TENDÊNCIAS: Second Life – O turismo virtual e a criação de novos amigos no conforto do seu sofá

E se pudesse conhecer novos destinos turísticos no conforto do seu sofá? E se para tal não fosse necessário gastar dinheiro e pudesse saltar de um lugar para outro instantaneamente? E para juntar a esta experiência, que tal conhecer novas pessoas das diversas culturas dos lugares que visitou? Estas são algumas das magníficas possibilidades facultadas pela plataforma interactiva Second Life.


O Second Life para além de ser um jogo interactivo decorrido na Internet, é uma plataforma que permite conhecer mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo (incluindo 40 mil portugueses), partilhar experiências e formar novas amizades em todo o mundo.

 

No Second Life, cada pessoa pode correr, saltar, voar, e teletransportar-se de um lugar para outro, prevalecendo sempre a utilização intuitiva, a facilidade de exploração dos diversos lugares, e a interactividade entre as diversas pessoas tão reais como você!

 

Cada pessoa é representada por um Avatar, um boneco virtual que pode construir, moldar, e vestir como bem entender, podendo este ser representativo da sua pessoa real, ou criado pelo fruto da sua imaginação. A vida de cada pessoa incorporada no seu avatar é considerada por muitos como uma “extensão” da vida do mundo real, facto que não era possível sem esta plataforma, e facto que explica a atribuição do nome Second Life a este mundo novo de experiências.

 

Para além da potencialidade interactiva fornecida pelo Second Life, cada pessoa pode conhecer diversos lugares neste mundo virtual, muitos deles representativos do mundo real que incluem monumentos, estátuas, objectos e cultura pertencentes a cada lugar.


Existem diversos eventos criados no Second Life tais como lançamento de carros, concertos de música ao vivo (como foi o caso do concerto dos U2), lançamentos de filmes, espectáculos e até campanhas politicas de diversos países, contribuindo para o enorme leque de actividades que os utilizadores podem usufruir nesta “Segunda Vida”. Existem também lugares criados especialmente para este mundo tais como discotecas, bares e shoppings, predominando especial o lato conjunto de festas e eventos que constituiu um dos fortes motivos da forte adesão ao Second Life.

 

Como utilizador, não dispenso visitar os amigos que formei em Zagreb na Croácia ou dar um saltinho às praias do Brasil onde está sol o ano inteiro, sem falar da comunidade portuguesa existente no Second Life.

 


Certas universidades apostam na plataforma Second Life para o leccionamento de aulas e workshops, facto que gera bastante adesão por parte dos alunos. É o caso da universidade de Aveiro numa aposta efectuada por um conjunto de alunos que permite a presença virtual em aulas e sessões de convívio entre os alunos.

 

Quando iniciei a minha aventura pelo Second Life, tinha o intuito de criar uma empresa virtual de negócio a actuar no mundo virtual. Este facto é actualmente praticado em diversas empresas em todo o mundo, destacando-se a Air France, Dell, IBM, Nokia, Philips, AMD, entre outras.  

As empresas com actividade no Second Life lucram dinheiro no mundo virtual (Linden Dollar), o qual é possível transferir para o mundo real, tornando-se a actividade empresarial no Second Life semelhante à do mundo real. E se existem empresas, existem claramente funcionários contratados por empresas para a realização de actividades nesta plataforma. É o caso da agência global de noticias Reuteurs que contratou 1 jornalista residente no Second Life cuja função é dar noticias do e para o mundo virtual.

 


É uma experiência que aconselho a todos os surfistas de sofá a desfrutar, uma experiência tão interessante que se pode tornar viciante e infindável, visto que o Second Life é um mundo em constante crescimento, adesão e inovação que explora a criatividade e a excentricidade de todos os seus convidados.


Exibições: 392

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço