Cedo percebemos que estávamos a ser seguidos. Atrás dos nossos lentos passos, viatura ainda mais vagarosa. Parámos para os deixar passar. Imobilizaram-se. A cinco metros de nós. Até que avançaram…

“Para onde vão?”, questionaram. Tardei a virar-me. “Antigua”, acabei por dizer. Era a verdade. Não havia motivos para a esconder.

Ainda insatisfeitos, continuaram: “E como pensam lá chegar?”.

“Esperamos por um autocarro. Ou tentaremos boleia de um TIR. Tem sido assim a entrada em vários países. Confiamos novamente na sorte”, confessei.

“Não querem vir connosco? Deixá-los-emos no primeiro pueblo e aí apanham transporte para a capital”.

Virei-me para os companheiros de jornada. Mudaríamos a tradição-TIR? O “sim” não era uma resposta segura. Mas acabou por ser a que dei. Em segundos, bagagens nas traseiras da pick up. Entramos para o banco de trás. Escoltamos pela polícia da Guatemala até ao povoado mais próximo.

Onde pensavam que poderíamos apanhar transporte, já não seria solução. Partiram para o plano B. Acabamos no C. A uns 50 quilómetros da fronteira.

Entre muitas outras coisas, quiseram saber se a nossa companhia feminina era ‘família’. Que não, revelamos, apenas uma “nova amiga”. Bastou isso para pedirem a Fernanda para ficar pela Guatemala. Valeu-lhe o trio protector…

Em cruzamento terra de ninguém, tentamos a boleia. Em 15 minutos, chegou o autocarro. Tínhamos de subir. Já apertados de tempo.

A ideia era chegar à cidade da Guatemala, a capital, e mudar de transporte para Antígua. “O problema é que a esta hora já não têm ligação”, diz-nos o motorista.

Um passageiro ouve conversa e diz o contrário. E que me leva lá, ao local onde posso apanhar a ligação.

O ambiente nocturno aqui é totalmente desaconselhável. De cortar à faca. Seguimos quem prometeu orientar-nos. Ao chegar a um autocarro de ligação, um carro da polícia apita-nos na passadeira. Não percebemos que é para nós. Seguimos caminho. Um agente sai da viatura. Armado de caçadeira. Segue-nos. Entra no nosso autocarro. Senta-se na última fila. Não tira os olhos de nós. Recebe uma comunicação via rádio. Acaba por sair mais tarde.

A nossa ligação, em “Tribol”, é num dos paraísos do crime da capital. Um passageiro estranha ver-nos no bus e pergunta quem nos está a enganar. Exaltado, quer saber o que se está a passar. O nosso “guia” não abre boca.

Perguntamos a uma jovem o que se passa. Aconselha-nos a ter muito cuidado. E avisa-nos que os autocarros nocturnos para Antigua são regularmente assaltados. “E quando há turistas neles, a informação vem de dentro”, acrescentou. Preocupada, deseja-nos boa sorte.

Saímos do bus. Caminhamos juntos. Passo determinado. A 200 metros, a sorte grande. A placa não enganava. Antigua. Demos-lhe sinal de paragem. Entramos de imediato. Sob um conjunto de olhares estupefactos. Julgando-nos loucos ou extra-terrestres.

Continuamos viagem. Autocarro à pinha. Pessoas em cima de outras. Entram e saem do autocarro empoleiradas noutros passageiros. Avançamos para Antigua.

Chegamos em segurança. Esta pérola da Guatemala promete cicatrizar-nos a memória.

 

 

 

 

Exibições: 154

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Luis Marques Cotonete em 3 Dezembro 2011 às 12:40

Pela descrição parece ter sido uma aventura. Ainda bem que tudo correu pelo melhor, andar à boleia nesses países é complicado, mas às vezes parece que tem de ser mesmo. Contem-nos mais da avenura...

Comentário de Passatempos MyGuide em 2 Dezembro 2011 às 17:43

Assustador! E preciso ter muita coragem realmente. Podem disponibilizar fotografias de Antigua? Era excelente!

Cumprimentos

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço