PASSEIOS (cá dentro): Mértola, a vila preciosa

Edificada sobre um promontório sobranceiro ao rio Guadiana, a vila de Mértola guarda ainda hoje vestígios de inúmeras civilizações que a ocuparam e modelaram durante milénios. Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos, Árabes,... foram-se revezando e deixando marcas que ainda hoje perduram na terra e nas gentes.

Percorrer as ruas do Centro Histórico, subir ao Castelo, visitar a antiga Mesquita e os Núcleos Museológicos ou simplesmente contemplar o rio Guadiana é reencontrarmo-nos com o passado ainda vivo e presente.

Célebre entre os geógrafos da Antiguidade, Mértola foi desde o período romano até à conquista cristã, um importante entreposto comercial, o porto interior da grande via fluvial do Guadiana. Aqui chegaram e se fixaram as gentes e circularam os produtos dos mais díspares lugares do mundo mediterrânico antigo; também aqui se cruzavam com o rio as calçadas que traziam o pão e o azeite de Beja, os minérios de Aljustrel e de S. Domingos.

Após a conquista cristã e durante cerca de cem anos foi também sede da Ordem de Santiago, período a partir do qual o rio Guadiana perde a sua importância como via de comunicação, o que contribuiu para a decadência da vila.

Na Vila Museu o tempo mantém-se inalterado, as ruas organizam-se em socalcos e os edifícios mantém as técnicas de construção tradicionais; preservam-se as muralhas que circundam todo o casco antigo e a estrutura antiga do porto que ostenta a seu lado a antiga Torre do Rio, uma torre fortificada que tem resistido quase intacta a anos e anos de intensas cheias do Guadiana.

O importante conjunto patrimonial do centro histórico é encimado pelo Castelo com a sua imponente torre de menagem a a Igreja Matriz, antiga Mesquita onde se observam vestígios do antigo templo como o mihrab e as 4 portas do arco ultrapassado.

 

Fonte: Turismo de Mértola - Sites a consultar: Câmara Municipal de Mértola - www.cm-mertola.pt - Associação de Defesa do Património de Mértola - www.adpm.pt - Campo Arqueológico de Mértola - www.camertola.pt - Turismo - www.visitalentejo.pt

 

 

 -

Exibições: 1066

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ricardo Campos em 23 Julho 2011 às 18:34
Fui lá quando houve a feira islêmica e gostei bastante...uma cidade pequena mas com um ambiente muito agradável:) e uma paisagem que sem qualquer dúvida é de aproveitar para tirar umas fotos:)
Comentário de Luis Marques Cotonete em 22 Julho 2011 às 10:20
Todas as vezes que passei por Mértola e já foram algumas, senti sempre a falta de informação sobre a cidade. Em termos arquitetónicos é agradável pela construção tradicional que apresenta, o miradouro sobre o Guadiana é bastante bonito, mas a informação é escassa e passamos por Mértola e não nos apercebemos da s riquezas da cidade, o que é uma pena.
Comentário de MyGuide em 21 Julho 2011 às 11:56
Ena, dito e feito, João! Podemos pedir mais? ;)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço