O que têm em comum a inspiração de Camões, as trovas de D. Dinis e o Teatro de Gil Vicente? Todos eles passam agora a ter a sua homenagem no Parque dos Poetas, em Oeiras, que inaugurou um novo espaço de sete hectares em homenagem aos poetas portugueses do século XIII ao século XVII.
Inaugurou em Oeiras a primeira fase de ampliação do Parque dos Poetas. O espaço criado em homenagem à poesia e poetas portugueses conta agora com mais 7 hectares, que se juntam aos 12 já conhecidos. A parte agora completa corresponde à Zona B da segunda fase do parque, que no futuro virá a ter um total de 27 hectares de espaços verdes à disposição de todos os que visitam Oeiras.
A nova parte do Parque dos Poetas é uma homenagem aos homens das letras entre a época medieval dos trovadores até aos épicos renascentistas do tempo dos Descobrimentos. Ao todo são treze os poetas que passam a ter os seus próprios espaços nesta nova construção situada na extremidade sul do parque e onde cada um terá a escultura que lhe faz homenagem. Na lista dos novos “inquilinos” do Parque dos Poetas entram alguns dos maiores nomes da poesia em Portugal, desde o Rei-Poeta D. Dinis e passando por figuras como Garcia de Resende, Bernardim Ribeiro e Gil Vicente.
Mas o principal espaço desta Zona B estará dedicado a Luís Vaz de Camões, o maior poeta português de todos os tempos. No seu espaço estará um lago para as pessoas contemplarem a Ilha dos Amores, um dos cenários de “Os Lusíadas” que é aqui retratado. O espaço tem a própria gruta da ilha referida por Camões e também terá espelhada na água a inspiração das 14 Tágides, as ninfas do Rio Tejo.
Nos sete hectares agora inaugurados fica também uma fonte luminosa, onde as pessoas podem ver um espectáculo que mistura luz, som e água numa agradável sinfonia audiovisual. A entrada para o espaço é feita através da Alameda dos Poetas, ponto de partida para a edificação do Parque dos Poetas e que ganha assim uma localização ainda mais central.
O novo espaço foi projectado pelos arquitectos paisagistas Francisco Caldeira Cabral e Elsa Severino, que dotaram esta Zona B com as treze esculturas criadas por igual número de artistas. A nova zona é atravessada por diversos riachos e aumentou ainda mais os espaços relvados e ajardinados do Parque dos Poetas, circundando essa nova mancha verde com as icónicas Tipuanas que dão a sua sombra aos muitos visitantes do parque.
Mais informaçãosobre o Parque dos Poetas em BestGuide.pt
Exibições: 1881
Tags [escolha entre as seguintes: "passeios (cá dentro)", gastronomia, "onde dormir", cultura, bem-estar, actividades, noite, crianças, "comércio e tendências", "viagens (lá fora)", outros] - separe as tags por vírgulas e coloque tags com várias palavras entre aspas, sempre em minúsculas. Por exemplo, "passeios (cá dentro)".
Adicione um comentário
É um parque agradável e um espaço de lazer inserido numa zona habitacional de grande densidade.
O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.
Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.
Sabe tudo sobre o Myguide aqui
13 Julho 2020 a 31 Dezembro 2020 – Online
0 Comentários 0 Gostaram disto8 Agosto 2020 a 10 Outubro 2020 – Museu Municipal de Espinho
0 Comentários 0 Gostaram disto25 Setembro 2020 a 6 Dezembro 2020 – Auditório de Musica de Espinho
0 Comentários 0 Gostaram disto7 Outubro 2020 às 19:00 a 30 Junho 2021 às 21:00 – Cine-Reactor 24i e Online
0 Comentários 0 Gostaram distoCriado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.
Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.
Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.
© 2020 Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações
Ativado por
Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!
Entrar em MyGuide