COMÉRCIO E TENDÊNCIAS: Negócios inéditos 100% portugueses

Já repararam que a maior parte do tempo esquecemo-nos que foram os portugueses que partiram à descoberta de um mundo completamente desconhecido? Criativo, inovador e empreendedor, assim é o povo português e assim são as suas ideias.

Portugal é um país repleto de riqueza e tem cada vez mais destaque no que diz respeito à inovação. Ideias “made in Portugal” estão a dar que pensar e neste artigo decidimos fazer jus aos negócios inéditos com carimbo nacional.

Sim, é invenção nossa

A Via Verde

Desenvolvido pela Brisa em 1991, por alturas da abertura da auto-estrada Lisboa/Porto, a Via Verde foi um sucesso imediato junto dos automobilistas (nessa altura eram já 90 mil clientes) e um dos primeiros sistemas de controlo de tráfego da Europa. Hoje em dia a Via Verde já permite o acesso a muitos parques de estacionamento e abastecimento em bombas de gasolina.

Garrafa de gás Pluma
Cem por cento portuguesa, criada por portugueses para portugueses, a garrafa de gás Pluma veio revolucionar o mundo das garrafas de gás. Com metade do peso (pesa apenas 7,5 kg em vazio, contra 15 kg da garrafa tradicional em aço), um design inovador, níveis superiores de segurança e ergonomia, integralmente construída em materiais recicláveis, a Pluma é um exemplo de soluções inovadoras.

Renova

Marca de papel higiénico oriunda de Torres Vedras, foi o primeiro caso de estudo português na área do marketing (da conceituada escola de Gestão Insead, em Fontainebleau, nos arredores de Paris). Renova foi responsável pelo lançamento do primeiro rolo de papel higiénico preto do mundo, o Renova Black. Hoje em dia já existem rolos em várias cores.

Das mãos dos nossos designers/artistas

Cork Block Shelter

O projecto do português David Mares esteve entre os 10 finalistas num concurso internacional promovido pela Fundação Guggenheim e pela Google Sketchup.
David Mares usou a cortiça para desenvolver o seu projecto, designado por CBS (Cork Block Shelter). Com localização prevista em Vale de Barris (Palmela, Setúbal), ao usar a cortiça como principal material de construção providencia simultaneamente isolamento térmico e acústico. Um material sustentável e genuinamente português.

Modular System

Depois de quatro anos de pesquisa sobre tipologias de habitação modular e acerca das possibilidades construtivas da madeira, os arquitectos Alexandre Teixeira da Silva e Miguel Ribeiro de Sousa da Arquiporto elaboraram um sistema modular de casas em madeira que pode declinar para soluções diferentes e personalizadas mediante a agregação de módulos predefinidos.
Morada: R.Roberto Ivens, 1351, Matosinhos
Tel.: 229 351 178
Site: Modular System http://www.modular-system.com/site/level1.php?a=w&page=1&c=...

Cantinho do Bebé

Já imaginou poder guardar para sempre a sua barriga de grávida? O Cantinho do Bebé promove a venda de barrigas de gesso completamente personalizadas. Os moldes de gesso são feitos com um gesso inofensivo para a mãe e para o bebé.
Uma obra de arte única e uma recordação para toda uma vida.

Morada: Avª de Ceuta, Edf. Gaveto Loja B
Quarteira, Portugal, 8125 116
Tel.: 966 447 494
Site: Cantinho do Bebé

Fly London

O nome engana mas é uma marca portuguesa. Com uma estratégia global, não há referências à nacionalidade da marca nem nos sapatos nem no site da Fly London. O que é certo é que o design inovador dos sapatos Fly London vende um pouco por todo o mundo, dos Estados Unidos ao Japão.
Site: Fly London http://www.flylondon.com

O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo
Tudo começou em 1987 quando Carlos Braz abriu um restaurante de comida tradicional portuguesa. Rapidamente o bolo de chocolate tornou-se na estrela da casa. Em 2002 Carlos Braz abre uma confeitaria com o nome “O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo” destinada a vender a apenas a famosa sobremesa.
Depois de ter expandido para Madrid, São Paulo e Rio de Janeiro, a marca portuguesa já chegou à Big Apple com a designação “The Best Chocolate Cake in the World”.
O bolo é servido em três versões: tradicional doce (53% d cacau), meio-amargo (70% de cacau) e Zero Açúcar.
Morada: R.Coelho da Rocha, 99, Campo de Ourique, Lisboa
Tel.: 919 984 349
Site: O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo http://www.omelhorbolodechocolatedomundo.com/


O que é Nacional ainda é muito bom

Antiga Barbearia de Bairro

A Antiga Barbearia de Bairro convida-o a fazer uma viajem até aos bairros típicos do pequeno comércio e das ruas de calçada portuguesa cheias de gente e animação, onde a barba se fazia à navalha, com a ajuda do sabonete e do pincel. Actualmente está presente em cerca de 100 pontos de venda em Portugal, nomeadamente: Serralves (Porto), Museu Berardo (Lisboa), À Antiga Portuguesa (Cascais), Alma Lusa (Lisboa), Jimmy Style Shop (Lisboa), e outros espaços de prestígio como a Loja das Meias nas Amoreiras, El Corte Inglés (Lisboa), Hotel Infante Sagres (Porto) e no Palácio da Pena (Sintra).

Quiosques de Lisboa
De um desafio resultou a remodelação de antigos quiosques que trouxeram mais vida à cidade. Catarina Portas foi uma das que agarrou no desafio com “armas e bagagens” e com a ajuda do arquitecto João Regal, criou o projecto “Quiosque de Refresco”. Podemos encontrá-los na Praça Luís de Camões, na Praça do Príncipe Real, na Praça das Flores entre outros quiosques de Lisboa onde o conceito já se entranhou.

A Vida Portuguesa

Uma marca que nasceu da crença de que os produtos antigos portugueses têm futuro. Desenvolveram parcerias com diversas marcas antigas de modo a voltar a colocá-las nas prateleiras das suas lojas: sabonetes Ach. Brito, sabonetes Confiança, andorinhas Bordalo Pinheiro, lápis Viarco, cerâmicas Secla ou cadernos Serrote.
Morada: Loja Chiado, R. Anchieta 11, Lisboa; Loja Clérigos, R.Galeria de Paris 20 - 1º, Porto
Tel.: Lisboa: 213 465 073; Porto: 222 022 105
Site: A Vida Portuguesa http://www.umacasaportuguesa.com/

Exibições: 3694

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Luz Carvalho em 20 Fevereiro 2011 às 10:21

O que é nacional é bom.Os portugueses sabem fazer .Desde os descobrimentos que o nosso espirito aventureiro cruzou mundo.Agora é só fazer valer essas qualidades de Povo criativo e inventivo e seguir em frente.

A comunicação social tambem terá de dar uma ajudinha e não baixar auto estima deste povo com o discurso da crise.Já chega !

Nós Portugueses vamos conseguir .

Comentário de MyGuide em 18 Fevereiro 2011 às 18:13
Óptimo, Catarina. Muito obrigado por acrescentar mais este projecto, que só vem enriquecer o artigo.
Comentário de Catarina Poiares em 18 Fevereiro 2011 às 18:05

Boa tarde My Guide,

Sugiro um negócio português (primeiro do género em portugal) criado à quase 10 anos numa iniciativa de empreendedorismo de uma mulher - Eu, Catarina Poiares. Mas que infelizmente muitas poucas as vezes é falado dele nos media. ;-(((

Falo do 1.º atelier de presentes - 100% personalizados, 99,9% Manuais; chamado A Oficina dos Presentes (http://www.aoficinadospresentes.pt). Surgiu em Portugal no de 2001. Convido o My Guide a visitar o mesmo e de certeza que não vai ficar indeferente. Já agora visitem a página de fãs que o atelier tem no Facebook (onde podem ser vistos os últimos trabalhos do atelier.


Cumprimentos,

Catarina Poiares

Tel.: 217 977 444

Telm.: 916 923 066

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço