CULTURA: 30ª edição do Jazz em Agosto 2013

O Jazz em Agosto celebra em 2013 a sua 30ª edição, com uma série de 10 concertos a decorrerem entre 2 e 11 de Agosto no palco principal do festival, o Anfiteatro ao Ar Livre da Fundação Calouste Gulbenkian. Complementarmente serão ainda apresentadas nove sessões de filmes e documentários, na Sala Polivalente do CAM - Centro de Arte Moderna.

A programação desta 30ª edição, refletindo a identidade que tem vindo a caracterizar este festival, convidou músicos familiares ao público do Jazz em Agosto, que têm pautado a sua postura por uma constante e inquieta procura de novos caminhos e estéticas musicais e que este ano se apresentam com novos projetos e formações.

Destaque especial para a presença de John Zorn, que celebra este ano o seu 60º aniversário, com uma grande digressão europeia à qual o Jazz em Agosto não quis deixar de se associar. A programação contará ainda com um concerto extraordinário, com entrada livre, no dia 25 de Julho, igualmente no Anfiteatro ao Ar Livre, destinado a assinalar outra efeméride, o 30º aniversário do CAM - onde o Jazz em Agosto nasceu integrado no serviço ACARTE - este concerto contará com o novo projeto OGRE da cantora Maria João, que relembrará o concerto inaugural do 1º festival Jazz em Agosto, em 1984, precisamente o Quinteto de Maria João. 

John Zorn (©DR)

No âmbito das comemorações desta 30ª edição do festival Jazz em Agosto será ainda lançado um livro com textos ensaísticos de Stuart Broomer, Bill Shoemaker e Brian Morton, críticos e pensadores do jazz, convidados para este efeito pela Fundação Calouste Gulbenkian. Esta publicação, que contará com uma edição em inglês e outra em português, pretende dar a conhecer o percurso de 50 dos músicos e formações que ajudaram, ao longo destas três décadas, a construir a identidade do festival e que fazem já parte da história do jazz contemporâneo; os textos serão complementados por uma discografia seletiva.

O Jazz em Agosto 2013 abre com um foco sobre John Zorn, músico americano dos mais prolíficos, que celebra este ano o seu 60º aniversário e ao qual o festival se associa. Os três projetos do compositor e saxofonista a serem apresentados incluem  companheiros habituais ao longo da sua carreira: Marc Ribot, Jamie Saft, Trevor Dunn, Kenny Wollesen, Joey Baron, Cyro Baptista e Ikue Mori. 

- The Dreamers, é o projeto que dá continuidade ao concetualismo do álbum The Gift (2001), de John Zorn, música com orientação lounge, evocando músicas de salão dos anos 1950 e apontamentos de música sul-americana mixada de música judaica.

- Essential Cinema, cinema com música em tempo real, é um projeto de composição de música para filmes de cineastas underground, integrado com visibilidade na série Filmworks da editora Tzadic, onde Zorn publica as obras em que cruza cinema e música. Inclui projeção de filmes de Maya Deren, Joseph Cornell, Harry Smith e Wallace Berman.

- Electric Masada conclui o foco sobre John Zorn, variante elétrica do seu grupo farol, Masada Quartet, de 1994, com influências de Ornette Coleman e Miles Davis e da música tradicional judaica que John Zorn herdou.

- Drumming GP plays Max Roach M’Boom é o concerto da formação portuguesa de percussão, originária do Porto e criada por Miquel Bernat, que tem desenvolvido um trabalho notável ao nível da música contemporânea. Nesta apresentação contará ainda com o baterista residente brasileiro Alexandre Frazão, para recriar o ensemble de percussão M’Boom de Max Roach que, ao longo dos anos 1980, explorou texturas de percussão não ocidentais.

- Elephant9 featuring Reine Fiske, um grupo norueguês de jazz elétrico formado por Ståle Størlokken, Nikolai Hængsle Eilertsen, Torstein Lofhus e Reine Fiske revela uma formação do jazz escandinavo, reconhecida pelas suas sonoridades surpreendentes e cameleónicas, onde se destaca a utilização do órgão Hammond B-3. 

- O trio The Thing de Mats Gustafsson, Ingebrigt Håker Flaten, Paal Nilssen-Love, dispensa apresentações. Após a sua apresentação na edição do Jazz em Agosto 2004, regressa este ano com a sua versão The Thing XXL, uma formação alargada que traz novos contornos à música do reconhecido grupo de free jazz, com Mats Åleklint, Terrie Ex, Jim Baker e Peter Evans. 

- Para além da sua participação em The Thing XXL, Peter Evans apresentará em estreia europeia o seu novo grupo, Peter Evans Octet, uma versão ampliada do seu recente quinteto no qual se destacam, entre outros, Sam Pluta em eletrónica e Jim Black na bateria. Peter Evans é hoje um dos mais aclamados trompetistas da atualidade.

- O compositor e saxofonista Anthony Braxton apresenta Falling River Music Quartet, uma nova música de câmara fruto de uma série de novas composições iniciadas em 2005, cruzamento de anotações musicais com apontamentos de pintura que  transformaram o seu sistema musical, tornando-o mais lírico e espacial. A formação inclui músicos conhecidos do público deste festival: Mary Halvorson, Ingrid Laubrock e Taylor Ho Bynum.

 

Anthony Braxton (©Carolyn Wachnicki)

- Mary Halvorson Quintet é mais uma estreia nacional, que espelha o reconhecimento internacional da guitarrista. A discípula de Anthony Braxton faz-se acompanhar neste quinteto por músicos da sua geração, Jonathan Finalyson, Jon Irabagon, John Hébert e Ches Smith, explorando a turbulência do rock com o fervor do jazz.

- O encerramento da 30ª edição do Jazz em Agosto ficará marcado com a presença de Pharoah Sanders, o carismático saxofonista que colaborou com grandes nomes do jazz como Sun Ra, Don Cherry e, sobretudo, John Coltrane. Pharoah & The Underground, um projeto imaginado por Rob Mazurek, que reúne os seus trios, São Paulo Underground e Chicago Underground.

 

Pharoah Sanders (©DR)

A programação incluirá ainda a exibição de nove filmes na Sala Polivalente do CAM - Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, num horário (18:30h) que antecede os concertos no Anfiteatro ao Ar Livre:

- Ciclo John Zorn: Treatment for a film in fifteen scenes, súmula de quatro filmes produzidos por John Zorn que têm como ponto de partida um guião escrito pelo músico/autor, foi apresentada no New York Film Festival 2011;

- aTensãoJAZZ (2011), série documental de uma história do jazz em Portugal, da autoria de Rui Neves e com realização de Paulo Seabra que será apresentada, na íntegra, no formato de dois episódios por dia, de domingo a sexta-feira;

- Concerto WORLD SAXOPHONE QUARTET no Jazz em Agosto 1987 (Arquivo RTP);

- Concerto SUN RA ARKESTRA no Jazz em Agosto 1985 (Arquivo RTP);

Ver vídeo aqui.

 

 

Exibições: 444

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço