CRIANÇAS: Felizes, mesmo sem presentes!

O Dia Mundial da Criança é pretexto para pedinchices de todos os géneros. Este ano, arme-se de argumentação e ofereça às crianças da sua vida algumas destas nossas sugestões que têm custo zero (ou são mais baratas do que a maioria dos brinquedos) e duram o ano inteiro. Escreva uma destas resoluções num papelinho, embrulhe-a num papel bonito com um grande laçarote e veja-o(a) sorrir.


Vamos fazer um campeonato?

Pare de apontar-lhe o dedo para as horas que passa em frente a ecrãs e, em vez disso, sente-se no chão com um jogo de tabuleiro. Pictionary, Monopólio, Cluedo continuam a surtir efeito em todas as idades. Outra solução passa pelo habitual “se não pode vencê-lo”… Tente perceber a razão da atracção pelos jogos que ele faz e experimente-os. No fim, não vale ficar mais viciado do que ele.


O que queres para o piquenique?

Experimente dizer em voz alta: “Hoje vamos fazer um piquenique!” O aplauso é garantido. Até pode ser feito no jardim em frente a casa, com pouco mais do que umas bolachas e uns sumos, porque a ideia de fazer um piquenique é sempre bem recebida pelos mais pequeninos. Locais especialmente apetecíveis são estes que a Ana Pracaschandra sugere, por exemplo.

 

Podes escolher a tua roupa!

Abra-lhe as portas do armário e deixe-o escolher à vontade. Afinal, desde que não escolha uns calções no dia mais frio do ano, ou a camisola de gola alta para ir à praia, não vem grande mal ao mundo se sair à rua com roupa que não foi escolhida por si. Mal vestido (talvez!), mas feliz. Não é isso que se quer? Melhor ainda do que deixá-lo escolher a roupa é perder o bom senso todo, atacar o baú a que só recorremos no Carnaval e fazer uma sessão caseira de baile de máscaras.


A cozinha é toda tua!

Deixe-o amassar, provar, explorar os seus dotes de cozinheiro. Pense numa receita fácil e MUITO IMPORTANTE dê um ar profissional: avental obrigatório, cabelo apanhado, e se conseguir arranjar um chapéu, tanto melhor! Se quiser inspiração para as receitas, consulte o site Mini.Paparoka. Se não se importar de desembolsar algum dinheiro (afinal, um filho cozinheiro é um investimento para o futuro!), inscreva-o numa escola de culinária para crianças como a LittleChef.


Onde está o tesouro?

Não é necessária uma imaginação por aí além para fazer uma caça ao tesouro. Pense num conjunto de perguntas ou desafios adequados à idade da criança, escreva-os em pequenos papéis que esconderá pela casa, e a diversão será tanta que a natureza do tesouro até se torna secundária. Se quiser fazer uma caça ao tesouro mais a sério, num espaço privilegiado, o Parque de Monserrate, em Sintra, tem um programa para grupos muito giro. No Porto, pode fazê-lo, por exemplo, no Museu dos Transportes e das Comunicações.


Vamos fazer uma viagem no tempo?

Pegue na sempre adiada lista dos locais a visitar e tome de assalto museus, castelos, monumentos. As crianças agradecem. O Castelo de S. Jorge, por exemplo, tem uma agenda de actividades divertida para a família toda. Durante o mês de Junho, o programa dos Domingos em Família é o seguinte: Jogos em Família (5 Jun, 11h); Música das Arábias (12 Jun, 11h); Danças com História (19 Jun, 11h); Visitas em Família (29 Jun, 11h). Qualquer uma das actividades decorre durante um período máximo de duas horas, tem um preço que não ultrapassa os 3€ e é dirigido a maiores de 5 anos.


Que cena!

Leve-o a assistir às cenas dos outros e ao vivo, num palco perto de si. Em cartaz, e com actuações durante o fim-de-semana de 4 e 5 de Junho, estão por exemplo: Heidi, no Jardim Botânico da Ajuda; O Principezinho da Quinta da Regaleira, em Sintra; Pedro e os Lobos, no Cinema São Vicente, Seixal; O Gato das Botas, no Teatro Sá da Bandeira, Porto.


Era uma vez…

Conte-lhe uma história. Até pode ser sempre o mesmo livro, folheado vezes sem conta, da frente para trás, de trás para a frente, agora com vozes, agora em ritmo abreviado… Mas se já não suporta os livros que tem em casa, pode espreitar a biblioteca mais próxima. A Biblioteca Municipal de Almada, por exemplo, inaugura a 4 de Junho um serviço dirigido a bebés dos 0 aos 36 meses. Miminhos e Livros é o nome deste novo espaço, onde se disponibiliza uma colecção de livros especialmente pensada para bebés e seus pais, com o objectivo de ajudar a fortalecer os afectos entre as famílias.  


Ao vivo, a cores e fora do ecrã da televisão!

Sim, é verdade, é possível contactar de perto com vacas, galinhas, coelhos e até javalis, veados ou avestruzes em vários espaços em Portugal. Se os primeiros se encontram facilmente nas Quintas Pedagógicas, como a dos Olivais, já os que não são domésticos são possíveis de encontrar em alguns dos seguintes parques.


Palavra proibida: “despacha-te”

Tente desligar a cassete que diz a toda a hora “despacha-te, estamos atrasados!” Em vez de arrastá-lo atrás de si nos seus sprints diários, que tal fazer tudo com mais tempo e calma? Para fazer crescer o tempo só conhecemos uma solução: acordar mais cedo! Faça-o de uma maneira divertida, com um despertador As Tuas Músicas, por exemplo.

Exibições: 804

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de MyGuide em 1 Junho 2011 às 10:36
O artigo não tem outras pretensões que não dar sugestões gratuitas ou baratas e facilmente exequíveis, Margarida. No entanto, no MyGuide é muito fácil fazer com que um projecto pequeno não fique esquecido: basta fazer um bom artigo de apresentação do mesmo ou apresentar na agenda (como já fizeram) os vossos eventos. São muito bem-vindos!
Comentário de Margarida Leonardo em 1 Junho 2011 às 10:12
Pena é que as grandes empresas e as organizações públicas continuem a receber todas as atenções e as pequenas continuem esquecidas. Por isso é tão difícil ser empreendedor neste país... www.just4teens.pt
Comentário de Rui Mesquita em 1 Junho 2011 às 9:57

Grandes dicas! Obrigado Myguide. :)

 

Estou a pensar ir à Regaleira ver o Principezinho.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço