GASTRONOMIA: Tascas ao Sul: Viagens pelo meu país, o Alentejo

Já a aurora havia rompido há um belo par de horas, quando abalei para Mourão para mais uma jornada por terras do meu Alentejo... Desloco-me por por estradas de terra chã claras, na primavera cobertas de coloridas flores, e por campos salpicados por montes, aldeias e povos. A meio da jornada, na altura pelo Redondo, o vento (e o telemóvel) desperta-me os sentidos, perdidos naquela imensidão de planícies ondulantes e no céu amplo, de um azul imaculado profundamente retemperador e libertador. É Joaquim Bação , o homem do leme da Adega Velha, que me aguarde para mais um sessão gastronómica com cante por sobremesa: «Então homem por anda? A hora do repasto não se faz esperar». Respondo-lhe que daqui a pouco lá estarei.

Percorro os últimos quilómetros até à raiana Mourão entre sobreiros e azinheiras que marcam a linha do horizonte. Monsaraz e as margens do Alqueva guiam-me a Mourão. A Adega Velha sita naquelas estreitas ruas de um Alentejo  de casas caiadas de branco e janelas de ombreiras de madeira de azul pintadas. Para os meus olhos de urbano lisboeta, pouco dado à indolência do meus país de origem, àquele brilho eterno de pintado de fresco e, sobretudo, à bucólica  calma que se faz sentir, lenta se torna a chegada ao meu destino.

Por fim, sem que nada o anuncie, lá encontro a Adega Velha. Cruzo as portas entreabertas. No interior, o Alentejo acolhe-me ao som do concerto para piano e orquestra de Grieg. Joaquim Bação aguarda-me de cigarrilha e copo de whisky na mão. «Que caminhos levou para a estas horas chegar?». Responde-lhe que andei a tirar "bonecos" do nosso Alentejo. «Ah! Valeu a pena a espera».

Percorro o comprido corredor, em lajes de xisto disnevalado, com talhas, guitarras e todos os tipos de fait-divers nas paredes que outrora foram brancas. à minha esquerda desfilam as quatro salas abobadadas com imponentes móveis repletos de louça tradicional, fotos e, num deles, uma impressionante coleção de antigos rádios. As paredes dão continuidade à castiça decoração: utensílios agrícolas, cartazes de touradas, telas, um sem número de artefatos que fazem da Adega um museu no qual o passado renasce em ilustradas memórias.

A primeira sala, onde impera Domingos Falé, é um típico tasco alentejano: tentadores petiscos - orelha, ovos mexidos com espargos, enchidos, e outros que tais -, têm acompanhamento de tinto da talha e licores caseiros. É também nesta sala, num fim de mais um dia de jorna  que o cante, genuíno e espontâneo, se faz ouvir. Nas outras salas servem-se os acidentais comensais. Da imaginação e saber da «Presente», Maria dos Reis Pereira, nasce a selectiva degustação servida em tachos de barro: cozido de grão ("granada" como lhe chamamos no Alentejo); cacholeira assada, feijão com enchidos e carne de porco; sopa da panela; lebre guisada; perdiz à Adega Velha, etc. O peixe apenas se faz representar na excelente sopa de cação. As sobremesas são tipicamente alentejanas.

Quanto a mim fiquei-me apenas com a "granada", devido à longa conversa de três horas, aos 4 jarros de vinho para recuperar da jornada e umas quantas linguiças.

Findo o repasto dirigi-me ao balcão da tasca (a primeira sala), onde Domingos me fez provar um licor - ainda hoje desconheço de quê, - que me aconchegou os sentidos e ajudou na digestão. As histórias de Bação, a do 106, a das viúvas, a das "rameiras", decide guardá-las para as publicar em livro.

Despedi-me de Bação, depois de ter recusado os afáveis convites de pernoitar na sua herdade, para seguir para Cuba e aventurar-me a uma sopradela de balão. À saída, já a noite ia alta, e de solêncio coberta, levo comigo o cante do meu País

Exibições: 2585

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

Comentário de Orlando Leite em 24 Junho 2013 às 18:44

Imperdoável a omissão dos contatos.

Adega Vekha Rua Dr. Joaquim José de Vasconcelos Gusmão, 13, Mourão

+351 266 586 444

Preço Médio 15€

Comentário de MyGuide em 24 Junho 2013 às 17:20

Abriu-nos o apetite, Orlando. Não quer partilhar os contactos, para conseguirmos todos lá chegar?

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço