…e começamos por encontrar numa rua escondida o Templo de Diana que, admito, fiquei muito feliz quando vi surgir pois era um dos meus objectivos da viagem. Património Mundial pela Unesco, é um dos símbolos mais importantes da passagem dos romanos pelo nosso país, partilha o Largo Conde Vila Flor com o Museu de Évora, onde agradavelmente podemos correr os corredores gratuitamente. Um excelente Museu, onde se pode encontrar colecções de Arte, Arqueologia e Naturália. Um museu a visitar, sem dúvida.

De seguida dirigimo-nos para a Sé de Évora, que embora prometa muito pela sua fachada, o seu interior… bem, o seu interior não o vimos porque a exploração era privada, e acabámos por não visitar. E lá andamos nós a explorar as ruas desta belíssima cidade, fazendo uma pausa aqui e outra ali para apreciar o artesanato local, visitando monumentos, a fonte da Praça de Sertório e a igreja adjacente (que me pareceu ser um excelente exemplo de tentativa de restauração), de onde partimos em busca dos doces típicos da região.

Templo de Diana Praça de Giraldo

No Largo de São Francisco encontramos a Igreja real de S. Francisco que mais uma vez, temos a certeza que era lindíssima por fora, já por dentro… fica a incógnita. Contudo, outro dos pontos que eu pessoalmente queria visitar em Évora, era a Capela dos Ossos. Foi a única vez na viagem toda que abdiquei da minha manifestação contra os privados, e lá gastei um euro e meio, com desconto de estudante, para visitar esta capela histórica.

Admito que é mais pequena do que tinha imaginado, contudo, a adrenalina que se sente quando se passa a porta depois de se ler “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”, é uma experiência a ser vivida. Sem me alargar muito, quero só dizer que esta Capela tem este nome pois as suas paredes são forradas com ossos humanos, que os monges roubavam durante a noite dos cemitérios da cidade.
Museu de Évora Catedral

E foi a continuar a explorar a cidade que visitámos o jardim público, onde se encontra também o Palácio Dom Manuel, e descobrimos a lindíssima fachada da Igreja da Graça, que desta vez não pudemos visitar, não por ser explorada por entidades privadas (fica a dúvida se era ou não), mas sim pelo adiantado da hora, já se encontrar encerrada.

Regressando a casa depois de, pessoalmente, bastante feliz com a viagem, ainda fizemos uma curta paragem por Montemor-o-Novo, para podermos visitar o seu castelo, o que acabou por ser a surpresa mais desagradável do dia. Embora não tivéssemos dedicado o tempo suficiente a conhecer a cidade, o castelo em si podia e deveria estar em melhores condições, ainda por cima sendo considerado Património de Portugal!
Entrada da Capela dos Ossos Jardim Público

Resumindo, visite Évora e todas as cidades à volta, que acima de tudo valem a pena, não só pelos seus monumentos, mas também pela paisagem natural. Faça uma pesquisa na Internet anteriormente para planear os locais que pretende visitar antes e, ao longo do caminho, vá recolhendo informação. E acima de tudo divirta-se!
Eu?! Eu Adorei! E vocês, que também visitaram?

Exibições: 717

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de MyGuide em 3 Agosto 2011 às 10:39
Obrigada pela sugestão Tânia. Ficamos à espera de mais! ;)
Comentário de Tânia Barreira em 2 Agosto 2011 às 20:17
Posso acrescentar que para estrangeiros ou não que estejam em férias em Portugal e que queiram visitar o máximo de sítios possíveis, localizando-se a partir de Lisboa, Évora é um desses locais perfeitos, porque permite perfeitamente ir visitar e voltar num dia! claro que não se vê tudo, mas é bem melhor que nada, e vale a pena! Têm autocarros e comboios!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço