PASSEIOS (cá dentro): Pensa que conhece bem o Bairro Alto? Olhe que não! Afinal, o Bairro Alto é..

É mais do que se pensa! O conhecidíssimo Bairro Alto conta histórias no seu interior que foram ofuscadas pelos estrangeiros ou invasores. O projecto “Bairro Alto é” não mostra a vertente alternativa e contemporânea do bairro, mas sim o que fez do Bairro Alto aquilo que é hoje.

Centrado em www.bairroaltoe.com, este website divulga as histórias do capital humano, onde os autores são as próprias pessoas, o comércio local e as colectividades que deram vida ao Bairro Alto muito antes da nova invasão e da actividade nocturna que transformaram o bairro na actual índole. Alguns dos destaques do website que caracterizam o verdadeiro espírito do Bairro Alto são a Padaria de São Roque, alojada no nº57 na R. D. Pedro V numa antiga capela convertida em padaria, a Mercearia da Glória alojada à 40 anos no nº10 da R. do Diário de Noticias, e o Restaurante Típico Fados e Folclore, no nº 221 da R. da Rosa, um dos pontos de referência do Bairro Alto distinguido pelos seus cantares!

 

Para além da divulgação online, o projecto “Bairro Alto é” promove no último Sábado de cada mês uma visita guiada pelas ruas do bairro sob uma temática que varia mensalmente, a fim de divulgar cada pedaço de história residente num dos bairros mais emblemáticos de Lisboa. Neste mês, o “Bairro Alto é” promove o tema “Este mês vamos jantar” e para tal, sugere uma ida às compras pelo Bairro Alto, que passa pela compra de pão quente na padaria, carne no talho, e os restantes ingredientes na mercearia, principalmente produtos 100% nacionais. E como é claro, o belo fado tradicional não foi colocado de parte, e será ingrediente de destaque neste jantar bairrista!

 


O projecto “Bairro Alto é” está inserido no programa EVA – Exclusão de Valor Acrescentado, que visa explorar a dimensão social da prática artística como instrumento de mediação e reflexão, pela implementação de residências que têm como matéria de trabalho zonas em risco de exclusão social e pobreza (integrado no programa do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social), e do +Skillz, um espaço jovem aberto a todos, onde se pode participar em várias actividades de forma a desenvolver capacidades artísticas, escolares, profissionais e sociais.

 

Contactos:
Rua do Teixeira, 13
21 193 79 76

 

Marcações:
skillz.pe@gmail.com

Exibições: 854

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Filipe Amorim em 11 Maio 2011 às 18:48
Obrigado! ;-)
Comentário de Nuno Miguel de Oliveira Costa em 11 Maio 2011 às 17:36
Bom artigo!

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço