VIAGENS (lá fora): Monteverde e Santa Helena

A chuva decidiu ‘colar-se’ a nós. Sem dar tréguas. Desde que nos aproximamos da montanha que não pára de pingar. Persistentemente. Para quem está desejoso de umas caminhadas em assombrosa beleza natural, isto não veio propriamente a calhar. Mas não foi isso que mudou os nossos planos.

A Reserva Biológica Bosque Nuboso Monteverde era objectivo há muito traçado. Dos melhores locais para apreciar natureza no país da Pura Vida. Uma biodiversidade invejável, pincelada a inúmeros frescos verdes.

É aqui que o Continente se divide. O imenso que vai do Alasca à Patagónia/Terra do Fogo tem um marco histórico em Monteverde. Uma barreira climática. E natural. Umas águas deslizam suavemente desta sagrada montanha até ao Atlântico. Outras tranquilamente para o Pacífico.

Saímos preparados. Bom… mais ou menos. Mesmo protegidos, a chuva tem as suas manhas. Mói juízo e corpo até penetrar nele. Infiltra-se na pele. Charcos e lama ao logo do caminho também não ajudam a melhorar o cenário. Mas seguimos. Indiferentes. Em pose triunfal.

Ouvimos a chuva cair na densa vegetação. Um tic tac por todo o lado que supera qualquer outro som. De quando em vez, sentimos cursos de água a romper furiosamente a natureza. Mas a uma distância que não conseguimos vislumbrar.

Menos regularmente do que desejamos, pássaros chilram na copa das árvores. Mas não os vemos. Também se escondem. Esta floresta tropical alberga inúmeros animais – jaguares, um sem fim de coloridas e majestosas aves e borboletas, macacos… - mas nem sinal de qualquer um deles.

Aqui e acolá, deparamo-nos com miradouros que prometem vistas deslumbrantes. Mas chuva e nevoeiro não deixam contemplar muito além do nariz. Grrrr…

Três horas de sobe e desce. Seduzidos pelo que vemos, mas imensamente frustrados pelo que ficou por observar, experienciar. Esta região da Costa Rica vale mesmo a pena. Com outras condições climatéricas.

O Inverno que, inesperadamente, surgiu para nos ‘castigar’ anula os planos para montar, durante a tarde. Slide montanha abaixo também está parado. Todas as actividades suspensas. Menos caminhar…

A chuva, nevoeiro e frio boicotam a nossa estadia em Monteverde/Santa Helena. O resto do dia é aproveitado para algumas compras. Descansar um pouco. Um indesejado ‘dolce fare niente’ alternado com umas partidas de xadrez. E um copo ao final da noite…

--

No site www.bornfreee.com  pode ace­der a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

Exibições: 90

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço