ACTIVIDADES: Seminário Tecnologias Criativas em Águeda!

d’Orfeu abre portas às escolas e às famílias para uma iniciativa interactiva
Tecnologias Criativas para todos!

 

De 11 a 16 de Março, a d'Orfeu promove o Seminário “Tecnologias Criativas”, uma iniciativa para todas as idades. As escolas e as famílias são convidadas a visitar o Espaço d’Orfeu para conhecer, experimentar e interagir com instalações por toda a casa. A tecnologia vista de forma artística e divertida, para as escolas por marcação (durante a semana 11 a 15 Março) e para todo o público, com entrada livre (no sábado 16 Março). Experiências a não perder!

 

Retomando uma sequência de seminários temáticos, desde 1996, a d'Orfeu aposta este ano na aproximação às Tecnologias Criativas, tema actual que realça a importância da conjugação entre as Artes e a Ciência, desenvolvendo no Espaço d'Orfeu uma série de actividades que promovem o que está a ser desenvolvido ao nível das novas ferramentas tecnológicas e a sua aplicação na dinâmica criativa. O Seminário divide-se em dois momentos: o primeiro durante a semana, com as Visitas Pedagógicas das escolas à sede da associação, e o segundo no sábado, das 14h às 18h, com o convite dirigido ao público em geral para participar na d'Orfeu Aberta.

 

Num mundo em que as crianças nascem com dedos “digitais”, a dinamização deste encontro revela-se crucial. Assim, as Visitas Pedagógicas dos alunos do 1º ciclo e os jardins de Infância ganham particular relevância neste Seminário, onde conhecerão o Espaço d'Orfeu de forma lúdica e didáctica. As visitas estão programadas para durante a semana, de 11 a 15 de Março, das 14h às 18h, por inscrição prévia das turmas e escolas interessadas.
No sábado 16 de Março, a partir das 14h e com entrada livre, a d'Orfeu Aberta lança o convite a toda a comunidade para descobrir as diversas instalações experimentais e interactivas. A partir das 16h, o Debate será o momento forte do seminário, reunindo artistas e engenheiros com vasta experiência na complementaridade entre as novas tecnologias e a criação artística, nomeadamente: João Martins (artista e sonoplasta de diversos projectos como o Visões Úteis do Porto, que demonstrará, através de exemplos do seu próprio trabalho, a necessidade de romper as fronteiras entre os artistas e os cientistas), Jorge Pinto (engenheiro e empresário que apresentará os avanços do seu projecto mais ousado, a impressora 3D), André Gomes (engenheiro, que demonstrará como o “TheremUS”, objecto musical que reage à sensibilidade visual, pode ser um instrumento cheio de estímulo), Ricardo Lameiro (músico com pesquisas constantes sobre o Puredata, software que permite criar novas composições musicais) e Rui Isidro (dinamizador de diversos workshops sobre o software Arduino, que apresentará o novo projecto “Águeda Living Lab”, actualmente a funcionar no Fórum da Juventude, uma iniciativa da Câmara Municipal de Águeda).
Na mesma tarde de sábado, das 14h às 16h, decorrerá um ateliê de construção de instrumentos com o d'Formador João Pratas, no qual as crianças dos 6 aos 13 anos construirão um Didley Bow, recorrendo a materiais naturais (canas, madeira, pedras) e outros reutilizados (caixas, latas, frascos). O ateliê requer inscrição prévia e verá os instrumentos construídos integrar as instalações patentes no espaço, sendo igualmente experimentado com as ferramentas tecnológicas, modificando o seu som através de diversos efeitos sonoros. Uma maneira divertida de estimular a expressão musical nos mais novos e levá-los à descoberta dos materiais e dos sons.
As inscrições para as Visitas Pedagógicas e para o Ateliê de Construção de Instrumentos poderão ser feitas através do e-mail dformacao@dorfeu.pt, pelos telefones 234 603 164 / 934 623 775 ou presencialmente na d’Orfeu no horário habitual de atendimento 9h30-12h30 e 14h00-18h30. Mais informações sobre o Seminário, encontram-se disponíveis no sítio http://www.dorfeu.pt/seminario2013.

Exibições: 141

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço