muitas vezes, e por isso é tão especial! Foi mágico conhecer os cantos e recantos desta cidade! Foi pouco tempo, foi ficar a vontade de voltar já! Foi um sonho tornado realidade!

Mas e a viagem em si? 
Bem eu fui em LowCost, e a única LowCost que viaje entre Lisboa e Roma é a Ryanair, mas existe por exemplo a Tap. Contudo Roma tem 2 aeroportos, o Fiumicino que é o principal, e Cimpiano para LowCost , que foi o aeroporto que usei. É importante ter este ponto em atenção para programar a entrada e saída da cidade, pois ambos são fora da cidade, ou seja, necessitará sempre de outro transporte (táxi, Aerobus) para chegar ao centro de Roma. Eu optei pelo Aerobus Terravision que faz a ligação entre ambos os aeroportos e o centro da cidade, mais precisamente a estação de comboios Termini que é um bom ponto de partida para qualquer ponto da cidade, quer a pé quer a nível de transportes (táxi, autocarro, comboio), ou até mesmo do pais, pois esta estação de comboios é das mais importantes de Itália, usada por muitos por exemplo para fazer um bate e volta de Roma a Florença ou outra cidade perto. Existem outras opções de Aerobus mas eu achei esta a melhor relação qualidade preço visto o local onde ia ficar alojada.

e Alojamento?
Eu acho, baseada na opinião de amigos que já tinham estado na cidade (Obrigado por toda a paciência e AMIZADE Marco) e blogs e sites onde me perco horas, que a cidade de Roma é uma cidade que se vê facilmente a pé, juntamente com o Metro. Uma opção de alojamento que já usei noutras ocasiões e que poderia fazer sentido neste caso era alugar um casa/estúdio por completo em vez de ficar alojada num hotel. As principais vantagens são puder fazer snacks e refeições o que nos fez poupar imenso em comida, e também nos levou a conhecer a sociedade romana mais a fundo, porque quase todos os dias íamos ao supermercado do bairro, juntamente com os habitantes locais. Em Roma, além desta vantagem, juntou-se o facto de em hotéis/pousadas ser necessário pagar uma taxa por turista por noite de cerca de 3 euros, ou seja, além da diária, teríamos que pagar mais cerca de 6 euros por casal, o que aumenta o custo do alojamento na cidade. Assim a partir do Airbn conseguimos um pequeno estúdio na zona de Termini que nos pareceu ser a melhor zona com a relação localização/acessibilidade/preço!

e deslocações?
Bem, como já disse, tinha a ideia que Roma era uma cidade para andar a pé. Mas um dos dias foi planeado a ir conhecer o Vaticano, e como estava já avisada que iria andar bastante para conhecer o Museu, e ficando o Vaticano na outra ponta da cidade relativo ao local onde estava alojada, tinha planeado pelo menos nesse dia ir de metro até o Vaticano, e voltar a pé para ir conhecendo esse lado da cidade. Como se diz muito, em Roma temos um monumento em cada esquina, em cada rua, por isso o melhor é mesmo descobrir a pé. Contudo em alguns casos, pode fazer sentido ir ou voltar de metro até uma ponta da cidade, percorrendo o caminho inverso a pé a descobrir a cidade! O Clima na cidade costuma ser muito bom, por isso o que se recomenda mesmo é sapatos e roupa confortável para andar, e muita água porque a cidade pode aquecer! Contudo para os mais distraídos, junto ao Coliseu há uma fonte pública onde qualquer um pode abastecer a sua garrafinha de água!
O que ver?
Como já disse eu sonhava com o Coliseu, então mesmo no primeiro dia ter havido atrasos no voo e ter chegado já um pouco tarde a Roma, foi o primeiro sítio que fui a correr conhecer! e posso garantir que é mágico ver neste lugar o dia transformar-se em noite! Depois, bem, pegue num mapa, marque como obrigatórios o Coliseu, a Piazza Navona, Praça de Espanha, Fonte Trevi, Panteão, Monumento a Vittorio Emanuele II,e claro, o Vaticano, e deixa-se andar entre as suas ruas. Não acho que exista um roteiro, porque ao ir por uma rua vai ver coisas espectacular e perder outras, portanto é ir, e aproveitar! 
ps: uma dica só, vá à Piazza del Popolo e suba até à Passeggiata del Pincio e deslumbre-se com a melhor vista possível sobre Roma! Depois aproveite que aí está e desça até à Praça de Espanha, o local indicado se gostar de compras de luxo (Mais uma vez, OBRIGADO Marco).

e comida?
Eu não sou um bom garfo! Como por necessidade, a não ser quando é comida italiana, e calma que não estou a falar só de pizzas! estou a falar de pasta! ahhh a pasta!!! e os ravioles, e tanta outra coisa que eles têm com tomate, e aquele queijo ralado sempre por cima! Como tinha casa, fui como já tinha dito muitas vezes ao supermercado comprar os produtos locais, as massas frescas, os seus pães tostados com tomate e azeite, as suas bebidas fresquinhas, e nem que seja só uma vez, por favor entrem num supermercado em qualquer viajam que façam! Não há maneira nenhuma de ficarmos mais em contacto com a população local! Eu não sou um bom garfo, mas comer em Roma foi sem dúvida das experiência mais marcantes e saborosas que tive na vida!
Foi com medo de me desiludir que fui nesta viagem, foi com vontade de voltar que me vim embora! Existiram momentos mágicos que nunca mais vou esquecer na vida e nesta viagem existiram muito deles!

Catedral e a Giralda, Sevilha

A catedral de Sevilha e a sua Giralda, são uma das imagens de marca da cidade. Esta catedral que é a terceira maior do mundo, é impossível deixar-nos indiferente, especialmente pela beleza da sua torre, a Giralda.
Património da Humanidade desde 1987, e vizinha do Arquivo das Índias (onde estão alguns dos documentos mais importantes durante a época dos descobrimentos, principalmente relativos a Espanha, mas também sobre Portugal e outros).
A beleza desta catedral gótica é inquestionável, a sua visita nem sempre é possível quando decorrem eventos como missa, e a fila para a visitar é enorme, desmotivando o menos convictos, mas acreditem, vale a pena. A dica é consultar online antes o horário das missas e comprar o bilhete online, isso vai lhe poupar imenso tempo que debaixo do sol tórrido de Sevilha, vai ser tempo precioso.
A Catedral por fora é lindissima, mas o seu interior não lhe fica atrás! os seus vidrais trabalhados, o orgão, as suas salas cheias de ouro e outros tesouros do tempo dos descobrimentos, e é também curioso ver o sistema de rega no pateo para as laranjeiras, mas o que mais gostei de ver no interior da catedral, foi sem dúvida o templo de Colombo. Nunca tinha visto um templo tão imponente!
Mas a maioria das pessoas quer visitar, e com razão, é a Giralda! São 17 andares a subir, numa escadaria que era dividida entre humanos e cavalos, mas que ao longo da subida, nos vai mostrando uma Sevilha diferente e bela, sendo a vista do topo um miradouro belíssimo que compensa a subida e o tempo de espera!
Resumindo, a Catedral e Giralda valem a pena? Não só daqueles monumentos que toda a gente vai? São desses monumentos, mas porque valem a pena, recomendo mesmo é água e que tentem comprar os bilhetes online, vão evitar tempo nas filas, e isso vai ser muito importante numa cidade que se descobre a pé!

 

Página de Tânia Barreira

Artigos de Tânia Barreira

PASSEIOS (cá dentro): Pulo do Lobo

Criado em 11 Agosto 2016 às 16:30 ‚ 0 Comentários

No mais puro Alentejo, quase na fronteira com …

Continuar

PASSEIOS (cá dentro): Aldeias Históricas de Portugal

Criado em 22 Dezembro 2014 às 15:30 ‚ 0 Comentários

Aldeias Históricas de Portugal, um projecto que vale a pena continuar a acompanhar!
Continuar

The McNamara Surf Trip

Criado em 5 Dezembro 2014 às 15:30 ‚ 0 Comentários





"21 days, 7 regions, 2 archipelagos, awesome food, unique experiences, singular hospitality, waves in every corner – one of a kind surf trip."



Um documentário com McNamara, o surfista que levou a Praia do Norte na Nazaré ao mundo, a mostrar…
Continuar

ACTIVIDADES: Centro Btt da Batalha - Pia do Urso

Criado em 25 Novembro 2014 às 19:30 ‚ 0 Comentários

Já aqui tinha falado do espectacular conceito que é o Ecoparque Sensorial Aldeia da Pia do Urso, do seu percurso pedestre e de como é uma boa opção para um passeio tanto em…
Continuar

Fotos de Tânia Barreira

A carregar...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

Vídeos de Tânia Barreira

  • Adicionar vídeos
  • Exibir todos

Caixa de Recados (2 comentários)

Você tem de ser um membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Às 1:38 em 14 Fevereiro 2011, Pedro Bretes disse...

Parabéns pelo excelente Blog

Às 0:55 em 24 Novembro 2010, Tânia Barreira disse...
 
 
 

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

© 2017   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...