PASSEIOS (cá dentro): Parque dos Poetas foi alargado e já chega ao Século XIII

O que têm em comum a inspiração de Camões, as trovas de D. Dinis e o Teatro de Gil Vicente? Todos eles passam agora a ter a sua homenagem no Parque dos Poetas, em Oeiras, que inaugurou um novo espaço de sete hectares em homenagem aos poetas portugueses do século XIII ao século XVII.

 

Inaugurou em Oeiras a primeira fase de ampliação do Parque dos Poetas. O espaço criado em homenagem à poesia e poetas portugueses conta agora com mais 7 hectares, que se juntam aos 12 já conhecidos. A parte agora completa corresponde à Zona B da segunda fase do parque, que no futuro virá a ter um total de 27 hectares de espaços verdes à disposição de todos os que visitam Oeiras.

A nova parte do Parque dos Poetas é uma homenagem aos homens das letras entre a época medieval dos trovadores até aos épicos renascentistas do tempo dos Descobrimentos. Ao todo são treze os poetas que passam a ter os seus próprios espaços nesta nova construção situada na extremidade sul do parque e onde cada um terá a escultura que lhe faz homenagem. Na lista dos novos “inquilinos” do Parque dos Poetas entram alguns dos maiores nomes da poesia em Portugal, desde o Rei-Poeta D. Dinis e passando por figuras como Garcia de Resende, Bernardim Ribeiro e Gil Vicente.

Mas o principal espaço desta Zona B estará dedicado a Luís Vaz de Camões, o maior poeta português de todos os tempos. No seu espaço estará um lago para as pessoas contemplarem a Ilha dos Amores, um dos cenários de “Os Lusíadas” que é aqui retratado. O espaço tem a própria gruta da ilha referida por Camões e também terá espelhada na água a inspiração das 14 Tágides, as ninfas do Rio Tejo.

Nos sete hectares agora inaugurados fica também uma fonte luminosa, onde as pessoas podem ver um espectáculo que mistura luz, som e água numa agradável sinfonia audiovisual. A entrada para o espaço é feita através da Alameda dos Poetas, ponto de partida para a edificação do Parque dos Poetas e que ganha assim uma localização ainda mais central.

O novo espaço foi projectado pelos arquitectos paisagistas Francisco Caldeira Cabral e Elsa Severino, que dotaram esta Zona B com as treze esculturas criadas por igual número de artistas. A nova zona é atravessada por diversos riachos e aumentou ainda mais os espaços relvados e ajardinados do Parque dos Poetas, circundando essa nova mancha verde com as icónicas Tipuanas que dão a sua sombra aos muitos visitantes do parque.

Mais informaçãosobre o Parque dos Poetas em BestGuide.pt

Exibições: 2060

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Pedro Castanheira em 12 Março 2013 às 12:12

É um parque agradável e um espaço de lazer inserido numa zona habitacional de grande densidade.

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço