O Sítio da Nazaré é na verdade um bairro desta Vila, mas é conhecido acima de tudo pela sua lenda e religião, e também pela beleza local indiscriminável.

Nazaré (9)

Mas começando pela Lenda, esta conta que em Setembro de 1182 Fuas Roupinho caçava um veado que se dirigiu para o cimo da falésia, que entretanto estava coberta por um súbito nevoeiro que nascia do mar, quando ao aperceber-se que estava quase a cair da falésia, Fuas Roupinho lembrou-se que naquele local existia uma gruta com uma imagem de Nossa Senhora, a quem rogou "Senhora, Salvai-me", e milagrosamente o cavalo parou, com as patas dianteiras já fora da falésia e com as traseiras gravadas na rocha. De seguida, Roupinho dirigiu-se à tal gruta, onde agradeceu o milagre, e posteriormente mandou erguer uma pequena Capela que ainda hoje existe em modo de agradecimento.

Capela da Memória

Nazaré (7)

Nazaré (8)

Uma grande aspecto religioso de Portugal, de que eu não tinha conhecimento, é que antes das aparições de Fátima em 1917, este era o grande ponto de turismo religioso e de peregrinação do País.

Contudo actualmente também se pode visitar além desta capela, o Palácio Real e o Santuário de Nossa Senhora, onde se encontra a tal imagem referida na Lenda, sendo a que está na Capela da Memória uma réplica desta. E além do Farol e de ser uma das extremidades da pequena viagem do elevador da Nazaré, na minha opinião o grande ponto forte deste bairro é a vista privilegiada que possui não sobre sobre a Vila e a Praia da Nazaré a sul, mas também sobre o Oceano Atlântico, principalmente junto ao Farol.

Nazaré (1)

Nazaré (2)

É uma zona que deve ser descoberta a pé, com alguns percursos perdestes que podem ser feitos também no Inverno, desde que se tomem as devidas precauções de segurança junto ao mar.

Exibições: 1619

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Tânia Barreira em 6 Novembro 2012 às 16:06

Pode dar-nos exemplos disso Pedro? Infelizmente não conheço os suficientes para fazer uma boa critica! :)

Comentário de Pedro Silva Dias Castanheira em 6 Novembro 2012 às 16:02

Tem toda a razão Tânia ! A Nazaré é um sitio fantástico para se visitar ! Em qualquer altura do ano ! Penso que apenas se esqueceu no seu comentário , de referir os excelentes restaurantes de pescado e marisco existentes no Sitio da Nazaré !

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2022   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço