PASSEIOS (cá dentro): Rota da Cortiça, o outro Algarve

No Algarve é possível conhecer um outro tipo de turismo além das praias repletas de banhistas nos meses de Verão. Em São Brás de Alportel faça uma viagem pelos usos e costumes do sul.
Além do factor sol e praia, o Algarve tem muito mais para oferecer. Cenário perfeito para todo o tipo de actividades ao ar livre, a região é ao mesmo tempo convidativa para quem privilegia a paz de espírito, mesmo à mão no interior da Serra e no Barrocal, com a sua rica multiplicidade de fauna e flora. Associada a toda esta riqueza, inúmeras actividades permitem desfrutar da natureza de forma sustentável. A Rota da Cortiça, situada no concelho de São Brás de Alportel, é uma delas.


São Brás de Alportel

No século XIX, São Brás de Alportel era um importante centro económico. As plantações de sobreiros incentivaram o desenvolvimento comercial e fizeram do município o maior produtor de cortiça de Portugal e do Mundo. Actualmente, uma visita a este concelho possibilita o contacto com a serra algarvia, turisticamente menos visitada. A sua Rota da Cortiça, mais do que um simples percurso pedestre na natureza, propõe uma viagem no tempo por um mundo recheado de histórias, sonhos, pessoas e modos de viver e de trabalhar.


A Rota da Cortiça

A cortiça é o fio condutor de uma viagem marcada por seis pólos temáticos: Património, Natureza, Vida Rural, Tradição, Inovação e Conhecimento. Propõe circuitos para todos os gostos e idades. Para os mais novos incluem actividades desportivas radicais, aos crescidos exibem-se os inúmeros objectos em que a casca do sobreiro pode ser transformada, e aos seniores propõe-se a calma do sobreiral e a beleza das aldeias típicas da serra e do barrocal. 

 

O circuito geral, com duração de um dia completo ou de meio dia, tem início no Museu de São Brás, numa sala onde é apresentada uma panorâmica geral de toda a Rota e da cultura que envolve o processo de fabrico da cortiça. Segue-se um rápido passeio pelo centro histórico da vila, e parte-se então para a Serra do Caldeirão, ao encontro dos sobreirais, das pilhas de cortiça e das espécies animais e vegetais próprias da zona. Pelo caminho ainda há tempo de visitar as aldeias do barrocal, fazer uma paragem numa unidade de produção de medronho e licores, ou numa fábrica de doces tradicionais, e conhecer fábricas de produção de rolhas, das mais tradicionais à mais moderna.


Para todas as idades
Para as crianças, o itinerário propõe actividades lúdico-recreativas e até o mergulho numa piscina de rolhas!
Para os jovens dos 13 aos 18 anos, o percurso é enriquecido com as emoções fortes dos desportos radicais e a realização de experiências com energias renováveis.
Para os seniores o programa é mais contemplativo e privilegia a descoberta dos saberes antigos – como a identificação das plantas utilizadas desde há séculos para uso culinário e medicinal.


As visitas de dia inteiro realizam-se entre as 10h e as 17h30, durante o ano inteiro, sob marcação. As visitas de meio dia realizam-se das 9h30 às 13h, ou das 14h às 17h30.


Guia:


Rota da Cortiça
R. Gago Coutinho, 18, São Brás de Alportel
Tel.: 289 840 018
Site: Rota da Cortiça


Onde comer:
Adega Nunes
Receitas serranas em ambiente rústico.
Sítio dos Machados
Tel.: 289 842 506


Onde dormir:
Pousada de Estoi
Morada: Rua São José, Estoi, Faro
Tel.: 289 990 150

Festas do concelho:
Festa das Tochas Floridas – Mês de Abril
Feira da Serra – Mês de Julho

Exibições: 1761

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Pedro Castanheira em 16 Fevereiro 2011 às 9:24
É uma variante à tradicional forma de estar no Algarve. Gostei

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço