PASSEIOS (cá dentro): Mértola, a vila preciosa

Edificada sobre um promontório sobranceiro ao rio Guadiana, a vila de Mértola guarda ainda hoje vestígios de inúmeras civilizações que a ocuparam e modelaram durante milénios. Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos, Árabes,... foram-se revezando e deixando marcas que ainda hoje perduram na terra e nas gentes.

Percorrer as ruas do Centro Histórico, subir ao Castelo, visitar a antiga Mesquita e os Núcleos Museológicos ou simplesmente contemplar o rio Guadiana é reencontrarmo-nos com o passado ainda vivo e presente.

Célebre entre os geógrafos da Antiguidade, Mértola foi desde o período romano até à conquista cristã, um importante entreposto comercial, o porto interior da grande via fluvial do Guadiana. Aqui chegaram e se fixaram as gentes e circularam os produtos dos mais díspares lugares do mundo mediterrânico antigo; também aqui se cruzavam com o rio as calçadas que traziam o pão e o azeite de Beja, os minérios de Aljustrel e de S. Domingos.

Após a conquista cristã e durante cerca de cem anos foi também sede da Ordem de Santiago, período a partir do qual o rio Guadiana perde a sua importância como via de comunicação, o que contribuiu para a decadência da vila.

Na Vila Museu o tempo mantém-se inalterado, as ruas organizam-se em socalcos e os edifícios mantém as técnicas de construção tradicionais; preservam-se as muralhas que circundam todo o casco antigo e a estrutura antiga do porto que ostenta a seu lado a antiga Torre do Rio, uma torre fortificada que tem resistido quase intacta a anos e anos de intensas cheias do Guadiana.

O importante conjunto patrimonial do centro histórico é encimado pelo Castelo com a sua imponente torre de menagem a a Igreja Matriz, antiga Mesquita onde se observam vestígios do antigo templo como o mihrab e as 4 portas do arco ultrapassado.

 

Fonte: Turismo de Mértola - Sites a consultar: Câmara Municipal de Mértola - www.cm-mertola.pt - Associação de Defesa do Património de Mértola - www.adpm.pt - Campo Arqueológico de Mértola - www.camertola.pt - Turismo - www.visitalentejo.pt

 

 

 -

Exibições: 1025

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ricardo Campos em 23 Julho 2011 às 18:34
Fui lá quando houve a feira islêmica e gostei bastante...uma cidade pequena mas com um ambiente muito agradável:) e uma paisagem que sem qualquer dúvida é de aproveitar para tirar umas fotos:)
Comentário de Luis Marques Cotonete em 22 Julho 2011 às 10:20
Todas as vezes que passei por Mértola e já foram algumas, senti sempre a falta de informação sobre a cidade. Em termos arquitetónicos é agradável pela construção tradicional que apresenta, o miradouro sobre o Guadiana é bastante bonito, mas a informação é escassa e passamos por Mértola e não nos apercebemos da s riquezas da cidade, o que é uma pena.
Comentário de MyGuide em 21 Julho 2011 às 11:56
Ena, dito e feito, João! Podemos pedir mais? ;)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2020   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço