Sempre tive um profundo gosto em viajar, conhecer outros povos e outras culturas. Muitas vezes sonhei viver no bulício de uma grande capital ou no descanso de destinos paradisíacos, mas, finda a aventura da viagem, sinto sempre um enorme prazer em regressar.

Apesar do regresso ser sempre o mais difícil (trocar a liberdade de movimentos e as novas experiências pelos gestos e lugares de todos os dias...), sabe sempre bem reencontrar Lisboa, com as suas casas e ruas, e a marginal a correr ao lado do mar. Afinal, a distância devolve a saudade e a verdadeira medida da beleza que a rotina diária submerge.


Nos últimos anos, aprendi a olhar para este país de outra forma. À medida que viajava fui-me apercebendo que Portugal é um dos lugares mais fantásticos do mundo. E, aos poucos, fui percebendo o real valor da nossa enorme riqueza cultural e turística. Pode soar a frase feita, de cartão postal, mas a verdade é que compreendi que às vezes é preciso ir longe para ver perto.

Em finais do séc. XX e na madrugada do século XXI, Portugal tem vindo a distinguir-se em várias áreas, na música, na literatura, na pintura, no desporto. Hoje são muitos os portugueses conhecidos e respeitados no mundo inteiro, que dão corpo a uma nova expansão – uma verdadeira expansão cultural e espiritual.

Se os Descobrimentos representaram uma forma de expansão territorial, chegou a hora de iniciar um novo ciclo, de protagonizar uma nova expansão, desta vez uma expansão pela mente – a vontade de mostrar a nossa cultura e projectar a nossa arte –, uma revolução cultural e individual.

É tempo de olhar em frente, de abrir Portugal ao mundo, de assumir, com orgulho, a identidade portuguesa e as suas inúmeras potencialidades, a sua unidade e as suas diferenças.

E é tempo de voltar a ver no mar o elemento vital que nele simboliza a força capaz de nos projectar para longe, as ondas que levam e trazem novos mundos ao nosso mundo, que completam o movimento outrora por nós iniciado. Depois de descobrirmos o mundo, venha agora o mundo descobrir-nos.


Agostinho da Silva fala das características dos portugueses

Exibições: 77

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço