Criado em 1971 e baptizado com o nome Bar/Discoteca Jamaica, destinava-se a atrair todos aqueles que chegavam ao Porto de Lisboa depois de longos meses em alto mar. O nome Jamaica foi deliberadamente usado para conseguir chamar ao novo bar/discoteca o homens que, vindos em barcos mercantes, chegavam à capital portuguesa oriundos das Caraíbas a bordo de navios de transporte de café.

O Jamaica foi a primeira casa de entretenimento nocturno na Rua Nova do Carvalho, no Cais do Sodré. A primeira casa naquela movimentada rua que não se dedicava ao alterne. Ainda hoje, na Rua Nova do Carvalho no Cais do Sodré, o Jamaica continua a ser uma das poucas casas que não se dedica a esse ramo de actividade.

Com as portas abertas há já 40 anos, poucos são actualmente os lisboetas que não conhecem ou frequentaram a dado ponto das suas vidas, o Jamaica. Na verdade e pelo facto de há muito ser considerado um espaço de culto, poucos serão aqueles para quem o Jamaica não faz parte da sua própria história. Este bar/discoteca faz inegavelmente parte da memória colectiva, da memória comum de milhares de pessoas.

Para aqueles que hoje lêem estas linhas tudo até pode parecer um pouco ridículo mas a verdade é que, no Portugal dos anos 70, os espaços de diversão nocturna que existiam não eram assim tão tantos mas poucos eram aqueles onde se podia apenas beber qualquer coisa, ouvir boa música e dançar. Sem grandes dramas à volta ou outro tipo de negócios. Era no Jamaica onde se podia fazer tudo e só isto. Era ainda no Jamaica onde se podia entrar em contacto com muita da música feita lá fora. Um dos traços de marca do bar/discoteca. Local para ouvir muita e boa música importada.

 

Hoje o Jamaica está de parabéns. Faz 40 anos. Quase meio século a entreter gerações de alfacinhas. Um espaço que, desde o seu momento de abertura até aos dias de hoje, é e continua a ser um espaço de culto.

 

Para comemorar a data, está marcada para hoje o início de uma festa que promete durar meses. Pelo Jamaica, hoje e nos próximos tempos vão passar muitos dos DJ’s que desde a sua fundação puseram música naquele espaço lisboeta. Gente que contribuiu para moldar a identidade pela qual o Jamaica é conhecido.

 

Consideremo-nos todos “notificados a comparecer”.

Arrancam hoje as comemorações do quadragésimo aniversário do Jamaica. Uma festa que vai estender-se pelos próximos meses.

O convite está feito. Um convite para todos aqueles para quem o Jamaica foi um dos seus destinos no passado. E para aqueles que embora não conheçam o espaço já certamente ouviram falar do seu nome.

Esteja você num ou no outro grupo acredite que vai valer a pena, numa destas noites, dar um salto até ao número 6 da Rua Nova do Carvalho.

Fica o convite para uma noite de “rebeldia adolescente” no Jamaica.

Divirta-se.

 

Exibições: 642

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço