Irish & Co. – O Espírito Irlandês no Seio de Lisboa

Eu e o meu grupo de amigos decidimos jantar num local diferente, com combinação gastronómica proveniente de 2 países com muito em comum, espírito pub, cerveja de culto, música ao vivo, e agradável atmosfera baseada na cultura irlandesa. Este local intitula-se Irish & Co.



O primeiro restaurante Irish & Co. foi inaugurado no ano 2000, e actualmente está presente em 3 locais de Lisboa – Parque das Nações, Doca de Santo Amaro e Rossio -, e também em Vilamoura, no Algarve, e em Vila Nova de Gaia, no norte do país.
O Irish & Co. que visitei situa-se no Parque das Nações, e o bar/restaurante é envolvido por uma arquitectura tipicamente de madeira que combina o soalho com ripas rectangulares em toda a área, as escadas centralmente incorporadas que nos transportam para o piso superior, as mesas e cadeiras com ângulos rectos, transmitindo ao visitante um ambiente quente e acolhedor.

O conceito nasceu a partir das semelhanças culturais existentes entre a Irlanda e Portugal, através do espírito boémio típico de um pub irlandês, o ambiente de convívio, animação e festa, não deixando de parte a culinária que satisfaz o bom garfo português e incorpora a saborosa cozinha da Irlanda.

Irish & Co. - Parque das Nações

 

Os menus preparados pelo Irish & Co. tentam recriar a culinária Irlandesa de forma autêntica e com produtos preparados segundo os métodos originais das diferentes regiões de onde originam. Os pratos variam entre peixe, carne e hambúrguer destacando-se o Stout Medallions, Jameson Steak, Bife Grelhado / Bife Pimenta, sempre acompanhado pelo tradicional arroz, batata frita, vegetais do dia ou ovo estrelado, constando também as entradas e doces com fortes influências Irlandesas. O arranjo dos pratos despertou-me a atenção, pois todos os pratos que pedimos vinham servidos de forma diferente, e esse facto transforma cada refeição num momento único! Infelizmente não encontrei o típico guisado irlandês, mas quem sabe no futuro encontre este prato típico disponível.

As bebidas alcoólicas são uma das imagens de marca do Irish & Co., no qual é destacado uma vasta selecção de whiskys Irlandeses e as cervejas, Guinness, Kilkenny e Tetley's, não deixando de parte os bons vinhos nacionais de qualidade.

Distingo ainda como toque de subtileza os originais candeeiros alimentados a gás presentes na esplanada exterior, que mais se assemelham a fogareiros utilizados para aquecimento, os pequenos artefactos que podemos encontram dentro do Irish & Co., que vão desde barris da Guiness, sacas, quadros típicos e outros objectos que nos remete para o espírito irlandês, e ainda o enorme “Spowith Camel”, uma réplica do avião que pertenceu ao piloto canadiano Captain Roy Brown em 1918, quando o mundo enfrentava a primeira guerra mundial.


Irish & Co. - Parque das Nações 



História do Captain Roy Brown e o avião “Spowith Camel”

Conta a história que, em Abril de 1918, nos céus franceses do Vale de Somme desenrolava-se mais uma incrível batalha entre os aliados e os alemães. No meio destes, destacava-se o maior mito da aviação militar alemã, Rittmeister Manfred von Richtofen mais conhecido como o "Barão Vermelho", voando no seu inconfundível Fokker triplano vermelho. O seu palmarés incluía 80 vitórias sobre os aviões inimigos, mas, no entanto, este dia ficaria para a história quando o piloto canadiano Captain Roy Brown, perseguindo o Barão que se preparava para eliminar mais um inimigo, dispara uma rajada de 40 balas e abate o famoso avião alemão.

Foi sem dúvida a mais importante vitória reclamada para um “Sopwith Camel” em batalha e que colocou o avião entre os mais populares de sempre, sendo considerado por muitos o caça mais famoso e bem sucedido ao serviço dos aliados na Primeira Grande Guerra (1914 – 1918), com o maior registo de vitórias conquistadas nos céus da Europa (perto de 1300) e ainda o avião mais manobrável, rápido e temido pelos pilotos inimigos.

O protótipo deste biplano voou pela primeira vez em Dezembro de 1916, impulsionado por um motor Clerget 92, de 110 cavalos de potência e armado de duas metralhadoras Vickers 303 de 7,7 mm montadas em cima do painel de instrumentos que disparavam em sincronia com a hélice. Em Julho e 1917 entrou ao serviço do Royal Flying Corps, e foram produzidos cerca de 5.500 unidades.

Irish & Co. - Doca de Santo Amaro


Restam apenas sete exemplares originais espalhados pelos mais famosos museus aerónauticos do Mundo. A réplica apresentada no Irish & Co foi construída em Lisboa por João Paulo Giestal, Carine Demoustier e Luis Lacerda Teixeira.

 


Venha conhecer pessoalmente a história do Captain Roy Brown e do seu avião “Spowith Camel” ao som de agradável música ambiente e com disfrute de belas cervejas Guiness entre amigos, no Irish & Co. – o verdadeiro espírito da Irlanda.

Exibições: 2294

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço