PASSEIOS (cá dentro): Um local mesmo para TODOS!

Uma das muitas pias desta aldeia Pia do Amor

Sem dúvida alguma, um dos projectos mais interessantes que conheci nos últimos tempos foi a Aldeia da Pia do Urso. A partir do momento em que me foi aconselhada, aproveitei a proximidade geográfica para, na primeira oportunidade, ir visitá-la.

De facto acertaram... o projecto em si agradou-me imenso por vários aspectos. Esta aldeia é um projecto de reaproveitamento de um espaço que estava a ficar esquecido no tempo e no espaço, e com a ajuda das pessoas indicadas está a tornar -se num local lindíssimo e calmo onde todos, mas mesmo TODOS podemos desfrutar. Este TODOS demarcado deve-se mesmo ao facto (e um dos motivos pelo qual tanto me agradou) de esta aldeia estar preparada para audiovisuais, pessoas que tal como outras com outros tipos de problemas são muitas vezes ignoradas pelas autoridades competentes.
Assim, este parque temático e sensorial é um conceito importado que aposta no que a natureza nos dá. Além da paisagem atractiva e da calma envolvente, o parque é composto por diversas estações interactivas e lúdicas. Assim, constitui um óptimo local para se passar uma tarde, um dia ou mesmo residir por lá durante uns tempos, porque é possível alugar casas antigas que, também, foram reconstruídas.

Roda de água Caminho pedestre

Esta aldeia pode ser percorrida através de um percurso pedestre todo ele construído em madeira e de fácil acesso, onde podemos observar diversas formações geológicas típicas de uma serra, destacado-se as suas "pias" de água que se formam com a água da chuva entre os rochedos. Segundo a lenda, eram estas que refrescavam os urso "locais" dando assim nome à aldeia.

Sem dúvida alguma, mais um maravilhoso local a visitar por este país fora e que devíamos apreciar melhor... Para além de não pagarmos sequer entrada (o que se agradece em tempos de crise), também podemos apreciar o contacto com a natureza e a história e gastronomia local, enriquecendo-nos acima de tudo como pessoas. É sem dúvida um projecto a apreciar, e uma fuga que vai apreciar!

Estátua de um Urso, na sua pia Planetário

Exibições: 245

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Tânia Barreira em 30 Maio 2011 às 12:27

Têm que ir para Fátima, Leiria, Ourém, Porto de Mós ou alguma das cidades vizinhas, e depois dirigir-se por estradas secundárias. Existem caminhos melhor sinalizados que outros, o que eu fiz por acaso não era dos melhores, mas quando tive dúvida, parei e perguntei a um local que rapidamente me soube indicar o caminho. Quando se está mesmo mesmo próximo, o local está bem sinalizado! :) Vá, acredite que vai gostar!

 

Falta-me acrescentar que o espaço têm parque de merendas e parque infantil onde os mais pequenos (e às vezes não só :P) se podem divertir!

Comentário de João Neves em 30 Maio 2011 às 12:18
Muito interessante. Como é que se vai para lá?

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço