PASSEIOS (CÁ DENTRO): Óbidos, a vila medieval portuguesa

Óbidos é uma bonita vila medieval portuguesa, sendo uma das mais bem preservadas de Portugal. Para conhecer Óbidos ande sem rumo, a descobrir todos os recantos da vila, através das suas ruelas, deliciando-se com os pórticos manuelinos, as belas casas caiadas com flores coloridas assim como com o comércio tradicional.

As suas muralhas medievais acolhem um bonito e bem preservado castelo que nos transporta no imaginário para um cenário de reis e rainhas. Mas não pense que só de Reis e Rainhas vive Óbidos, a vila foi em 2015, declarada pela UNESCO como Cidade Criativa da Literatura. O que levou a que espaços que até então estavam abandonados ganhassem uma nova vida, resultando na abertura de várias livrarias temáticas.


Leia o nosso post sobre 5 localidades fora do roteiro…Portugal


Óbidos, a vila medieval portuguesa

Óbidos vem do latim “Oppidum“, que queria dizer assentamento ou cidadela da antiga Roma. E a sua origem remonta ao ano de 308 a.C, tendo sido fundada pelos celtas. Mas vários foram os povos que por ali passaram, nomeadamente romanos, visigodos e mouros.


Veja algumas das Aldeias Históricas de Portugal


A 11 de Janeiro de 1148, D. Afonso Henriques e as suas tropas tomaram Óbidos dos mouros. Mas foi já no século XIII que a vila ganhou outra importância, quando o Rei Dom Dinis a ofereceu de prenda de casamento à sua esposa, a Rainha Dona Isabel. Desde então a vila passou a ser intitulada de “presente das Rainhas” e começou a fazer parte do dote das Rainhas de Portugal, sendo esta uma forma destas terem o seu próprio sustento.

Esta bonita e charmosa vila, conhecida como a vila das Rainhas, passou por várias remodelações assim como várias modernizações ao longo dos séculos, fruto da vontade das suas donas em tornaram Óbidos uma vila sem igual.

O que visitar em Óbidos

Várias são as atrações que poderá visitar quando for a Óbidos, a vila medieval portuguesa. Assim, deixe-se encantar por esta localidade que parece tirada dos contos de fadas.

Porta da Vila e muralhas

Na chegada à vila de Óbidos encontrará a Porta da Vila que lhe dará acesso ao interior das muralhas. Esta é a entrada principal da muralha, que data do séc. XVII. É um bonito pórtico barroco, que abriga a Capela Oratória de Nossa Senhora da Piedade, possuindo um bonito painel de azulejos azuis e brancos que retratam as cenas da Paixão de Cristo.

Logo após a entrada na vila poderá subir para a muralha medieval, que cerca toda a cidade e que data do século XII e percorrer Óbidos quase a toda a volta. Mas atenção que a muralha não tem qualquer tipo de proteção, podendo facilmente ocorrer um acidente.

Rua Direita e Pelourinho

Passeie pela bonita e florida Rua Direita, principal rua da romântica vila de Óbidos, que liga a Porta da Vila ao Paço dos Alcaides. Esta bela rua destaca-se pelas casas coloridas, com cores azuis, amarelas e vermelhas assim como várias lojas típicas. Mas depois de passear por esta rua não deixe de se perder pelas ruelas e becos desta encantadora vila.

Durante o seu passeio pela Rua Direita encontrará o Pelourinho. Uma bonita e simples coluna de pedra, símbolo do Poder Municipal, onde estão representadas as armas reais e o camaroeiro, símbolo da Rainha Dona Leonor. Foi classificado como Monumento Nacional em 1910.

Igreja Matriz de Santa Maria

A atual Igreja Matriz de Santa Maria, data do século XVI, é o principal templo religioso da vila e foi construída a mando da Rainha Dona Leonor, esposa de Dom João II, no local de uma antiga mesquita muçulmana. Este templo é um belo exemplar da azulejaria nacional, pois o seu interior está todo adornado com bonitos azulejos.

Castelo de Óbidos

O cartão-postal de Óbidos é seu magnífico e bem preservado castelo. Este é um castelo de pedra, cheio de história com várias torres e bem fortificado. Localizado bem no final da Rua Direita, este local serviu de abrigo às legiões Romanas no século I e posteriormente foi ocupado pelos Visigodos. Mais tarde, no século VIII, os muçulmanos utilizaram o local para construir uma muralha e fortificar o abrigo, tendo-o então transformado em Castelo.


Sabia que o Castelo de Óbidos foi eleito uma dAs 7 Maravilhas de Portugal?


Igreja de São Tiago

De entre as várias livrarias temáticas de Óbidos, uma que se destaca é a Livraria de Santiago. Localizada numa das principais igrejas de Óbidos, a Igreja de São Tiago. Esta bela igreja foi construída a mando de Dom Sancho I, no século XII, para utilização da família real. Aqui encontrará bons livros de temáticas generalistas, a preços interessantes.

Livraria do Mercado

A Livraria do Mercado, localizada num antigo quartel dos bombeiros, encontra-se no mesmo local que o Mercado Biológico de Óbidos. Este é um espaço bonito e bem peculiar onde as prateleiras são feitas de antigas caixas de fruta e onde encontrará diversos livros em segunda mão, nas mais variadas línguas bem como diversos livros de gastronomia.

Museu Municipal

O Museu Municipal de Óbidos, inaugurado em 1970, alberga um bonito espólio que nos leva numa viagem pela história da vila, através da produção artística e religiosa. Aqui encontrará várias bonitas coleções, nomeadamente uma coleção de pinturas do século XVI e XVII.


Gosta de Museus? Leia então Descobrir os Museus gratuitos de Sintra

Quando visitar Óbidos

Festival Internacional do Chocolate

O Festival Internacional do Chocolate ocorre durante o mês de Abril, no Castelo de Óbidos, do lado oposto à entrada da vila. Ali encontrará diversas barracas, onde é dado a conhecer o que de melhor é feito em Portugal, a nível de chocolate. Mas claro que encontrará também algumas barracas internacionais.

Ao longo do festival encontrará diversas atividades para ver e fazer, como por exemplo atuação de música ao vivo, várias apresentações de showcooking bem como uma magnífica exposição de esculturas de chocolate.

Mercado Medieval de Óbidos

O Mercado Medieval de Óbidos, que decorre entre Julho e Agosto, é um dos mais conhecidos mercados medievais de Portugal. Durante o festival conseguirá reviver várias épocas que marcaram a vida e a história desta vila e deste país. Imergindo num conjunto de costumes e atividades, como a gastronomia, as lutas, os jogos assim como a música, comuns na Idade Média.


É apaixonado por Reis e Rainhas? Então veja os Palácios onde dormir em Portugal


FOLIO

O Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre durante o mês de Outubro, e onde se reunem escritores, editores e editoras num ambiente propício à troca de ideias e networking.

Óbidos Vila Natal

A Óbidos Vila de Natal, decorre durante o mês de Dezembro, é um evento dedicado ao Natal, que decorre no Castelo de Óbidos. Ao longo da sua visita encontrará barraquinhas de artesanato e de comida, mas também várias atrações para miúdos e graúdos. Como por exemplo, diversos espetáculos, a Casa do Pai Natal, um ringue de patinagem no gelo, pinturas faciais, entre tantas outras coisas.

Como vê Óbidos, a vila medieval portuguesa é uma localidade cheia de encanto, que merece muito a pena ser conhecida. Para além de possuir o ano inteiro diferentes eventos, que a tornam ainda mais interessante.

Exibições: 1616

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço