Era um Domingo à tarde e eu saí do hotel sem nenhum destino particular em mente. Virei à esquerda porque sabia que para esse lado iria dirigir-me vagamente em direcção a Victoria. Se virasse à direita ao sair deste pequeno três estrelas que fica na Belgrave Road - entre muitos outros de fachada e categoria idênticas - ia caminhar para Pimlico e, se continuasse nessa direcção ia chegar ao rio Tamisa e a Vauxhall Bridge.

Mas optei por caminhar na direcção oposta porque toda essa vizinhança para os lados de Pimlico, que incluí também St.Georges Square e logo depois as margens do rio e a ponte, me parecia inóspita e pouco convidativa. Uma daquelas decisões que tomamos por instinto e sem qualquer fundamento muito lógico.

Aqueles quarteirões que separavam a minha rua - e aqui abro um parênteses para observar a rapidez com que ao fim de apenas três dias eu já tinha assimilado aquela vizinhança como sendo a ‘minha’ - com os seu edifícios de baixo perfil e fachadas vitorianas imaculadamente pintadas de bege ou branco e com entradas emolduradas por pequenos pórticos e grades enfeitadas com vasos de flores, partilhavam todos uma característica que eu já tinha experimentado, por exemplo, no bairro Jardins, em São Paulo: o facto de estarem apenas a umas centenas de metros de alguns pontos nevrálgicos da grande metrópole, com toda a sua agitação e tráfego incessante de pessoas e veículos, e serem não obstante, verdadeiros bairros residenciais, quase bucólicos, com as suas pequenas mercearias e vizinhos que se cumprimentam ao cruzarem-se na rua. Autênticos oásis em pleno deserto urbano. Assim como nos Jardins, em São Paulo, onde algumas ruas arborizadas e com lindos palacetes coloniais (dos tempos áureos do café) em toda a sua pacatez e recato nunca deixariam adivinhar, logo ao virar da esquina, a Avenida Paulista com os seus arranha-céus e multidões apressadas, também aqui, ninguém diria que se estava em pleno centro de Londres a apenas a algumas centenas de metros de uma estação central como é Victoria.

Mas esta comparação com outros tempos e outros lugares ocorria-me agora porque também estava associada a um sentimento já distante que eu voltava neste Domingo a experimentar: a solidão que se vive (mais intensamente ao Domingo) nas grandes metrópoles. Aqueles momentos em que parecemos ser os únicos que não têm família e que vivem num quarto alugado, os dias em que, por não haver trabalho não sabemos o que fazer e o único amigo de que nos conseguimos lembrar é o dono do boteco que - azar do caraças - também está fechado.

Foi por isso talvez que, ao enveredar ao acaso por uma transversal chamada Churton St, e ver um bonito pub aberto decidi que essa seria a minha primeira paragem. O watering hole deste pequeno oásis.

Ostentava grandes toldos verdes por cima dos quais se podia ler o nome: The Constitution. Do lado de fora, à sombra destes toldos, e ladeados por grandes floreiras havia mesas e bancos corridos de madeira e, como estávamos em Junho e o tempo era quente e abafado, a esplanada estava cheia de ‘constituintes’.

Optei  por comprar um pint ao balcão e, como também queria fumar, vim cá para fora de copo na mão. Estava à procura de um canto onde pudesse estar sem atrapalhar a passagem a ninguém, quando um indivíduo de aspecto oriental me fez sinal para me juntar a ele no banco que ocupava sozinho e eu, agradecido, aceitei. Depois de um momento de silêncio embaraçoso em que eu hesitava entre retribuir a simpatia do gesto com alguma conversa de ocasião sobre o tempo ou entre ficar calado,  'minding my own business', o estranho tomou a iniciativa e perguntou-me se eu estava a desfrutar a minha folga ao que eu - lisonjeado por não ter sido imediatamente rotulado como turista  - respondi que não, que me encontrava ali só de passagem. Mas achei melhor não revelar que estava hospedado ali perto e comentei apenas que estava a apreciar muito a estadia na cidade.

Pouco depois, o meu companheiro de mesa levantou-se para se reabastecer de cerveja e, ao olhar para o meu copo já praticamente vazio, perguntou-me se aceitava mais um. Mais do que sede propriamente dita, foi por falta de reacção perante a oferta inesperada que aceitei, mas imediatamente começaram a soar na minha cabeça campainhas de alarme e, inclusivamente ocorreu-me o refrão daquela antiga música, ‘The House of the Rising Sun’: - Oh Lord, please don't let me be misunderstood...Não seria já hospitalidade a mais? Não vou sequer descrever todas as conjecturas que me passaram pela cabeça, mas o facto é que enquanto tomava aquela cerveja gentilmente oferecida (e que custava mais de três libras) o meu desconforto com tão súbita confraternização aumentava. Por outro lado, enquanto eu estudava uma complicada formula para sair dali sem parecer rude nem ingrato (talvez deixar uma cerveja paga para o meu parceiro de banco) tive oportunidade de ver o meu novo amigo londrino cumprimentar alguns vizinhos – tanto jovens como idosos - que passavam e paravam para dois dedos de conversa. Pouco depois apareceu um pequeno grupo que se veio sentar à nossa mesa e a quem fui apresentado individual e formalmente: - John this is Burke, Burke this is John e por aí a fora. A conversa coletivizou-se e foram constatadas inclusivamente algumas afinidades profissionais: Eu já estava a utilizar a ultima edição da Creative Suite? E o que é que eu achava? E aquela estória da Cloud? Será que compensava?

Eu era o recém-chegado áquele grupo de regulars e quando me despedi disseram-me para aparecer mais vezes que eles lá estariam.

Bem sei que não será assim em todo o lado mas, mesmo assim, não deixei de me sentir envergonhado pelo meu provincianismo e por todas as barreiras que já estava pronto a erguer. Afinal na grande cidade também pode haver proximidade e amigos da rua.   

Saí dali com o coração aconchegado e a pensar: Long live the Constitution!

 

 

 

Exibições: 382

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Ana Tomasi em 8 Julho 2013 às 17:22

Boa história, Vasco. :)

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço