PASSEIOS (CÁ DENTRO): Óbidos, a vila medieval portuguesa

Óbidos é uma bonita vila medieval portuguesa, sendo uma das mais bem preservadas de Portugal. Para conhecer Óbidos ande sem rumo, a descobrir todos os recantos da vila, através das suas ruelas, deliciando-se com os pórticos manuelinos, as belas casas caiadas com flores coloridas assim como com o comércio tradicional.

As suas muralhas medievais acolhem um bonito e bem preservado castelo que nos transporta no imaginário para um cenário de reis e rainhas. Mas não pense que só de Reis e Rainhas vive Óbidos, a vila foi em 2015, declarada pela UNESCO como Cidade Criativa da Literatura. O que levou a que espaços que até então estavam abandonados ganhassem uma nova vida, resultando na abertura de várias livrarias temáticas.


Leia o nosso post sobre 5 localidades fora do roteiro…Portugal


Óbidos, a vila medieval portuguesa

Óbidos vem do latim “Oppidum“, que queria dizer assentamento ou cidadela da antiga Roma. E a sua origem remonta ao ano de 308 a.C, tendo sido fundada pelos celtas. Mas vários foram os povos que por ali passaram, nomeadamente romanos, visigodos e mouros.


Veja algumas das Aldeias Históricas de Portugal


A 11 de Janeiro de 1148, D. Afonso Henriques e as suas tropas tomaram Óbidos dos mouros. Mas foi já no século XIII que a vila ganhou outra importância, quando o Rei Dom Dinis a ofereceu de prenda de casamento à sua esposa, a Rainha Dona Isabel. Desde então a vila passou a ser intitulada de “presente das Rainhas” e começou a fazer parte do dote das Rainhas de Portugal, sendo esta uma forma destas terem o seu próprio sustento.

Esta bonita e charmosa vila, conhecida como a vila das Rainhas, passou por várias remodelações assim como várias modernizações ao longo dos séculos, fruto da vontade das suas donas em tornaram Óbidos uma vila sem igual.

O que visitar em Óbidos

Várias são as atrações que poderá visitar quando for a Óbidos, a vila medieval portuguesa. Assim, deixe-se encantar por esta localidade que parece tirada dos contos de fadas.

Porta da Vila e muralhas

Na chegada à vila de Óbidos encontrará a Porta da Vila que lhe dará acesso ao interior das muralhas. Esta é a entrada principal da muralha, que data do séc. XVII. É um bonito pórtico barroco, que abriga a Capela Oratória de Nossa Senhora da Piedade, possuindo um bonito painel de azulejos azuis e brancos que retratam as cenas da Paixão de Cristo.

Logo após a entrada na vila poderá subir para a muralha medieval, que cerca toda a cidade e que data do século XII e percorrer Óbidos quase a toda a volta. Mas atenção que a muralha não tem qualquer tipo de proteção, podendo facilmente ocorrer um acidente.

Rua Direita e Pelourinho

Passeie pela bonita e florida Rua Direita, principal rua da romântica vila de Óbidos, que liga a Porta da Vila ao Paço dos Alcaides. Esta bela rua destaca-se pelas casas coloridas, com cores azuis, amarelas e vermelhas assim como várias lojas típicas. Mas depois de passear por esta rua não deixe de se perder pelas ruelas e becos desta encantadora vila.

Durante o seu passeio pela Rua Direita encontrará o Pelourinho. Uma bonita e simples coluna de pedra, símbolo do Poder Municipal, onde estão representadas as armas reais e o camaroeiro, símbolo da Rainha Dona Leonor. Foi classificado como Monumento Nacional em 1910.

Igreja Matriz de Santa Maria

A atual Igreja Matriz de Santa Maria, data do século XVI, é o principal templo religioso da vila e foi construída a mando da Rainha Dona Leonor, esposa de Dom João II, no local de uma antiga mesquita muçulmana. Este templo é um belo exemplar da azulejaria nacional, pois o seu interior está todo adornado com bonitos azulejos.

Castelo de Óbidos

O cartão-postal de Óbidos é seu magnífico e bem preservado castelo. Este é um castelo de pedra, cheio de história com várias torres e bem fortificado. Localizado bem no final da Rua Direita, este local serviu de abrigo às legiões Romanas no século I e posteriormente foi ocupado pelos Visigodos. Mais tarde, no século VIII, os muçulmanos utilizaram o local para construir uma muralha e fortificar o abrigo, tendo-o então transformado em Castelo.


Sabia que o Castelo de Óbidos foi eleito uma dAs 7 Maravilhas de Portugal?


Igreja de São Tiago

De entre as várias livrarias temáticas de Óbidos, uma que se destaca é a Livraria de Santiago. Localizada numa das principais igrejas de Óbidos, a Igreja de São Tiago. Esta bela igreja foi construída a mando de Dom Sancho I, no século XII, para utilização da família real. Aqui encontrará bons livros de temáticas generalistas, a preços interessantes.

Livraria do Mercado

A Livraria do Mercado, localizada num antigo quartel dos bombeiros, encontra-se no mesmo local que o Mercado Biológico de Óbidos. Este é um espaço bonito e bem peculiar onde as prateleiras são feitas de antigas caixas de fruta e onde encontrará diversos livros em segunda mão, nas mais variadas línguas bem como diversos livros de gastronomia.

Museu Municipal

O Museu Municipal de Óbidos, inaugurado em 1970, alberga um bonito espólio que nos leva numa viagem pela história da vila, através da produção artística e religiosa. Aqui encontrará várias bonitas coleções, nomeadamente uma coleção de pinturas do século XVI e XVII.


Gosta de Museus? Leia então Descobrir os Museus gratuitos de Sintra

Quando visitar Óbidos

Festival Internacional do Chocolate

O Festival Internacional do Chocolate ocorre durante o mês de Abril, no Castelo de Óbidos, do lado oposto à entrada da vila. Ali encontrará diversas barracas, onde é dado a conhecer o que de melhor é feito em Portugal, a nível de chocolate. Mas claro que encontrará também algumas barracas internacionais.

Ao longo do festival encontrará diversas atividades para ver e fazer, como por exemplo atuação de música ao vivo, várias apresentações de showcooking bem como uma magnífica exposição de esculturas de chocolate.

Mercado Medieval de Óbidos

O Mercado Medieval de Óbidos, que decorre entre Julho e Agosto, é um dos mais conhecidos mercados medievais de Portugal. Durante o festival conseguirá reviver várias épocas que marcaram a vida e a história desta vila e deste país. Imergindo num conjunto de costumes e atividades, como a gastronomia, as lutas, os jogos assim como a música, comuns na Idade Média.


É apaixonado por Reis e Rainhas? Então veja os Palácios onde dormir em Portugal


FOLIO

O Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre durante o mês de Outubro, e onde se reunem escritores, editores e editoras num ambiente propício à troca de ideias e networking.

Óbidos Vila Natal

A Óbidos Vila de Natal, decorre durante o mês de Dezembro, é um evento dedicado ao Natal, que decorre no Castelo de Óbidos. Ao longo da sua visita encontrará barraquinhas de artesanato e de comida, mas também várias atrações para miúdos e graúdos. Como por exemplo, diversos espetáculos, a Casa do Pai Natal, um ringue de patinagem no gelo, pinturas faciais, entre tantas outras coisas.

Como vê Óbidos, a vila medieval portuguesa é uma localidade cheia de encanto, que merece muito a pena ser conhecida. Para além de possuir o ano inteiro diferentes eventos, que a tornam ainda mais interessante.

Exibições: 228

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2022   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço