VIAGENS (lá fora): Relato de viagem - Moscovo em cinco dias

Na longínqua capital russa descobri que apesar da timidez inicial o povo russo tende a ser afável e com carácter hospitaleiro, apesar das óbvias dificuldades linguísticas com a chamada língua universal, o inglês. Não estranhando, confesso igualmente a minha clara dificuldade com o russo e com o afamado alfabeto cirílico.

Deixo apenas uma nota adicional: boa vodka mas igualmente bom kvass!

Postas estas considerações irei apresentar as minhas sugestões para cinco dias em Moscovo baseadas na experiência pessoal.

Dia 1

A chegada a Moscovo, pelo menos em voos Iberia ou TAP, será pela madrugada o que nos fará acusar algum cansaço pelo que a sugestão do primeiro dia tende a ser relativamente tranquila.

Para uma boa ambientação a Moscovo, alfabeto, língua e orientação sugiro a realização do Free Walking Tour. Este tour é gratuito, e percorre os principais pontos da cidade, introduzindo-a e transmitindo um pouco da sua turbulenta história.

As Free Walking Tour são um conceito muito em voga na Europa, e residem na participação de uma caminhada pela cidade com um guia local onde são apresentados os principais aspectos da cidade.  Estes tours são gratuitos, baseando-se em gorjetas a atribuir ao guia no final pelo nosso grau de satisfação. Fortemente recomendável como introdução à cidade, percorrendo o Bairro Inglês, Catedral de São Basílio, Praça Vermelha, GUM, Jardins de Alexander e terminando junto à entrada do Kremlin. 

A tour tem a duração de 2,5 horas sendo que no final recomendo um almoço no GUM, centro comercial junto à Praça Vermelha que resulta num local de charme e agradável para um passeio, estando situado no local de um antigo mercado de Moscovo. Recomendo a cantina situada no andar cimeiro, numa das pontas. De sobremesa não esquecer de provar os afamados gelados russos disponíveis nos andares inferiores.

Após a pausa retemperante para almoço sugiro um passeio calmo pela Praça Vermelha e arredores antes de ir descansar.

Dia 2

Após alinhar alguns horários sugiro regressar à Praça Vermelha contemplando uma vez mais e com a atenção devida e merecida a Catedral de São Basílio. Claramente deslumbrante por fora, o interior, embora menos espectacular, merece seguramente uma visita de forma a contemplar este magnífico templo na sua plenitude. Como curiosidade ressalve-se que esta catedral esteve prestes a ser implodida por Napoleão quando o rastilho foi apagado pela chuva, tendo estado igualmente sob ameaça dos comunistas. A história conta igualmente que os olhos do arquitecto foram arrancados de forma a este não construir edifício semelhante em qualquer outro lugar. As lendas também fazem parte da história!

Após a visita à Catedral de São Basílio e atravessando a Praça Vermelha há que rumar para a igualmente bela Catedral de Cristo o Salvador. Esta Catedral embora original é de construção bastante recente, sendo uma réplica da verdadeira Catedral, esta sim implodida pelos comunistas numa tentativa de eliminar a atração do povo pela religião.

Hoje merece uma cuidada visita, sendo de realçar o belíssimo interior bem ao estilo das igrejas ortodoxas. Uma nota importante para o visitante reside no facto de nas Igrejas Ortodoxas ser proibido entrar de calções ou vestes mais descontraídas. Em frente da Catedral situa-se uma relíquia dos tempos soviéticos, sendo uma área de serviço perfeitamente preservada, embora inactiva e que nos remete para outros tempos. Sem dúvida um ponto curioso que merece uma visita.

Atravessando o rio Moskva poderemos entrar na antiga área ocupada pela famosa fábrica de chocolates soviética, a Red Oktober, hoje transformada num local de lazer com vários bares, galerias e restaurantes, embora com maior actividade nocturna que diurna. Nesta mesma ilha, e a merecer igualmente atenção, está a estátua a Pedro o Grande de dimensões sobrenaturais e dominando o rio Moskva.

Voltando a seguir na direcção da Catedral de Cristo o Salvador vamos encontrar a velha rua Arbat, característica na sua actividade comercial e seguir em direcção a Kievskaya, para finalizar o dia com um cruzeiro pelo rio, com uma vista deslumbrante sobre o Kremlin. A não perder igualmente no final do cruzeiro a visita ao mosteiro Novopassiky, igualmente um exemplar belo da arquitectura ortodoxa russa.

Dia 3

O terceiro dia é dedicado ao Património Mundial da Unesco presente em Moscovo e inicia-se com uma visita ao Mosteiro de Novodevichy. Exemplar belo da igreja ortodoxa russa, e com enquadramento idílico com o rio Moskva aparece-nos como um refúgio ao bulício desta mega-capital sendo portadora de uma vasta história presente nos seus edifícios e muralhas. Recomenda-se visitar acompanhado de um bom guia dado grande parte da informação estar apenas em russo.

Em seguida há a possibilidade de visitar o cemitério de Novodevichy, onde grandes figuras russas repousam.

Encaminhamo-nos em seguida para outra das pérolas moscovitas, o parque Kolomonskoye, onde se situa a catedral da Ascenção igualmente Património Mundial. O parque por si só merece uma visita cuidada, dada a sua grande extensão, sendo local com belos recantos e extremamente aprazível para um belo passeio. a praça onde se situa a catedral com todos os seus edifícios é extraordinariamente bela.

Descendo e caminhando junto ao rio poderemos visitar na outra entrada do parque o palácio do czar Alexis Mikhailovich. Este palácio é totalmente executado em madeira sendo uma réplica de outro existente neste local. Verdadeiramente extraordinário.

 

Dia 4

Iniciamos o quarto dia com a visita ao mítico e único Kremlin com a sua praça das catedrais, símbolo maior de Moscovo, que deixa o visitante sem palavras. Qualquer uma das catedrais é exemplo maior da arquitectura russa devendo ser cuidadosamente apreciado. Neste caso em particular, e para quem quer verdadeiramente apreciar todos os detalhes desta obra de arte, sugiro a contratação de um guia local ou um bom guia escrito a acompanhar.

Da parte da tarde sugiro visita a alguns dos museus da capital russa como o Museu Gulag, onde ficamos a conhecer a história destes campos de concentração com trabalhos forçados para os dissidentes políticos russos, ou o museu do Cosmonauta onde para os aficionados da história espacial se ficará a conhecer e ver  vários objectos únicos. Este último museu fica numa zona bastante bela onde o monumento ao cosmonauta e vários pavilhões criados para a exposição do mundo russo coabitam, proporcionando uma visão do mundo soviético e do seu poderio.

 

Dia 5

 

Como não poderia deixar de ser, este é o dia reservado aos souvenirs, sendo o melhor local em Moscovo para tal, e de grande beleza, o mercado de Izmailovsky com o seu kremlin. Inicialmente pensamos estar na Disneylândia ou num parque de diversões, apenas percebendo em seguida que estamos num kremlin (fortaleza). Neste local actualmente encontram-se inúmeras lojas de souvenirs, restaurantes e é local de eleição para casamentos, com as grandes limusines esperando! Encontra-se igualmente um mercado de rua onde se conseguem encontrar alguns artigos extremamente interessantes.

Depois dos souvenirs há que gastar 30 rublos (cerca de 0,70€) e visitar as principais estações de metro russas. Verdadeiramente grandiosas, únicas  e extremamente cuidadas. A não perder!

Moscovo é uma cidade de monumentos e locais para visitar, conseguindo surpreender pela positiva o visitante menos preparado.

Não pretendendo ser um guia extensivo, serve esta descrição como relato pessoal da minha experiência moscovita.

 

Exibições: 5167

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Nuno Miguel de Oliveira Costa em 11 Julho 2013 às 14:20

Obrigado! É realmente uma cidade a descobrir. Não se revela á primeira vista!

Comentário de Ana Tomasi em 11 Julho 2013 às 12:44

Bom roteiro. Vou "guardar". Moscovo está na minha lista.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço