Quem visita Moçambique não deve perder o Kruger Park, pois fica apenas a 120 Km de Maputo. Apesar da habitual confusão na fronteira, vale a pena a paciência pelo que se vai desfrutar posteriormente.

Sentir e tocar a vida animal no seu habitat em estado puro é algo que a sua memória guardará para toda a vida.

A imprevisibilidade da savana, a emoção e a adrenalina que se sente quando vemos um dos animais de grande porte é único. Pode ir só um dia ou ficar um fim-de-semana. Aconselhamos a segunda alternativa. Há tanto para explorar.

O Kruger Park tem 380 Km de comprimento por 60 Km de largura. É enorme.

Pode ver os Big Five: leão, rinoceronte, búfalo, elefante e leopardo, além de zebras, girafas, gnus, impalas, cães selvagens, hienas, macacos, hipopótamos, 2000 espécies de plantas, 549 pássaros, 49 peixes distintos, enfim, é um paraíso animal.

 

Tudo ao vivo e a cores. E sem intervenção humana. A vida segue mesmo o seu ritmo. É impressionante.

Este parque tem nove portas: Crocodile Bridge, a primeira, depois Malalene (a do Pestana Kruger Lodge), Numbi, Orpen, Pafuri,

 Paul Kruger, Phabeni, Pholaborwa e Punda Maria. Quase todas abrem por volta das 06h00 e fecham entre as 17h30 e as 18h30, conforme estamos na época das chuvas, o nosso Outono/Inverno, ou na época do cacimbo, o nosso Primavera /Verão.

Tome atenção a este detalhe principalmente se pensa visitar este parque apenas por um dia, sob pena de bater literalmente com o nariz na porta quando tentar regressar a Maputo – a fronteira está aberta até às 22 horas! O preço de entrada ronda os 50 euros/1 entrada e a dormida aprox. 50USD , diria 340 rands, se dormir em bangalow mais a taxa de perservação da vida selvagem que são mais 180 rands !!!! Desde o Campeonato do mundo de futebol que inventaram esta graça, para os que os visitam de longas distâncias. Para os locais e vizinhos é mais barato.


Outras actividades...

Pode interagir com elefantes, fazer safaris nocturnos, voar 30 minutos num avião, visitar o centro de recuperação animal, fazer rafting, jogar golfe, andar de bicicleta de montanha, ir ao SPA, fazer caminhadas, observar animais, entre tantas outras actividades.

Deixo algumas curiosidades sobre a vida selvagem, os animais que nos acompanham durante quase toda a estadia.

As Girafas

Quase ninguém as destaca e são magníficas. Tímidas mas atentas. Super elegantes e calmas, desfilam pela savana como se estivessem numa passerelle. O seu pescoço longo sustenta-se em sete vértebras cervicais e curiosamente o número de ossos é igual ao de um ser humano. Pode medir entre 3 e 4 metros e pesar entre 800 e 1400 kg –  como se vê a massa magra pesa mais do que a gorda, pois os seus corpos são musculados e secos. O segredo? Alimentação saudável, muita verdura, passa a vida a ruminar as folhas suculentas das árvores… O seu sentido mais apurado é a visão, enxergam a um metro de distância com diferenciação das cores e o seu olfacto alcança 500 metros. Uma curiosidade: o seu intestino mede 80 metros e pode correr até 60 Km por hora. Já ouviu a voz de uma girafa? Pois a maioria das pessoas julga que são mudas mas não são. Têm uma voz grave e abafada. Pode viver 25 anos. E impõe respeito até ao leão da selva. Sem precisar de fazer alarido.

 

Os elefantes

O Sapo Mz teve a sorte de se cruzar com uma enorme família com crias e tudo. Pode ver no álbum de fotos.  Há 14 mil no Kruger Park, da espécie africana, claro. Este mamífero pode viver entre 100 e 120 anos. São animais gregários e de família, geralmente andam em manadas de 15 a 30 elementos. Pesam entre 4 e 6 toneladas, a gestação dura 22 meses e as suas presas – que são os dentes incisivos servem para se defenderem e procurar alimentos. Alguns têm-nas partidas por tentativa de caça furtiva no passado.
Adoram água e sacodem os mosquitos colocando terra no seu corpo. Em África tem havido alguns conflitos com humanos quando estes invadem as culturas do arroz destruindo tudo, sim porque mesmo aqui na Savana derrubam imensas árvores para extrair as suculentas raízes e como o seu território é cada vez mais pequeno a regeneração do seu habitat não tem tempo de recuperar.
As duas únicas espécies vivas são o elefante indiano e africano, sabe quais são as diferenças entre eles? O africano é maior, as suas orelhas cobrem os ombros, a pele do ventre é mais flácida, as patas traseiras só têm três dedos e a tromba tem dois lóbulos o que lhe permite levantar quase todos os objectos, além disso reponde a cerca de 80 comandos.

http://www.youtube.com/watch?v=2zTSpNdAxtg

 

No Kruger Park, já em território Sul Africano mas apenas a 120 Km de Maputo há um projecto de interacção de elefantes veja em www.kwamdwala.com, aqui estes magníficos animais são corrompidos com bananas e uma espécie de ração. Têm um olhar feliz. São dóceis e muito engraçados.

É um macho e uma fêmea. Há cinco anos que são treinados pelo Eric, David, entre outros tratadores. Eric este explica num inglês sul africano: “Os elefantes só atacam quando são ameaçados, de resto fazem tudo desde que lhes dêem uma recompensa”, é como o “meu cão”, brinquei, ao que ele retorquiu: “Exactamente!”

O primeiro contacto é uma apresentação. O tratador diz o nosso nome e o elefante vem comer à nossa mão. Faz este jogo três vezes, depois segue-se o teste. É-lhe dado um objecto, as pessoas colocadas em círculo e ao comando, entrega isto ao fulano X, o elefante não falha. Incrível. Eric afiança que memorizam esta informação durante muito tempo, daí que quando alguém os ataca não esquecem, por isso se tornam violentos.

Outra das suas capacidades é o olfacto. Somos convidados a tirar os sapatos, enquanto ele se volta de costas para não fazer batota, pois acredite que ele devolve cada par a seu dono. Só o consegue fazer porque a sua tromba bífida lhe permite agarrar em quase tudo.

Em seguida joga a bola e depois vai passear. O macho é mais preguiçoso, deita-se no chão e delicia-se com bananas.

Deixa que lhe acariciem as orelhas e a tromba, abre a boca para mostrar a higiene oral e fala connosco grunhindo ao nosso ouvido. Depois levanta-se, faz um xixi e não só e deixa que o montem para um passeio na savana. Quem experimentou estava maravilhado, só dizia: “Jamais esquecerei este dia.”

O rei da Selva

Sabe porque é assim chamado? Porque ocupa o primeiro lugar na cadeia alimentar. É o animal mais social da savana, quem diria? Um grupo pode ter 40 elementos, na sua maioria fêmeas. São altamente predadores. Demarcam 10 km de caça e quando o leão ruge normalmente ao anoitecer -  ouve-se a 8 km de distância. Serve para avisar os outros de que aquele pedaço de terra já é seu. Há cerca de 1500 no Kruger Park. Os machos pesam cerca de 250 Kg, enquanto as fêmeas rondam os 150. A cauda do leão termina com um tufo preto que serve de espanador para espantar insectos e cresce-lhe uma juba por volta dos dois anos. Aos cinco já mede cerca de 20 cm. O leão que tiver a maior juba pode tornar-se no líder, pois raramente os outros atacam quando vêem uma farta cabeleira. Esta serve ainda para lhes proteger o pescoço das dentadas de outros mas aquece-lhes o corpo quando estão a caçar, diminuindo assim a sua capacidade de resistência.
Para sobreviver um leão necessita de 5 kg de carne por dia  mas quando tem caça pode ingerir até 30, para poder passar dois ou três dias sem comer. As tarefas estão bem divididas: a leoa caça e toma conta dos filhos. O leão demarca o território e defende o Grupo de ataques de hienas, búfalos e elefantes… Passam cerca de 16 horas por dia inactivos.  Caçam ao fim da tarde ou ao anoitecer mas o índice de sucesso de apanhar uma presa para o jantar ronda apenas os 30%.
A leoa fica prenha durante 4 meses e tem entre dois e seis filhotes. Durante a gestação as outras caçam para ela e quando os leozinhos nascem todas o ajudam a criar. Quando vem ao mundo o leão pesa apenas dois kg. A leoa para evitar predadores muda a ninhada de lugar de dois em dois dias, agarrando as crias pelo pescoço.

 

Os rinocerontes

O mais difícil de avistar é o preto. Só há 300 e está em vias de extinção. E ao contrário do branco tem o lábio superior alongado para prender folhas e arrancar galhos, por isso compete com os elefantes, logo tem tido mais predadores do que o seu parente que apenas come capim. Outra das causas da caça destes animais é ter-se pensado que os seus chifres tinham poderes curativos quando não passam de cabelos emaranhados, sem osso e constituídos por queratina,  porém, desengane-se quem pense que esta saliência não é eficaz e possante…
Rinocerontes brancos há 4000. São ambos anti-sociais e irascíveis. Têm um único amigo para a vida: o Tchiluanda, um passarinho que lhes tira os carrapatos da carcaça e das orelhas, avisa-os da proximidade de inimigos. Passam horas dentro de água para aliviar as picadas dos insectos e são excelentes nadadores. A sua gestação dura 17 meses e só têm uma cria. O filhote quando nasce pesa 25 kg e alimenta-se de leite materno até aos 2 anos. Medem cerca de 1,80 por 4,20 de comprimento e pesam 3500 kg. Podem viver entre 35 e 40 anos. Têm apenas três dedos funcionais em cada pé, pele grossa e correm até cerca de 45 km/hora.

Já alguma vez viu um cão selvagem?

Há cerca de 200 no Kruger Park e são itinerantes. Têm umas grandes orelhas e nem todos apresentam as mesmas cores. Podem correr 50 km por dia e não têm território definido, tendo apenas uma regra: afastam-se das zonas das hienas e leões. Andam em matilhas de 30 ou 40, dormem em buracos e são extremamente perigosos, pois cansam as presas até à exaustão. Sabe como fazem? Correm em fila indiana e revezam-se, estilo prova de estafetas, assim a presa que corre sem esta ajuda fica exausta e eles ganham a refeição. Estão em vias de extinção. No Kruger só um casal procria. O Sapo Mz teve a sorte de estar um frio de rachar no parque, então encontrou onze todos enroscadinhos junto à berma da estrada para se aquecerem. Apenas um deu ar de forte isolando-se do Grupo mas sempre que ouvia um barulho levantava a cabeça.

 

Os Búfalos

O Búfalo é outro dos big five. Há cerca de 23 mil no Kruger Park. Este mamífero herbívoro mede cerca de 1,7 m de altura por 3 m de comprimento e pesa 900 kg. Impõe respeito aos leões, às hienas e leopardos mas é um dos que estes mais adoram caçar, pois dá-lhes alimento para bastante tempo. Bebe água duas vezes ao dia. As manadas podem ter entre 50 a 500 indivíduos. A sua gestação dura 340 dias e têm só um filhote que nasce com cerca de 40 Kg. Vivem entre 15 e 16 anos. Atingem a maturidade sexual aos 4 anos.

Os Leopardos

Os leopardos são os mais difíceis de  ver porque se deitam nos ramos das árvores entre as ramagens. O Kruger alberga cerca de 1000. Medem entre 1 e 2 metros e pesam entre 30 e 70 kg. Quando é negro chama-se pantera. Tem uma grande cauda que o ajuda a manter o equilíbrio quando trepa as árvores. O Sapo Mz não conseguiu avistá-lo, apenas viu a presa pendurada num dos ramos. Era uma impala. O guia afiançou que este voltaria mais à noite para terminar o manjar. Quem fez o safari nocturno, viu-o. Sempre ao longe. Estes não dão hipóstes são mesmo anti sociais.
A gestação dura 12 semanas, e é um animal muito solitário após acasalar entre Fevereiro e Março a fêmea é que cuida das crias – que podem ser até 4 – alimentando-as, enquanto o leopardo volta à sua vida. É um animal cruel mas magnífico, elástico e ágil, corre a grandes velocidades porque só utiliza os dedos não assenta as patas.


Os crocodilos

São os parentes mais próximos dos dinaussauros nadam com a ajuda da cauda movendo-se com a velocidade de uma piroga. Em terra ficam imóveis como tronco de árvores, daí enganarem os outros animais. Podem viver 80 anos. Põe os ovos ao sol e este é que os choca em 8 semanas. Os filhotes nascem com 20 cm. Só atacam o homem quando estão mesmo esfomeados ou se este os provocar.A sua pele tem sido cobiçada - para malas, sapatos e agora até a sua carne que dizem os entendidos sabe a peixe -  por caçadores furtivos que os apanham durante a noite. Hora em que estão mais relaxados. Os seus olhos servem de reflectores às lanternas que estes usam para os apanhar. Com sucesso, aliás! Agora o animal mais corajoso do Kruger… o Curvado, um pássaro que entra na sua boca para lhe fazer a higiene dentária e sai de lá com vida! Incrível...

 

Os Impalas

As  impalas são quase sempre as primeiras a fazer as honras da casa. Há cerca de 110 mil no Kruger Park, correm a 70 km/hora, saltam até 6 metros, têm boa audição e reflexos rápidos. Preferem zonas com capim baixo e água perto. Os machos têm chifres que podem atingir um metro de comprimento. E para seu infortúnio são um dos pitéus mais apreciados, inclusive pelos crocodilos…

Vale sempre a pena voltar e voltar a voltar ;) Boas férias!!

Exibições: 1279

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Joana Sá Pinto em 15 Julho 2011 às 14:35
Depois das praias, o Parque Natural. Moçambique e África do Sul são destinos cada vez mais apetecíveis para mim. E estes dois artigos ajudaram a aguçar a minha curiosidade. Obrigada!
Comentário de Simone Matos em 15 Julho 2011 às 11:06

Se não ficasse tão caro, era uma das viagens da minha vida.

Obrigado pela partilha.

Comentário de Filipe Mendes em 14 Julho 2011 às 17:52
Espectacular!!
Comentário de João Neves em 14 Julho 2011 às 17:36

Seria um sonho tornado realidade visitar o parque Kruger.

Grande aventura António. Obrigado por partilhares.

Comentário de Antonio Jose Dias silva Barata em 14 Julho 2011 às 16:11

Ola Ana, um dia vai acontecer assim queira dar-lhe prioridade. Sapo Mz é referencia ao pessoal da Sapo que andava em viagem.

Pois é fácil Ana, dentro do parque há inumeros Lodges com A/C, entre os quais um do grupo Pestana, para quem tem possibilidade, onde se pode pernoitar e usufruir de passeios noturnos aos animais. Pode também passar um fds mais económico e levar a sua tenda e ficar bem instalada pois os camps tem tudo o que se precisa. Aconselho a comprar comida fora dos campos, pois é mais barato e de melhor qualidade. Ao dispôr!!

Comentário de Marina Soares em 14 Julho 2011 às 15:11
Óptimo artigo, cheio de informações práticas. Onde se dorme se quisermos ir de fim-de-semana?
Comentário de Ana Tomasi em 13 Julho 2011 às 11:54
Quem me dera! Se não "voltar e voltar", pelo menos ir lá uma vez! Só não percebi quem é o Sapo Mz?!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço