Sempre tive um profundo gosto em viajar, conhecer outros povos e outras culturas. Muitas vezes sonhei viver no bulício de uma grande capital ou no descanso de destinos paradisíacos, mas, finda a aventura da viagem, sinto sempre um enorme prazer em regressar.

Apesar do regresso ser sempre o mais difícil (trocar a liberdade de movimentos e as novas experiências pelos gestos e lugares de todos os dias...), sabe sempre bem reencontrar Lisboa, com as suas casas e ruas, e a marginal a correr ao lado do mar. Afinal, a distância devolve a saudade e a verdadeira medida da beleza que a rotina diária submerge.


Nos últimos anos, aprendi a olhar para este país de outra forma. À medida que viajava fui-me apercebendo que Portugal é um dos lugares mais fantásticos do mundo. E, aos poucos, fui percebendo o real valor da nossa enorme riqueza cultural e turística. Pode soar a frase feita, de cartão postal, mas a verdade é que compreendi que às vezes é preciso ir longe para ver perto.

Em finais do séc. XX e na madrugada do século XXI, Portugal tem vindo a distinguir-se em várias áreas, na música, na literatura, na pintura, no desporto. Hoje são muitos os portugueses conhecidos e respeitados no mundo inteiro, que dão corpo a uma nova expansão – uma verdadeira expansão cultural e espiritual.

Se os Descobrimentos representaram uma forma de expansão territorial, chegou a hora de iniciar um novo ciclo, de protagonizar uma nova expansão, desta vez uma expansão pela mente – a vontade de mostrar a nossa cultura e projectar a nossa arte –, uma revolução cultural e individual.

É tempo de olhar em frente, de abrir Portugal ao mundo, de assumir, com orgulho, a identidade portuguesa e as suas inúmeras potencialidades, a sua unidade e as suas diferenças.

E é tempo de voltar a ver no mar o elemento vital que nele simboliza a força capaz de nos projectar para longe, as ondas que levam e trazem novos mundos ao nosso mundo, que completam o movimento outrora por nós iniciado. Depois de descobrirmos o mundo, venha agora o mundo descobrir-nos.


Agostinho da Silva fala das características dos portugueses

Exibições: 52

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Notícias

Vida e obra de Frida Kahlo em livro com ilustrações de Maria Hesse

Criado por MyGuide 10 Out 2018 at 13:00. Actualizado pela última vez por MyGuide 10. Out, 2018.

Música e Cocktails ao final da tarde no Lisbon Marriott Hotel

Criado por Agenda MyGuide 9 Abr 2018 at 15:02. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Abr, 2018.

O Festival de Storytelling regressa a Lisboa e ao Porto

Criado por Joana Sá Pinto 2 Abr 2018 at 13:15. Actualizado pela última vez por Joana Sá Pinto 2. Abr, 2018.

© 2019   Criado por Administrador Transglobal.   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço