VIAGENS (lá fora): Madrid, uma cidade com verbo


Regressar. Por vezes, basta apenas uma palavra  para caracterizar uma viagem, uma cidade, uma experiência...

É assim que caracterizo Madrid. Somente com um verbo.

Conhecida pela sua intensa vida nocturna e pelo cruzamento incessante de experiências e pessoas, a capital espanhola entranha-se aos poucos naqueles que a visitam pela primeira vez e ainda não sabem ao certo o quão caliente se pode tornar.

Ao dar os primeiros passos, apercebemo-nos da verdadeira dimensão de Madrid. Aqui tudo é gigantesco. As avenidas, as árvores, os prédios, os centros comerciais, as feiras e tudo converge numa explosão única de cores, cheiros e diversidade.

É curioso dar um longo e calmo passeio pela zona empresarial (Azca) e olhar atentamente a moderna arquitectura dos arranha-céus, enquanto alguns madrilenos mais radicais aproveitam a selva de asfalto para a prática de Parkour.

Tudo é pretexto para uma actuação. Até o simples sinal vermelho de trânsito se transforma numa claquete, permitindo a uma artista de rua actuar numa passadeira – um palco diferente -  com um número de malabarismo que encanta não só os transeuntes, mas também os automobilistas, surpresos.

Ao olhar para o céu, surgem no topo da avenida, duas torres que se apresentam diferentes do habitual. São denominadas como a Puerta de Europa. As resplandecentes Torres Kio, estão inclinadas uma para a outra, desafiando imperetrivelmente a gravidade, e simbolizando ao mesmo tempo uma porta aberta para a Europa, oferecendo aos alunos de arquitectura e desenho um motivo para ali passarem as tardes, perdidos entre carvão e papel, trânsito e multidões.

 

Um ponto de partida... La Puerta del Sol

 

A melhor forma de conhecer Madrid é partindo da Plaza Puerta del Sol. Esta é o verdadeiro coração da cidade. As fontes, ladeadas com bancos, e a estátua de uma Ursa e um Medronheiro (símbolos da capital) tornam-na inesquecível e um ponto de referência, ao mesmo tempo que a multidão de turistas dá vida à praça.

 

A partir daqui posso começar a calcorrear várias ruas estreitas. Vejo montras coloridas, carregadas de doces, guloseimas e bolos, até alcançar novas plazas, largos enormes com edíficios nobres e inscrições antigas nas fachadas. E sempre, o som incessante e característico dos espanhóis continua. Um som cheio de vida, um gosto enérgico e uma paixão que contagia.

 

 

Um Retiro para quem prefere momentos calmos?

Andar pela capital espanhola pode ser uma aventura. Um conjunto de descobertas, até mesmo num local – supostamente – mais sossegado, como um parque. Assim é o Parque del Retiro!

Ao olhar para o mapa, percebo que é um parque bastante grande , mas só passado algum tempo de lá estar é que entendo a sua verdadeira dimensão. É um dos sítios preferidos dos madrilenos e é fácil entender o porquê.

É um verdadeiro retiro no centro da cidade. Aqui encontro mundos dentro de mundos. Um grupo de 10 senhoras chinesas dança num coreto. Compassadas, com movimentos graciosos e uma simplicidade única. Olho atentamente, mas a minha atenção é desviada ao mesmo tempo por um concurso de lenhadores, que atrai também uma pequena multidão e está a ser transmitido na TV.

Mágicos, videntes, violinistas e comediantes. Passo por eles nesta caminhada sem fim. E que não quero terminar. O dia está cinzento e mesmo assim há cor por todo o lado. Há alegria e uma sensação de bem estar. Vejo-o escrito nos olhos da menina que passeia de barco com o pai, no lago que El Retiro alberga.

E o Palácio de Cristal. Finalmente, encontro-o! Já tanto ouvi falar desta obra e agora vejo-o à minha frente. Um Palácio com uma dimensão reduzida e até algo simples, mas com um encanto sedutor. Uma amálgama de vidros transparentes que possibilitam observar o parque em volta e que dão abrigo a uma exposição pós-moderna no seu interior. Entendo,  aprecio a fusão e saio...

 

Olho para o Palácio de outro ângulo e vejo toda a envolvência. A estrutura, as imponentes árvores que emergem do próprio lago e dão a este quadro um detalhe especial, a vida animal e tanto verde. É magnífico!

 

Madrid por la Noche

Para aqueles que gostam de conhecer a fundo as maravilhas dos destinos que visitam e sentem a necessidade de se perderem nas características intrínsecas e tradicionais, a Chueca é uma paragem obrigatória em Madrid.

É um bairro extremamente característico, que alberga um número infindável de bares, restaurantes e discotecas, passando dos gostos mais comuns até aos mais alternativos. As opções são tantas!

El Armario foi um dos restaurantes que encontrei. É um local agradável, descontraído e  com um preço acessível (uma refeição ronda os 10 euros). Os empregados são muito prestáveis e eficientes, apesar da enchente de clientes, e a decoração é muito inteligente e cuidada, misturando o chique e o vintage num ambiente intimista.

Os pratos são tradicionais, com um toque de modernismo e têm uma salada de queijo, presunto e cebola caramelizada... Absolutamente divinal!

 Mas depois de acalmar o estômago, é altura de voltar às ruas da cidade! Em Madrid não há tempo a perder e a noite ainda é uma criança. Procurar um local para beber um copo e continuar a absorver esta cidade é uma tarefa simples e qualquer plaza madrilena serve o propósito.

Basta olhar para os inúmeros grupos de pessoas que pintam as ruas à noite, e sem saber onde ir, aprecio a ironia da noite e chego ao Bar Encuentros, localizado também na Chueca.  O empregado é simpático e pergunta timidamente se somos portugueses. Ao responder afirmativamente, tece vastos elogios a Portugal e assume ser um fã do País, em particular de Lisboa.

Trocam-se elogios aos países e às cidades, tentando manter a conversa sempre em Espanhol até que, quando pedimos finalmente as bebidas, uma sílaba mal pronunciada na palavra “Rum” dificulta a conversa... Por fim, lá consigo pedir a minha bebida com “Rôn” e ainda trocamos algumas gargalhadas e recebemos como oferta uns churros de Chocolate!

 

 

Flamenco – uma combinação de canto, dança e intensidade

Tablao Las Carboneras foi um dos sítios sugeridos pelo recepcionista do Hostal, que até tratou da reserva. É um sítio típico, onde se come bem e os espectáculos são um espanto. E assim fomos!

Na verdade, de pouco servem as palavras para descrever este sítio... A comida é mais do que boa e facilmente nos perdemos nas famosas tapas e na mistura de sabores que seduz o paladar.

A curiosidade aumenta e, por fim, as luzes desfazem-se e dão lugar a um palco escuro, centrado e já habituado ao que se segue.

Surgem os primeiros sons. São vozes femininas, são notas musicais, mas não são simples. São intensas e parecem vociferar desde sempre do interior destas mulheres. Ouvem-se palmas, mas não são os clientes. São os homens que actuam e que começam também agora a cantar. É impossível continuar a refeição. É impossível não ser seduzido. E então começa a dança. Uma a uma, cada mulher actua individualmente e, enquanto cada uma actua, todo o grupo puxa, grita, querem o melhor show de sempre. Querem culminar os níveis de energia e deixam-se, acima de tudo, levar pela tradição desta dança.

É apaixonante sentir o palco estalar sob a força dos passos e das pancadas dos sapatos de cada bailarina e, ao mesmo tempo, ver a sensibilidade nos movimentos, a intensidade no olhar e o roçagar dos vestidos compridos e tradicionais.

E assim continua. Esqueci las tapas e fico durante hora e meia a aplaudir, boquiaberto, extenuado pela intensidade de tamanho espectáculo. Uma actuação gigantesca num espaço pequeno que, no final, me deixa sem palavras.

Website: http://www.tablaolascarboneras.com/

 

Por fim, a visita termina. Sinto que ficou tanto por ver e sentir. Parece que Madrid tem um Universo próprio e que tudo pode acontecer, a qualquer  momento, e é na última paragem que faço antes de voltar a Portugal, ao entrar numa exposição de rua, que tenho a confirmação.

E volto, com o desejo de regressar!

 


 

Há tanto para ver em Madrid que poderia continuar a escrever sem parar. Porém, deixo aqui algumas sugestões de sítios que visitei e, acredito, serem merecedores de referência:

 

Estación de Atocha – Uma estação ferroviária bem diferente do habitual. É um edíficio enorme, onde existe uma pequena feira e – o mais curioso – um palmeiral. A estação foi transformada numa estufa, dando prioridade aos tons verdes.

Museo del Prado – Um dos museus mais consagrados do mundo, onde é possível ver obras de Rembrandt, Rubens, Goya e, nomeadamente, peças como o conhecido quadro As Meninas de Vélazquez.

Casa de Campo – Um terreno gigantesco que abrange um Jardim zoológico, um parque de diversões, um lago, tavernas e uma piscina ao ar livre.  A vista panorâmica sobre a cidade é fantástica e é possível fazer o regresso à cidade de teleférico.

Centro de Arte Reina Sofia – Um núcleo de arte contemporânea, que oferece exposições temporárias, aliadas a uma colecção fixa de grande porte. Uma das peças que mais pessoas de todo o mundo atraia é Guernica, de Picasso.

La Filmoteca – é um cinema dos anos 30, que cotinua com uma programação activa. Tem uma livraria especializada em cinema e uma cafetaria, perfeita para uma paragem a meio da tarde.

El Rastro – ritual madrileno, que ocorre todos os domingos. Assemelha-se  a uma feira, mas de grandes proporções, onde é possível comprar recuerdos, roupa, comida.

Museo de Escultura al aire libre – Obras de Miró, Juan Bravo e Eduardo Dato colocadas ao ar livre. Um museu nada convencional, que leva a arte até aos cidadãos.

Exibições: 1114

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Filipe Alves em 17 Março 2011 às 1:07
Obrigado! Era essa a ideia! :) Estou desejoso de lá regressar! =)
Comentário de Nuno Neves em 15 Março 2011 às 14:39
Um artigo 5*, uma descrição da cidade que nos faz crescer um desejo de la voltar o mais depressa possível.

Parabéns pelo artigo!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço