Criado em 1971 e baptizado com o nome Bar/Discoteca Jamaica, destinava-se a atrair todos aqueles que chegavam ao Porto de Lisboa depois de longos meses em alto mar. O nome Jamaica foi deliberadamente usado para conseguir chamar ao novo bar/discoteca o homens que, vindos em barcos mercantes, chegavam à capital portuguesa oriundos das Caraíbas a bordo de navios de transporte de café.

O Jamaica foi a primeira casa de entretenimento nocturno na Rua Nova do Carvalho, no Cais do Sodré. A primeira casa naquela movimentada rua que não se dedicava ao alterne. Ainda hoje, na Rua Nova do Carvalho no Cais do Sodré, o Jamaica continua a ser uma das poucas casas que não se dedica a esse ramo de actividade.

Com as portas abertas há já 40 anos, poucos são actualmente os lisboetas que não conhecem ou frequentaram a dado ponto das suas vidas, o Jamaica. Na verdade e pelo facto de há muito ser considerado um espaço de culto, poucos serão aqueles para quem o Jamaica não faz parte da sua própria história. Este bar/discoteca faz inegavelmente parte da memória colectiva, da memória comum de milhares de pessoas.

Para aqueles que hoje lêem estas linhas tudo até pode parecer um pouco ridículo mas a verdade é que, no Portugal dos anos 70, os espaços de diversão nocturna que existiam não eram assim tão tantos mas poucos eram aqueles onde se podia apenas beber qualquer coisa, ouvir boa música e dançar. Sem grandes dramas à volta ou outro tipo de negócios. Era no Jamaica onde se podia fazer tudo e só isto. Era ainda no Jamaica onde se podia entrar em contacto com muita da música feita lá fora. Um dos traços de marca do bar/discoteca. Local para ouvir muita e boa música importada.

 

Hoje o Jamaica está de parabéns. Faz 40 anos. Quase meio século a entreter gerações de alfacinhas. Um espaço que, desde o seu momento de abertura até aos dias de hoje, é e continua a ser um espaço de culto.

 

Para comemorar a data, está marcada para hoje o início de uma festa que promete durar meses. Pelo Jamaica, hoje e nos próximos tempos vão passar muitos dos DJ’s que desde a sua fundação puseram música naquele espaço lisboeta. Gente que contribuiu para moldar a identidade pela qual o Jamaica é conhecido.

 

Consideremo-nos todos “notificados a comparecer”.

Arrancam hoje as comemorações do quadragésimo aniversário do Jamaica. Uma festa que vai estender-se pelos próximos meses.

O convite está feito. Um convite para todos aqueles para quem o Jamaica foi um dos seus destinos no passado. E para aqueles que embora não conheçam o espaço já certamente ouviram falar do seu nome.

Esteja você num ou no outro grupo acredite que vai valer a pena, numa destas noites, dar um salto até ao número 6 da Rua Nova do Carvalho.

Fica o convite para uma noite de “rebeldia adolescente” no Jamaica.

Divirta-se.

 

Exibições: 1045

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço