GASTRONOMIA: Francesinha à Vila Real, o segredo familiar do Cotorinho

A Francesinha à Vila Real é uma receita familiar de Trás-os-Montes, com mais de duas décadas, totalmente distinta da versão portuense. O segredo desta iguaria é mantido no restaurante Cotorinho, na zona antiga de Belas, que está a celebrar o desconfinamento com uma oferta especial durante todo o mês de maio.

Uma família transmontana, da pequena aldeia de Cotorinho, tem um segredo bem guardado há cerca de duas décadas. Do enigma fazem parte molho, enchidos, carne e uma boa pitada de tradição, que formam a Francesinha à Vila Real, uma receita única e bem diferente da versão portuense.

De Trás-os-Montes, o chef André Teixeira trouxe a receita da família e o nome da aldeia para o restaurante Cotorinho, na zona antiga da vila de Belas, bem às portas de Lisboa. Apesar de longe da terra, aqui respira-se a tradição transmontana, num cenário rústico, familiar e acolhedor, que mistura diferentes materiais, como a pedra e a madeira.

Os segredos da Francesinha à Vila Real, assim como as suas diferenças em relação à receita do Porto, estão, sobretudo, no molho, que é mais doce - especialmente pensado para proporcionar uma experiência gastronómica singular -, nos enchidos utilizados e na quantidade de carne.

Não utilizamos salsicha fresca para não interferir no sabor do molho e a carne tem uma dimensão mais generosa do que o habitual. Somos transmontanos e a boa carne não poderia faltar., explica André Teixeira, que é, além de chef, também proprietário do Cotorinho, juntamente com a mulher, Olesya Varvaryn.

Esta é uma experiência que pode ser vivida também por quem não consome carne. “Elaborámos uma proteína vegetariana, que acompanha com queijo e tomate fresco, de maneira a que este público possa também desfrutar do nosso molho, do nosso espaço e, acima de tudo, da companhia de quem mais ama”, refere o chef.

Para dar a conhecer a sua receita única e celebrar o regresso em pleno, depois do confinamento, o Cotorinho está a oferecer, todas as terças e quartas do mês de maio, ao almoço, um desconto de 40% na Francesinha à Vila Real. Uma oportunidade para viver uma nova experiência gastronómica e, quem sabe, aproveitar o passeio nas imediações da pacata vila de Belas, onde se destacam o enorme espaço verde da Quinta da Assunção e o Palácio de Queluz com os seus jardins.

Carne à boa tradição transmontana

Porque as carnes fazem parte da boa tradição transmontana, o Cotorinho tem ainda uma vasta seleção de bifes da vazia, altos e tenros, e hambúrgueres artesanais, produzidos no próprio restaurante, a partir de diferentes partes da vaca.

Nos bifes, destaque para o Bife à Cotorinho, com o seu molho exclusivo, o Bife à Mostarda, com molho de mostarda, o Bife Chimichurri, com uma marinada de azeite, alho e ervas, ou o Bife de Cogumelos Marron, com molho de cogumelos marron frescos.

nos hambúrgueres, destaque para o Marão, com queijo cheddar e molho barbecue, o Campeão, duplo com umas desafiantes 400 gramas de carne, o Vila, em bolo do caco com manteiga de alho, ou o Real, no pão com queijo cheddar, bacon, molho cocktail e cebola frita.

Bolo de Mel e Spartak da Ucrânia

Nas sobremesas, existem outras receitas da família de Olesya Varvaryn, natural da Ucrânia. Desde já o Bolo de Mel, uma massa à base de mel com chocolate branco e creme de cheese cream, decorada com frutos vermelhos, ou o Spartak, um bolo de camadas de chocolate, unidas por natas cremosas e um ganache de chocolate. Há ainda cheesecakes de frutos vermelhos, maracujá e de caramelo com cookies.

Para acompanhar ou finalizar a refeição, o Cotorinho propõe exclusivamente vinhos da Adega de Vila Real, o moscatel de Alijó e uma aguardente caseira, que é oferta da casa.

Restaurante Cotorinho

Rua Falcão Rodrigues, nº 18

2605-027 Belas

Preço médio dos pratos: 10€

Oferta especial desconfinamento: 40% de desconto na Francesinha à Vila Real, todas as terças e quartas, ao almoço, durante o mês de Maio.

Reservas: 915 592 412

www.cotorinho.pt

 

Exibições: 1919

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço