VIAGENS (lá fora): Japão sem guião - parte III: Shirakawa-Go

Nos arredores de Takayama, existem inúmeros pontos de interesse naturais e históricos. O hostel onde eu fiquei alojada organizava tours diários a alguns desses locais e, por sorte, no dia em que eu tive disponibilidade para ir num dos tours, o destino era precisamente Shirakawa-Go, uma aldeia classificada como património mundial da humanidade pela UNESCO, que eu queria muito visitar.

Um dos funcionários do hostel, o Kenji, conduzia os hóspedes de carro ao destino e pelo caminho fazia uns desvios para nos mostrar algumas maravilhas naturais da região: miradouros de cortar a respiração, cascatas, montanhas cobertas de árvores em cores outonais resplandecentes e rios turquesa.

Os hóspedes visitantes daquele dia eram apenas eu e um carteiro alpinista italiano que já tinha subido a quase todas as montanhas do mundo. Perto dele eu sentia-me uma perfeita turista amadora, especialmente quando ele contou como tinha escapado por um triz a uma erupção vulcânica na Indonésia. Parece que foi dado como morto até que apareceu dias mais tarde, coberto de cinzas vulcânicas e meio abalado mas inteiro. Foi graças a um vento que decidiu soprar na hora certa, que ele não foi engolido por uma nuvem piroclástica e ficado carbonizado. Perante as aventuras dele, as minhas não tinham qualquer comparação, por isso limitei-me a escutá-lo com atenção.

Finalmente o Kenji parou o carro numa espécie de terraço natural onde havia restaurantes e lojas de souvenirs. Disse-nos que fôssemos às traseiras ver o miradouro, com um sorriso matreiro. Percebemos que seria algo de grandioso e de facto quando vimos a paisagem, ficámos de boca aberta.

Aninhada num vale rodeado de montanhas, Shirakwa-Go costumava ficar isolada do resto do mundo durante meses, quando os acessos ao vale ficavam bloqueados pela neve. Hoje em dia, as modernas estruturas rodoviárias e os limpa neves garantem o acesso todo o ano, mas ainda assim é bem mais fácil visitá-la quando tudo está verde e o sol brilha.

O aspecto único e característico desta aldeia, são as suas casas de madeira com telhados de colmo, mantidas de acordo com as técnicas tradicionais. Os telhados têm que ser renovados a cada 20 anos e são preservados através do fumo da fogueira que se encontra no centro de cada casa. Estas casas não têm chaminé, pelo que o fumo se acumula junto ao tecto e vai saindo através do colmo, matando insectos, fungos e bactérias que poderiam acelerar a sua decomposição. O lado negativo é que o fumo e as fuligens também se espalham pelo resto da casa, afectando a saúde dos moradores. Eram comuns os problemas respiratórios nos habitantes deste tipo de casas, mas num ambiente tão agreste quanto o que eles enfrentavam no inverno, não havia outra forma de contornar o problema do frio e da preservação dos telhados, pelo que acabava por ser um mal menor.

Hoje em dia, a maioria destas casas já não são habitadas, antes servem de museus para os visitantes. Ao entrar nestas casas, somos transportados no tempo e quase vemos os camponeses e artesãos que lá viviam, a vaguear no etéreo. São casas grandes que albergavam famílias numerosas, mais uma vez por questões práticas de poupança de energia e de outros recursos e porque o calor humano também ajudava a torná-las mais acolhedoras.

É uma pequena aventura sair do rés-do-chão e subir aos andares de cima: escadinhas de madeira íngremes e apertadas, pouco sítio onde agarrar e o chão não é totalmente fechado, mas em grelha, para que os fumos da fogueira possam ascender facilmente até ao telhado. As pessoas com vertigens e medo das alturas não conseguem visitar esses andares e acabam por perder parte da experiência. O sotão era também o sítio onde os habitantes criavam bichos da seda e processavam os casulos para fazerem seda e nalgumas casas ainda se conservam os instrumentos tradicionais usados para essa actividade.

Hoje em dia já não se constroem mais casas destas, nem mesmo em Shirakawa-Go. Foi-me dito que são demasiado caras, porque necessitam de imensa madeira e colmo, além de mão-de-obra muito especializada, que hoje em dia apenas se dedica a manter intactas as casas pré-existentes. Antigamente toda a aldeia colaborava na construção e manutenção destas casas, mas hoje em dia são poucas as pessoas que ainda conhecem os segredos destas construções e não se sabe por quanto tempo elas continuarão a existir.

Disseram-me que eu era muito afortunada por estar lá no momento exacto em que estavam a renovar o telhado de umas das casas e eu senti realmente que era algo especial.

Exibições: 1006

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço