Já falei, num artigo aqui no Myguide do livro "50 ideias de Economia que precisa mesmo de saber". Apercebi-me depois de que as "50 ideias" deram o mote para uma colecção, que trata de diversos assuntos. Ora, sendo eu uma curiosa, resolvi explorar o assunto e, como gosto de partilhar, escrevo-vos hoje, desta vez com base na Filosofia. Calma! Não retrocedam já e leiam até ao final. Eu também não sou uma entendida, também tive os meus pesadelos nas vésperas dos testes desta disciplina que, de certa, forma, nos assombra durante o secundário. Mas garanto-vos que vale a pena.
O "50 ideias de Filosofia que precisa mesmo de saber" é um livro muito interessante, que mesmo para quem não percebe nada, capta a nossa atenção, nem que seja pelos exemplos, que tornam tudo mais simples. O autor deste livro, Ben Dupré, começa com um título sugestivo "O cérebro numa vasilha".
Pede-nos para imaginarmos que um ser humano é sujeito a uma operação feita por um "cientista malvado" que retira o cérebro da nossa cabeça e o coloca numa vasilha, com os nutrientes suficientes para o manter vivo. Os terminais nervosos ficam, então, ligados a um computador que causa a ilusão de que tudo continua normal, reagindo como se ainda estivesse ligado ao corpo humano.
É um cenário um pouco negro, mas a verdade é que não é nada de novo. Além de discussões filosóficas sobre o assunto (esta história foi lançada pelo filósofo americano Hilary Putnam no seu livro de 1981 "Razão, Verdade e História" e aqui o autor fala também do "método da dúvida" de Descartes), vimos isto várias vezes em livros, bandas desenhadas, filmes, etc.
Um exemplo claro disso, que aparece também no livro (e que confesso que, como fã de cinema, foi o que mais me chamou a atenção) é o filme “Matrix”, de 1999. Neo vive a sua vida como qualquer outro ser humano, pacificamente, até que é confrontado com o facto de ser o "One" (anagrama do seu nome) e se apercebe que toda a sua vida é uma simulação virtual, estimulado por um computador. Tal como no exemplo do "cérebro numa vasilha".
Como podem ver, este livro faz-nos chegar a filosofia através de exemplos muito práticos e comuns no nosso quotidiano. Não desvendo tudo, deixo apenas este exemplo, agora descubram e explorem vocês mesmos.  Ah! E podem fazer como eu e concorrer ao passatempo do MyGuide para ganhar esta colecção. Eu talvez volte a partilhar convosco mais sobre este ou outros livros da colecção. Tem sido mesmo uma descoberta! 


Exibições: 703

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço