PASSEIOS (cá dentro): Subindo, subindo até à Graça Divina

A viagem em busca da Graça Divina tem como ponto inicial o bairro de Alfama, local tradicional e simbólico de Lisboa o qual não pude deixar de mencionar neste artigo como ponto de passagem obrigatório, dado o espírito e arquitectura típica lisboeta, e também por ser um óptimo local para uma caminhada numa ensolarada tarde de Fim de Semana.

 

Partindo para mais uma descoberta de Lisboa na ensolarada tarde de Sábado, iniciei a minha viagem pelo típico bairro onde, após subir muita escadaria, pude deslumbrar a fabulosa vista aérea sobre o mar de telhados vermelhos espalhados desordenadamente pela cidade, assim como a fusão azul do denso rio Tejo, com o suave céu limpo, criando uma onda de imensa luz que supera qualquer efeito cinematográfico proveniente de um filme êxito de bilheteira de Hollywood.



Envolvido nesta visão, e tendo como fundo alguns músicos e artistas que utilizavam o cenário envolvente para criar as suas obras, prossegui caminho em direcção ao topo, no qual encontrei o Largo da Graça, assim como um monumento de enorme esplendor que se expande até aos céus. Trata-se da Igreja da Graça .

 

Erguida na segunda metade do século XII, no local onde em 1147 acamparam as tropas de D. Afonso Henriques que tomaram a cidade aos Mouros, a igreja e convento da Graça passou por várias remodelações, tendo a última ocorrido após o terramoto de 1755, após a ruina da fachada, das abóbadas da capela-mor e do cruzeiro.


Apesar do estilo rococó desta última intervenção, a sua fachada é sóbria e elegante, destacando-se um baixo-relevo dedicado a Santo Agostinho. O adro da igreja permite aceder a um miradouro, onde reside uma das mais belas vistas sobre a cidade de Lisboa, e ao Jardim da Graça, dando um toque de requinte a este cenário pitoresco.

 


No interior da Igreja da Graça, encontra-se a imagem de Cristo presente nas procissões de Lisboa, a imagem de Nossa Senhora da Graça que, segundo a lenda, apareceu em Cascais numa rede de pescadores, assim como capelas de talha dourada permitindo facultar diversos refúgios de oração a todos os religiosos.

 

A luz que imerge para o interior do templo permite criar uma incrível atmosfera envolvente, recheada de cor e luminosidade pelos diversos vidrais, colorida por tons suaves de rosa e branco com a riqueza do dourado, dando-nos a crer que estamos num local intemporal, sem estrutura física, flutuando em pleno ar.

 

A musica ambiente, envolvente e distante tem fonte desconhecida pois é proveniente de todo o lugar! É traduzida em tons melódicos de oração, criando uma harmonia única em todo o santuário, capaz de agradar não só a todos aos religiosos, como também a todos os visitantes que pretendam descobrir e deixarem-se encantar pela Igreja da Graça.



Esta fabulosa obra da arquitectura renascentista pode ser visitada diariamente das 9 às 12 horas e das 15 às 19, com excepção dos Domingos, cujo horário situa-se das 9 às 13 e das 18 às 20.

Exibições: 1308

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Filipe Amorim em 16 Fevereiro 2011 às 23:09
É verdade! E eu, como curioso que sou, pretendo conhecer tudo! :-)
Comentário de Inês Sousa Almeida em 16 Fevereiro 2011 às 23:05
Há tantas coisas para conhecer...!
Comentário de Filipe Amorim em 16 Fevereiro 2011 às 22:31
Bom, como sou de Santarém, só conheço verdadeiramente Lisboa À cerca de 2 anos.. Por isso ainda estou a descobrir pormenores da cidade! :-)
Comentário de Inês Sousa Almeida em 16 Fevereiro 2011 às 22:26
Nasci e vivi toda a minha vida em Lisboa. Adoro.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço