GASTRONOMIA: Quem quer, quentes e boas?

Podem mudar-lhes o invólucro de papel. Podem aumentar o preço da dúzia até valores indecentes. Podem aparecer nas receitas mais improváveis. Mas certo é que, nesta altura do ano, não conseguimos resistir às castanhas.

Reza a lenda que, num certo dia de Novembro, muito frio e chuvoso, Martinho terá encontrado no caminho para Amiens, em França, um mendigo que pedia esmola. Sem hesitar, Martinho terá pegado na sua espada e cortado a sua capa em dois pedaços, para dar um deles ao mendigo enregelado. Em consequência, a chuva terá parado, ficando inexplicavelmente uma temperatura de Verão.

Por isso todos os anos esperamos por este dia de Verão em Novembro, data em que se celebra este acto solidário com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo. É o Magusto tradicional do nosso país.

O que é que a castanha tem?

A castanha é um fruto que pelo seu valor nutritivo e energético tem vários benefícios. Tem um poder estimulante cerebral e sexual, é anti-anémica (castanha crua), anticéptica e revitalizante. É também rica em vitaminas C e B6 e uma boa fonte de magnésio e potássio.

Actualmente são consideradas uma guloseima desta época, porém noutros tempos, as castanhas pelo seu alto teor em hidratos de carbono, constituíram um complemento alimentar muito nutritivo, substituindo o pão quando os rigores e escassez do Inverno se instalavam.



Onde é que ela anda?

Na vila de Marvão, no Alentejo, todos os anos se celebra a Festa do Castanheiro e Feira da Castanha por esta altura. Durante estes dias, a vila torna-se numa montra dos vários usos que a castanha tem na gastronomia, doçaria e artesanato.

Aproveitando o embalo, sugerimos algumas receitas com castanhas:

Arroz de castanhas com passas:
350 g de arroz
5 colheres(sopa) de óleo
0,5 Kg de castanhas pequenas
100 g de uvas passas
sal q. b.
1 colher (sopa) de margarina
0,5 l de água quente

Lave e enxugue muito bem o arroz. Dê um golpe nas castanhas, coza-as em água temperada com sal e tire-lhes a casca e a pele sem as partir muito. Lave muito bem as uvas (passas) para perderem parte do açúcar. Deite o óleo num tacho, junte o arroz, leve ao lume, vá mexendo e, quando o arroz estiver a ficar um pouco alourado, junte 0,5l de água quente, tempere com sal, tape e deixe cozer em lume moderado (no mínimo) até o arroz estar enxuto e cozido, o que poderá verificar provando um grão de arroz. (Se cozinhar o arroz na panela de pressão, o tempo será de 8min.). Junte-lhe então a margarina, misture bem e, em seguida, junte as castanhas cozidas e as passas. Deixe ficar 5min. abafado fora do lume e sirva. É uma delícia para acompanhar carne.
Fonte


Pudim fresco
750 g de castanhas congeladas
sal
1 lata de leite condensado
1 cálice de rum
10 folhas de gelatina incolor
2 dl de leite
5 dl de natas
3 dl de molho de baunilha
raspas de chocolate para decorar

Coloque as castanhas a cozer em água temperada com sal. Assim que cozerem totalmente, escorra a água e reserve algumas castanhas para decorar. Reduza as restantes a puré.
Adicione, de seguida, o leite condensado e o rum. Coloque as folhas de gelatina durante cerca de 3 minutos de molho em água fria. Escorra-as e leve ao lume com o leite mexendo até derreter. Junte ao preparado inicial e mexa com uma vara de arames.
Bata as natas bem frias e acrescente à mistura. Verta tudo para uma taça de vidro, com 18 cm de diâmetro e previamente passada por água. Deixe no congelador durante 90 minutos.
Findo esse tempo, mergulhe a taça em água quente e vire para um prato de servir. Verta o molho de baunilha por cima e decore com as castanhas inteiras e as raspas de chocolate.
Fonte


Castanhas salteadas com cogumelos
Castanha: 500 gr
Bacon: 50 gr
Margarina: 50 gr
Cogumelo: 80 gr
Cebola: 1
Sal: qb
Pimenta: qb

Cozem-se as castanhas em água temperada com sal. Escorrem-se, descascam-se e reservam-se. Aloura-se o bacon cortado aos cubinhos numa frigideira. Depois de bem dourado, adiciona-se a cebola, finamente picada, e a margarina. Quando a cebola estiver transparente, juntam-se as castanhas e deixa-se alourar.
Lavam-se os cogumelos e cortam-se em lâminas, juntando às castanhas. Tempera-se com pimenta e deixa-se saltear durante 10 minutos, mexendo de quando em vez.
Fonte


Lombinhos assados com castanhas
1 ou 2 lombinhos de porco ( no total cerca de 900g)
6 dentes de alho
1 colher de sopa de colorau
sal & pimenta
1 colher de sopa de azeite
3dl de vinho Branco (pode ser Verde)
300g de castanhas congeladas
erva-doce

Corte todas as gorduras visíveis da carne e coloque-a num tabuleiro para ir ao forno, numa tigela à parte prepare o tempero, misture os dentes de alho esmagados com o colorau, o sal, a pimenta, o azeite e o vinho.
Dê uns golpes ao longo da carne e regue-a com o tempero.
Leve os lombinhos a assar no forno a 200ºC, regando periodicamente a carne com o molho.
Entretanto coloque as castanhas a cozer em água temperada com sal e erva-doce.
Sirva a carne cortada em fatias finas , acompanhadas com as castanhas…
Fonte

Exibições: 209

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Adriana Maria Martins Bastos em 20 Novembro 2010 às 18:47
Obrigada pelas receitas! Agradeço ainda a informação disponibilizada sobre as propriedades nutricionais das castanhas! Confesso que fiquei surpreendida...
Comentário de MyGuide em 11 Novembro 2010 às 17:10
Boa João! Hoje vai haver comemoração das boas então!
Comentário de João Miguel de Carvalho Jorge em 11 Novembro 2010 às 17:06
Adoro !!! Assadas, cozidas, cruas !!!!
Só falta a água pé !!!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço