VIAGENS (lá fora): Retiros num outro país - Istambul, Turquia

A presença bizantina nesta cidade turca trouxe consigo igrejas ornamentadas, palácios decorados com mosaicos e frescos e muitas mais maravilhas artísticas e arquitectónicas. Miraculosamente, muitas destas ainda se podem visitar nos dias de hoje. Os seus sucessores, os Otomanos, fizeram obras ambiciosas, como as mesquitas gigantescas e magnificamente adornadas - autênticos marcos da arquitectura que aqui se juntam para formar uma paisagem extraordinária. Recentemente, os bancos e outros negócios locais têm seguido a pegada otomana e criado um número impressionante de galerias, museus e festivais para gáudio tanto dos habitantes como dos turistas.

A localização estratégica de istambul atraiu, ao longo dos tempos, diversos exércitos sedentos de conquistas. Gregos, persas, romanos e venezianos tomaram a cidade à vez, até que os Otomanos entraram em cena e decidiram acabar com a rebaldaria - ainda há resquícios das diversas culturas que aqui habitaram um pouco por toda a cidade. O facto de a cidade estar encaixada entre dois continentes não era a única fonte de cobiça - a Rota das Sedas que ligava a Ásia à Europa passava por aqui, sendo que muitos dos mercadores que por aqui passavam optaram por residir na cidade. Ao fazê-lo, dotaram a cidade de uma diversidade cultural que ainda hoje podemos observar.

"E a comida?", ouço-vos perguntar. É com grande satisfação que afirmo que a culinária da cidade é tão diversa quanto a sua cultura, e deliciosa por cima. Os habitantes locais levam a comida e a bebida a sério - os restaurantes daqui são os melhores do país. Podemos comer criações modernas e vanguardistas, aromáticos pratos asiáticos ou até clássicos italianos se assim o desejarmos - embora a maioria dos visitantes prefira os carismáticos kebabs e as sanduíches de peixe fresco que são apanágio da cidade, sempre empurradas por um gole do refrescante raki.

Embora muitas cidades históricas se resumam à soma dos seus monumentos, Istambul foge a este paradigma. A cidade vibra com atracções e actividades de diversas estirpes, a reboque do entusiasmo dos habitantes a quem a vida mexida e agitada não inibe a generosidade e a amabilidade. Esta comunidade, sempre pronta para incluir os estrangeiros, mescla na perfeição as antigas tradições com a modernidade da vida quotidiana. Junte-se a eles nos seus poisos mais comuns: os jardins de chá, os cafés, as tabernas turcas e os restaurantes de kebab. Será certamente um ponto alto na sua visita.

Exibições: 481

Adicione um comentário

Você tem de ser membro de MyGuide para adicionar comentários!

Entrar em MyGuide

COMUNIDADE MYGUIDE

O Myguide.pt é uma comunidade de Viagens, Lazer e Cultura.

Regista-te e publica artigos, eventos, fotos, videos e muito mais.

Sabe tudo sobre o Myguide aqui

Editores em destaque

EM DESTAQUE

Eventos em Destaque

Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
       

Notícias

Aulas regulares (e para todos) no Museu do Oriente

Criado por MyGuide 5 Jan 2021 at 10:16. Actualizado pela última vez por MyGuide 5. Jan, 2021.

Pintar como os grandes

Criado por Agenda MyGuide 24 Nov 2020 at 18:30. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 24. Nov, 2020.

É um restaurante?

Criado por Agenda MyGuide 9 Nov 2020 at 11:32. Actualizado pela última vez por Agenda MyGuide 9. Nov, 2020.

© 2024   Criado por MyGuide S.A. Livro de reclamações   Ativado por

Crachás  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço