Exposição “Líbia”, do fotógrafo Alexandre Costa, em parceria com a Médicos do Mundo

“Líbia” oferece-nos uma viagem por um país rico em cultura, tradições e história, numa exposição de Alexandre Costa, em parceria com a Médicos do Mundo (MdM). A mostra é inaugurada a 14 de Maio, com a apresentação do livro “Líbia: As Civilizações que o Saara Guarda”, da autoria do fotógrafo e com textos de Serafim Lobato, cujas vendas revertem a favor da MdM. 

O projecto de Alexandre Costa resulta de uma viagem realizada ao país do Norte de África. “Líbia”, exposição organizada em parceria com a MdM, de que o fotógrafo é voluntário, apresenta, através de um conjunto de imagens de rostos locais, um país rico em cultura, tradições e história. 

A exposição é inaugurada no dia 14 de Maio, pelas 17h, no Café Dias, em Lisboa, com a apresentação do livro “Líbia: As Civilizações que o Saara Guarda”, também da autoria do fotógrafo. A apresentação está a cargo do jornalista Serafim Lobato, co-autor, responsável pelas narrativas que compõem a obra.  

A exposição apadrinhada pelo Café Dias, que estará patente de 14 de Maio a 11 de Junho, entre as 8h e as 24h, conta com um cariz solidário. O valor da aquisição dos livros doados pelo autor à Associação reverte a favor dos projectos da MdM.  

O deserto do Akakus, considerado o maior museu arqueológico do mundo, a utopia do deserto do Saara, a cultura Greco-Bizantina, a cultura árabe e a presença italiana no século XX são alguns dos temas tratados através das imagens de Alexandre Costa e que nos mostram um país fascinante e com uma história imensa. 

Sobre o livro, Serafim Lobato refere ser “uma obra correcta, interessante, com belas fotografias de um autodidacta que foi operário, sentiu as agruras da vida e procurou sempre, ao longo da mesma, alargar o seu conhecimento e a sua visão sobre as coisas”.

Exposição e apresentação do livro “LIBIA – AS CIVILIZAÇÕES QUE O SAARA GUARDA”, do fotógrafo Alexandre Costa

14 de Maio, às 17h – Inauguração e apresentação do livro pelo jornalista Serafim Lobato

14 de Maio a 11 de Junho, das 8h às 24h – Exposição

Café Dias – Rua Pedro Calmon, 3b, Lisboa

Sobre Alexandre Costa

A colaboração de Alexandre Costa com a MdM teve inicio em 2006, com a exposição “3 Povos, 3 Países, e mantém-se até à data. A partir daí participou nas missões da MdM em Timor-Leste e Guiné-Bissau e, em cada uma destas experiências, contribuiu para enriquecer o espólio fotográfico da Associação. Do seu percurso fazem parte inúmeras obras fotográficas, cujos fundos angariados reverteram para os projectos da MdM.

Observador social por excelência, não só através da sua objectiva, garante que seria impossível qualquer escritura reproduzir as emoções, lágrimas, risos, gestos solidários, indiferenças e alheamentos colectivos que pautaram aquelas duas missões, em dois continentes diferentes.

Alexandre Costa conta com um Curso da Escola Industrial Afonso Domingues e vários cursos de fotografia. Participou em inúmeras exposições colectivas e individuais, em Portugal e no estrangeiro, assim como em concursos fotográficos. É sócio fundador do Vi-Ver – Club Fotográfico da Ramada.

Saiba mais sobre o fotógrafo em www.alexandrecosta.pt

Sobre a Médicos do Mundo

A Médicos do Mundo é uma Organização Não Governamental e sem fins lucrativos, de carácter independente, que desenvolve projectos de cooperação para o desenvolvimento em saúde e ajuda humanitária em todo o mundo, prestando cuidados de saúde a populações vulneráveis.

Uma das principais características da Médicos do Mundo é a sua rede de parceiros, que permite uma proximidade local grande na prestação de cuidados gratuitos de saúde. Os projectos têm também o objectivo de capacitação e educação para a saúde das populações dos territórios em que actua. Para além dos projectos, a organização actua também na área de advocacy, trabalhando para a consciencialização da opinião pública para as injustiças sociais.

A Médicos do Mundo é hoje uma organização de referência na área do desenvolvimento e ajuda humanitária, com mais de 36 anos de existência, presente em 80 países e com 439 projectos. A delegação portuguesa, fundada em 1999, tem 12 projectos em Portugal que melhoram a vida a mais de 5 mil pessoas por ano.

Saiba mais em www.medicosdomundo.pt  ou  www.facebook.com/medicosdomundo

Exibições: 80

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço