CRIANÇAS: Felizes, mesmo sem presentes!

O Dia Mundial da Criança é pretexto para pedinchices de todos os géneros. Este ano, arme-se de argumentação e ofereça às crianças da sua vida algumas destas nossas sugestões que têm custo zero (ou são mais baratas do que a maioria dos brinquedos) e duram o ano inteiro. Escreva uma destas resoluções num papelinho, embrulhe-a num papel bonito com um grande laçarote e veja-o(a) sorrir.


Vamos fazer um campeonato?

Pare de apontar-lhe o dedo para as horas que passa em frente a ecrãs e, em vez disso, sente-se no chão com um jogo de tabuleiro. Pictionary, Monopólio, Cluedo continuam a surtir efeito em todas as idades. Outra solução passa pelo habitual “se não pode vencê-lo”… Tente perceber a razão da atracção pelos jogos que ele faz e experimente-os. No fim, não vale ficar mais viciado do que ele.


O que queres para o piquenique?

Experimente dizer em voz alta: “Hoje vamos fazer um piquenique!” O aplauso é garantido. Até pode ser feito no jardim em frente a casa, com pouco mais do que umas bolachas e uns sumos, porque a ideia de fazer um piquenique é sempre bem recebida pelos mais pequeninos. Locais especialmente apetecíveis são estes que a Ana Pracaschandra sugere, por exemplo.

 

Podes escolher a tua roupa!

Abra-lhe as portas do armário e deixe-o escolher à vontade. Afinal, desde que não escolha uns calções no dia mais frio do ano, ou a camisola de gola alta para ir à praia, não vem grande mal ao mundo se sair à rua com roupa que não foi escolhida por si. Mal vestido (talvez!), mas feliz. Não é isso que se quer? Melhor ainda do que deixá-lo escolher a roupa é perder o bom senso todo, atacar o baú a que só recorremos no Carnaval e fazer uma sessão caseira de baile de máscaras.


A cozinha é toda tua!

Deixe-o amassar, provar, explorar os seus dotes de cozinheiro. Pense numa receita fácil e MUITO IMPORTANTE dê um ar profissional: avental obrigatório, cabelo apanhado, e se conseguir arranjar um chapéu, tanto melhor! Se quiser inspiração para as receitas, consulte o site Mini.Paparoka. Se não se importar de desembolsar algum dinheiro (afinal, um filho cozinheiro é um investimento para o futuro!), inscreva-o numa escola de culinária para crianças como a LittleChef.


Onde está o tesouro?

Não é necessária uma imaginação por aí além para fazer uma caça ao tesouro. Pense num conjunto de perguntas ou desafios adequados à idade da criança, escreva-os em pequenos papéis que esconderá pela casa, e a diversão será tanta que a natureza do tesouro até se torna secundária. Se quiser fazer uma caça ao tesouro mais a sério, num espaço privilegiado, o Parque de Monserrate, em Sintra, tem um programa para grupos muito giro. No Porto, pode fazê-lo, por exemplo, no Museu dos Transportes e das Comunicações.


Vamos fazer uma viagem no tempo?

Pegue na sempre adiada lista dos locais a visitar e tome de assalto museus, castelos, monumentos. As crianças agradecem. O Castelo de S. Jorge, por exemplo, tem uma agenda de actividades divertida para a família toda. Durante o mês de Junho, o programa dos Domingos em Família é o seguinte: Jogos em Família (5 Jun, 11h); Música das Arábias (12 Jun, 11h); Danças com História (19 Jun, 11h); Visitas em Família (29 Jun, 11h). Qualquer uma das actividades decorre durante um período máximo de duas horas, tem um preço que não ultrapassa os 3€ e é dirigido a maiores de 5 anos.


Que cena!

Leve-o a assistir às cenas dos outros e ao vivo, num palco perto de si. Em cartaz, e com actuações durante o fim-de-semana de 4 e 5 de Junho, estão por exemplo: Heidi, no Jardim Botânico da Ajuda; O Principezinho da Quinta da Regaleira, em Sintra; Pedro e os Lobos, no Cinema São Vicente, Seixal; O Gato das Botas, no Teatro Sá da Bandeira, Porto.


Era uma vez…

Conte-lhe uma história. Até pode ser sempre o mesmo livro, folheado vezes sem conta, da frente para trás, de trás para a frente, agora com vozes, agora em ritmo abreviado… Mas se já não suporta os livros que tem em casa, pode espreitar a biblioteca mais próxima. A Biblioteca Municipal de Almada, por exemplo, inaugura a 4 de Junho um serviço dirigido a bebés dos 0 aos 36 meses. Miminhos e Livros é o nome deste novo espaço, onde se disponibiliza uma colecção de livros especialmente pensada para bebés e seus pais, com o objectivo de ajudar a fortalecer os afectos entre as famílias.  


Ao vivo, a cores e fora do ecrã da televisão!

Sim, é verdade, é possível contactar de perto com vacas, galinhas, coelhos e até javalis, veados ou avestruzes em vários espaços em Portugal. Se os primeiros se encontram facilmente nas Quintas Pedagógicas, como a dos Olivais, já os que não são domésticos são possíveis de encontrar em alguns dos seguintes parques.


Palavra proibida: “despacha-te”

Tente desligar a cassete que diz a toda a hora “despacha-te, estamos atrasados!” Em vez de arrastá-lo atrás de si nos seus sprints diários, que tal fazer tudo com mais tempo e calma? Para fazer crescer o tempo só conhecemos uma solução: acordar mais cedo! Faça-o de uma maneira divertida, com um despertador As Tuas Músicas, por exemplo.

Exibições: 874

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de MyGuide em 1 Junho 2011 às 10:36
O artigo não tem outras pretensões que não dar sugestões gratuitas ou baratas e facilmente exequíveis, Margarida. No entanto, no MyGuide é muito fácil fazer com que um projecto pequeno não fique esquecido: basta fazer um bom artigo de apresentação do mesmo ou apresentar na agenda (como já fizeram) os vossos eventos. São muito bem-vindos!
Comentário de Margarida Leonardo em 1 Junho 2011 às 10:12
Pena é que as grandes empresas e as organizações públicas continuem a receber todas as atenções e as pequenas continuem esquecidas. Por isso é tão difícil ser empreendedor neste país... www.just4teens.pt
Comentário de Rui Mesquita em 1 Junho 2011 às 9:57

Grandes dicas! Obrigado Myguide. :)

 

Estou a pensar ir à Regaleira ver o Principezinho.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço